Diversas ações estão sendo realizadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) para amparar as famílias desabrigadas pelas fortes chuvas no Maranhão, como por exemplo, a reunião com representantes do Ministério do Desenvolvimento Social para solicitar recursos, solicitada pelo secretário Paulo Casé Fernandes, que esteve acompanhado de mais de 40 representantes dos municípios.
Na ocasião, foi debatida a possibilidade de disponibilizar o aluguel social por meio de cofinanciamento federal para as famílias das regiões afetadas pelas chuvas.
“Nosso governador vem nos orientado a propor diálogos com as demais esferas do Poder Público, bem como a iniciativa privada, a fim de adquirirmos doações para acolhermos o máximo de famílias possíveis”, afirmou o secretário Paulo Casé.
O Centro de Distribuição, local criado para armazenar doações receberias que serão destinadas para regiões em estado de emergência, foi aberto nesta quinta-feira (24), pelo Governo do Estado. Ainda no primeiro dia de funcionamento, o centro recebeu doações da Receita Federal e de empresas privadas.
Itens como cestas básicas, água mineral, colchonetes, entre outros são recebidos pro centro. De acordo com Paulo Casé, o local irá otimizar o processo de entregas. “Nesse espaço, iremos centralizar nossos esforços e aperfeiçoar a logística de entregas para que as famílias possam ter acesso as doações de forma mais célere”, explicou.
Além disso, o Governo do Estado, por meio da Sedes, ampliou o número de refeições, na modalidade híbrida (quentinhas), nos Restaurantes Populares dos municípios afetados.