Depois de anunciar 21 dos 37 nomes que irão liderar os ministérios de sua gestão a partir de 2023, o presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva se reúne nesta segunda-feira (26) com os senadores Simone Tebet, Davi Alcolumbre, além de representantes do PSD.
Em duas reuniões Lula manifestou interesse em nomear Simone Tebet como ministra do Meio Ambiente. A senadora, por sua vez, condicionou o aceite à decisão de Marina Silva, que deixou claro que deseja coordenar a pasta.
Lula ofereceu ainda os ministérios do Turismo, Cidades e o Planejamento a Simone Tebet, mas ainda não tem nada definido. A nomeação da senadora é um ato importante já que ela ocupou o terceiro lugar na disputa presidencial e foi uma grande aliada de Lula no segundo turno das eleições.
O Ministério dos Transportes foi ofertado ao senador eleito Renan Filho, do MDB. Já o União Brasil almeja o Ministério das Cidades. Em reunião com Alcolumbre e o deputado Elmar Nascimento, Lula ofereceu o Ministério da Integração Nacional e citou as pastas do Turismo, das Comunicações e da Previdência. O partido não quis nenhuma das três opções.