Blog do Rogério Silva - Notícias em tempo real

Eduardo Braide entrega Fonte das Pedras

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quarta-feira (28), por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), o Monumento Fonte das Pedras, no Centro Histórico de São Luís, totalmente revitalizado. A obra de conservação foi concluída em 111 dias, antes do prazo estabelecido, que era de 180 dias.

“É uma alegria estar aqui hoje entregando esta obra tão importante e que preserva nossa história e nosso patrimônio. São Luís está completando 410 anos e esse é mais um presente que nossa cidade recebe. Peço a toda população que contribua com a preservação e aproveite esse local belíssimo”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A solenidade contou com a presença de autoridades e alunos das escolas municipais Bandeira Tribuzzi e Justo Jansen, e foi dividida em dois momentos. Na parte interna do prédio, os alunos assistiram a um vídeo que mostrava o antes e o depois das obras, com a explicação histórica e arquitetônica feita pela presidente da Fumph, Kátia Bogéa. Em seguida, todos os alunos e autoridades fizeram um passeio pelo local.

Serviços

O projeto e a obra emergencial de estabilização e consolidação foram executados pela Fumph, com investimento de R$ 352.242,69. No local, foram realizados serviços como escavação no nível do solo para averiguar a situação da manilha (duto) de barro; escoramento das paredes e cúpula da bacia de captação das águas com orientação para o norte; restauração estrutural da cúpula norte: reposição de tijolos deslocados e recomposição de argamassas; restauração estrutural das paredes da bacia norte, reposição de pedras deslocadas e recomposição de argamassas; análise laboratorial da composição da argamassa existente para que a recomposição do reboco novo fosse adequado à estrutura; execução de reboco novo nas bacias e túneis que compõem a galeria subterrânea; pintura nova a base de cal em todo o complexo subterrâneo; desobstrução do percurso das águas e limpeza geral. 

A Fonte das Pedras ficará aberta para a visitação pública todos os dias da semana, das 8 às 17h. As equipes da Guarda Municipal são responsáveis pela garantia da preservação e fiscalização do local.

Importância histórica

A Fonte das Pedras, além de ser um monumento de valor histórico, artístico e arquitetônico, faz parte da história da cidade por ser um importante sítio desde a fundação pelos franceses, perpassando pela invasão holandesa e colonização portuguesa. Também foi um testemunho do início do processo de industrialização da cidade, ao ser anexado à Fábrica Santa Amélia do Cotonifício Cândido Ribeiro.

Em 1615, Jerônimo de Albuquerque, capitão da conquista e descobrimento das terras do Maranhão, acampou as tropas portuguesas sob as árvores ao redor do veio natural de água que jorrava em profusão, e aí iniciou sua estratégia que permitiu derrotar e expulsar os franceses comandados por La Ravardière.

No século XVII, os invasores holandeses utilizaram suas nascentes para a chegada e abastecimento de água potável e, ao compreenderem sua importância para as conquistas, construíram uma fonte, sendo, então, primeiro manancial canalizado na ilha de São Luís.

Categoria: Notícias