A disputa por uma vaga no senado em 2022 promete ser acirrada entre os eleitores maranhenses, principalmente os esquerdistas. Paulo Romão é pré-candidato a senador do Maranhão pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e seu nome já aparece na pesquisa espontânea para o cargo, por conta de um currículo forte e um trajetória intensa de lutas em defesa dos menos favorecidos.
Conhecedor dos sistemas de políticas públicas com foco na geração de renda, cidadania e proteção dos direitos humanos, Paulo vem de berço quilombola e é professor, sociólogo, advogado e militante petista há 21 anos, lutando também contra o trabalho escravo, prevenção ao tráfico de pessoas e combate à tortura.
Tem atuação significativa em diversas frentes da gestão pública. Foi secretário executivo da Vice-Governadoria do Maranhão, secretário adjunto de Juventude no primeiro mandato do governador Flávio Dino e Coordenador Estadual do SINE/MA.
Em defesa dos direitos e da qualidade de vida das pessoas em vulnerabilidade, orienta gratuitamente trabalhadores a encontrar vagas de emprego, estudo e qualificação, além de orientação jurídica, e outras trâmites burocráticos para garantia de benefícios sociais.
Tem uma ampla caminhada na história do partido, tendo ocupado os cargos de dirigente municipal e estadual, secretário em diversas pastas, entre elas da Juventude, Formação Política e Assuntos Institucionais, sendo atualmente secretário do LGBTQIAP+ do PT/MA.
Paulo Romão tem lado definido e histórico condizente com a bandeira que defende. Promete ser um nome relevante e responsável para aqueles que querem um representante alinhado com suas expectativas ocupando a cadeira de senador da República.