O Pix, método de pagamento instantâneo, vai passar por algumas mudanças em 2023. O Banco Central anunciou as novas regras relacionadas aos limites das transações, que passam a valer a partir do dia 02 de janeiro.
O Pix Automático, uma das novidades que devem ser lançadas, permitirá aos usuários programar pagamentos recorrentes como contas de luz, água, telefone e internet, assim como se faz hoje com a conta corrente.
A expectativa do BC é aumentar a competição do Pix com os cartões de crédito e débito no pagamento de serviços como streaming, academias e até transporte e delivery contratados como Uber e iFood.
Outra função que vem sendo trabalhada pelo Banco Central é o Pix Internacional, que poderá permitir transações instantâneas entre usuários no Brasil e pessoas e empresas em outros países.
Apesar de não estar na agenda de trabalho do BC em 2023, operações de crédito pelo Pix, que permitem compras parceladas, foram criadas por alguns bancos e fintechs.
Esse serviço garante o recebimento do valor integral de forma instantânea, mas permite a quem paga parcelar o débito, geralmente com juros. É o chamado Pix Garantido. A tendência é que o modelo seja impulsionado pelos bancos no próximo ano.