O secretário de Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes, lançou nesta segunda-feira (06), o “Bloco do doador”, que faz parte da campanha “Antes do Carnaval chegar, venha seu sangue doar”, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). O objetivo é mobilizar doadores de sangue durante o mês de fevereiro.
A partir desta quarta-feira (8), a programação de coleta será no Edifício Nagib Haickel, no Calhau. Na quinta-feira (9), o “Bloco do Doador” será no Hospital da Ilha. Na sexta-feira (10), a coleta será na Câmara Municipal de São Luís. Já no sábado (11), a campanha ocorrerá na Igreja Presbiteriana do Vicente Fialho.
O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcello Duailibe, reforçou o convite para doação de sangue neste período que aumenta a demanda do insumo. “Contamos com a presença de novos e antigos doadores para reforçar nossos estoques de sangue e garantir o atendimento pleno das demandas da nossa rede pública. Antes de pular carnaval, deem um pulo no Hemomar e salvem vidas”, destacou.
Critérios para doação de sangue:
– Estar bem de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal e maiores de 60 anos precisam ter realizado a primeira doação antes dos 60);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas;
– Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.