Durante pronunciamento na Câmara Federal, o deputado Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) repercutiu os dados divulgados há pouco tempo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que mostram que o Maranhão reduziu em 10,5% o índice de extrema pobreza.
Na avaliação do parlamentar, os números são resultados do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governador Carlos Brandão (PSB) que, de acordo com o deputado, tem gerado oportunidades de renda e investimentos em diversas áreas.
“O Maranhão é destaque nacional. Reduziu a extrema pobreza em quase 11%. São quase 1 milhão de maranhenses que saíram dessa situação. Isso é resultado de uma política pública muito eficiente e eficaz do governador Carlos Brandão, por meio do programa Mais Renda, Minha Renda e a maior rede de restaurantes populares da América Latina. O governador tem dado passos largos na redução da pobreza no Maranhão”, pontuou.
Redução da pobreza – Conforme os dados da FGV, entre 2021 e 2023, o Maranhão registrou uma queda de mais de 10,5 pontos percentuais na taxa de pobreza extrema, reduzindo-a de 22,8% para 12,2%. O resultado positivo é reflexo dos investimentos do Governo do Maranhão em iniciativas como restaurantes populares, banco de alimentos e programas como o Mais Renda e Minha Renda.
Ainda segundo o levantamento, obtido por meio de dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 919,9 mil maranhenses saíram da condição de pobreza, contribuindo para a redução da taxa de 66,2% para 52,7% no período analisado.
Em números absolutos, o Maranhão foi o terceiro estado do Nordeste que mais reduziu a pobreza extrema, ficando atrás da Bahia (1º) e Pernambuco (2º). Em dados percentuais o estado também ocupa a terceira colocação, com Pernambuco mais uma vez aparecendo em segundo lugar no ranking e Alagoas em primeiro.
Ver essa foto no Instagram