O deputados estadual eleito Ricardo Arruda (MDB), concedeu entrevista ao Programa Ponto Continuando e falou sobre suas prioridades de mandato a partir de 2023. Ricardo Arruda é engenheiro, analista ambiental federal e ex-secretário municipal de Administração do município de Grajaú.
“Nossa proposta principal é representar a região de Grajaú e do centro sul do Maranhão. Percebi a falta que faz um representante da região na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Precisamos fortalecer a participação dos municípios nas tomadas de decisões governamentais”, disse o deputado.
Ricardo Arruda planeja basear ações e projetos para o Maranhão nas demandas dos municípios. “Precisamos pensar nas necessidades de lá, agregar valor para produções locais, como no caso de Grajaú, o segundo maior polo nacional de produção de gesso”, explicou.
Além do incentivo à produção e ao escoamento local, Ricardo definiu como essencial investir no estudo e na capacitação das cidades. “Precisamos trabalhar além de incentivar as cadeias produtivas, incentivar a formação de mão de obra pra que os empregos fiquem na região. Precisamos incentivar a emancipação, a autonomia, esse viés empreendedor que ainda esta muito aquém do que é possível acontecer”, enfatizou.
Sobre as terras indígenas, o deputado informou que será um defensor dos povos na Assembleia, pensando em políticas públicas para os indígenas.
“Conheço a realidade e vejo as omissões na educação, no transporte escolar, na merenda escolar, na saúde, e em todas áreas e políticas públicas que precisam de atenção, para ajudar também a acabar com essa visão preconceituosa sobre os indígenas”, finalizou.