O período de transição do governo de Jair Bolsonaro para o governo do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva iniciará na próxima quinta-feira (03). O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, será o coordenador da equipe de 50 pessoas que nos próximos dois meses, irá dialogar com integrantes da equipe de Bolsonaro no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.
A notícia foi divulgada pela presidente do PT e também integrante da equipe de transição, Gleisi Hoffmann. “Ele é o vice-presidente da República e tem mais do que legitimidade, poder político e institucional para conduzir isso. A decisão do presidente foi nesse sentido”, disse.
De acordo com Gleisi, a nomeação dos demais integrantes da equipe já teria sido autorizada por Bolsonaro. “Conversei ontem com o Ciro Nogueira. Ele me falou que está à disposição, que foi determinação do presidente [Bolsonaro] se instalar o processo de transição. Que eu poderia passar a ele os nomes para eles fazerem as nomeações”, explicou.
O período de transição é regulamentado pela lei 10.609, de 20 de dezembro de 2002 e serve para que a equipe do presidente eleito obtenha informações detalhadas sobre contas públicas, processo de execução orçamentária, políticas públicas, estrutura de instituições federais e órgãos da administração pública.