Distante 283 quilômetros da capital São Luís, o município de Belágua, em 2013, através de reportagens divulgadas à nível nacional, feitas com base em números de indicadores sociais da época, ficou conhecido como uma das cidades mais pobres do Brasil.
Este cenário negativo só começou a mudar a partir de 2020, quando o professor e advogado Herlon Costa elegeu-se prefeito obtendo mais de 60% da preferência do eleitorado.
Herlon organizou administrativamente e financeiramente o município, o que proporcionou que investimentos concretos fossem feitos em todos os setores da gestão pública.
Infraestrutura, assistência social, saúde, educação, valorização do funcionalismo, fortalecimento dos setores produtivos são áreas que receberam, e continuam recebendo, atenção especial da Prefeitura.
No início deste mês, por exemplo, Herlon expandiu a oferta de água de qualidade inaugurando mais dois sistemas de abastecimento nos povoados Juçaral e Preazinho.
Também entregou a nova Praça Nossa Senhora da Conceição, um novo espaço de lazer e entretenimento para os moradores.
Escolas da rede municipal situadas nas comunidades Pau Alto, Cascudo e Mendes tiveram suas infraestruturas totalmente revitalizadas e hoje, além de fardamento, os alunos contam com merenda de qualidade.
Obras de pavimentação e calçamento em bloquete estão chegando nas mais diversas regiões do município.
Na saúde, a gestão de Herlon Costa permanece investindo na melhoria das unidades de saúde e expansão dos serviços.
O salário do servidor público, vale destacar também, é pago em dia e categorias profissionais estão sendo valorizadas.
No campo político, Herlon conta com o total apoio do governador Carlos Brandão, que já deixou claro que irá ajudar o prefeito a continuar fazendo com que Belágua continue trilhando o caminho certo do desenvolvimento.
O prefeito também contará, a partir de janeiro, com o apoio incondicional da sua esposa e deputada estadual eleita, Iracema Vale; além de outros agentes do seu campo político, como o deputado federal reeleito Aluisio Mendes.
“Fizemos muito ao longo destes quase dois anos e temos a consciência de que é necessário avançarmos cada vez mais. Não iremos parar e continuaremos trabalhando para construir a Belágua que o povo merece”, disse Herlon.
Fonte: Blog do Glaucio Ericeira