Blog do Rogério Silva - Notícias em tempo real

Deputado Júlio Mendonça fala sobre agricultura familiar e meio ambiente ao Programa Ponto Continuando

O deputado estadual Júlio Mendonça foi o entrevistado do Programa Ponto Continuando desta quinta-feira (23). Na pauta, o parlamentar falou sobre seus compromissos e bandeiras como a agricultura familiar e meio ambiente.

“Estou à frente da comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e tenho trazido temas da agricultura familiar, do meio ambiente, dos trabalhadores rurais, fazendo conexão dessas pessoas com o parlamento”, disse o deputado.

Sobre projetos de lei, Júlio Mendonça falou sobre o que defende o aumento da compra dos produtos da agricultura familiar pelos restaurantes populares.

“Nossa intenção é ampliar o poder de venda dos agricultores familiares. As vezes eles produzem e não sabem como vender, estamos buscando garantir que o estado, que já tem um programa de compras criado, trabalhe às compras indiretas e também as indiretas. Com isso, empresas do ramo de alimentação dos municípios devem comprar 30% dos produtos de agricultura familiar, explicou.

Além disso, o parlamentar explicou que o projeto tem o intuito de estimular o governo para criar estrutura de defesa e inspeção sanitária. “Com isso a gente entrega possibilidade do agricultor para vender para os municípios”, disse Júlio Mendonça.

O deputado falou também sobre a compra e venda da carne vermelha no Maranhão. “As estruturas de abatedouro legalizaras ainda são no estado, os grandes monopolizam e ditam o preço. Precisamos discutir e quebrar essa estrutura, somos um dos maiores produtores de proteína vermelha e temos uma população que menos come carne. Vamos movimentar esforços com órgãos responsáveis para debater essa questão”, pontuou.

Sobre a comissão do meio ambiente que Júlio Mendonça preside na Assembleia Legislativa, ele enfatizou que levará ao plenário matérias importantes sobre a sustentabilidade no Maranhão.

“Estamos pautando várias matérias importantes, como a questão dos recursos hídricos, preservação das bacias, como o rio Itapecuru, traçar ações envolvendo Câmara Municipal, Prefeitura Municipal, Governo do Estado, Ministério Público. Vamos levar ao plenário projetos de lei sobre a adequação à nova lei do saneamento básico, sobre desmatamento do Maranhão, sobre recursos hídricos, para que a gente tenha condições de ter um estado que não tenha esgotado sua possibilidade de crescer de forma sustentável”, finalizou.

Categoria: Notícias