A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (21), a venda da medicação Paxlovid (nirmatrelvir + ritonavir), utilizada para tratamento contra o COVID-19, para farmácias e hospitais do Brasil.
Segundo a Anvisa, a decisão levou em consideração a venda do medicamento ao mercado privado em outros países com autoridades internacionais de referência, como Estados Unidos e Canadá. Além disso, também foi considerado o cenário epidemiológico atual, com a circulação das novas subvariantes da Ômicron e o aumento de casos da doença no país.
Também foi aprovada a ampliação da validade do medicamento de 12 meses para 18 meses. Em farmácias, a venda da medicação deve ser feita sob prescrição médica, com dispensa e orientação pelo farmacêutico ao paciente sobre o uso correto do medicamento.
O fabricante deve ainda manter e priorizar o abastecimento para o programa do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Paxlovid é indicado para o tratamento da doença em adultos que não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão para covid-19 grave. O medicamento é de uso adulto, com venda sob prescrição médica.