A dose de reforço da vacina contra o COVID-19 já está disponível para adultos a partir de 18 anos. Segundo o secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, a medida já está valendo para todo o país desde a última terça-feira (16).
“Pessoas que tomaram a segunda dose da Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer há mais de cinco meses, já podem procurar os postos de vacinação para tomarem a terceira dose. Quem se vacinou com a dose única da Janssen há mais de dois meses, também já pode vacinar com a segunda dose”, explicou o secretário.
A vacinação é importante para evitar uma nova onda de proliferação do vírus, principalmente a proximidade do período chuvoso e das festas de final de ano.
A orientação é que o reforço seja aplicado, preferencialmente, com a vacina da Pfizer e, na falta desse imunizante, podem ser aplicadas as vacinas da Astrazeneca ou Janssen.
Quem pode tomar a dose de reforço?
Pessoas com mais de 18 anos que já tenham tomado as duas doses da vacina contra Covid-19 há mais de cinco meses.
Quem tomou a dose única da Janssen pode tomar o reforço?
As pessoas que tomaram apenas uma dose da Janssen terão de ser vacinadas com uma segunda dose após, no mínimo, dois meses da primeira. Depois de cinco meses da segunda dose, poderão ser vacinados com uma vacina de reforço diferente.
A dose de reforço deve ser de laboratório diferente?
Sim. Neste reforço da proteção, é preciso que a vacina seja diferente da primeira e segunda doses que você tomou antes, dando preferência à Pfizer. Quem tomou as duas primeiras doses de Pfizer deve tomar AstraZeneca ou Janssen. Mas caso não seja possível, é preferível tomar uma dose de reforço mesmo que não seja diferente das anteriores.
Como ficam as pessoas que tomaram a vacina Sinovac?
Quem tomou as duas doses da Sinovac, deve receber uma dose diferente dando preferência à Pfizer. Caso não seja possível, podem ser tomadas doses das vacinas Janssen ou AstraZeneca.
De acordo com dados do LocalizaSUS, até agora, o Brasil aplicou mais de 297 milhões de vacinas contra a Covid-19. Deste total, mais de 157 milhões receberam a primeira dose, o que representa 88,9% da população-alvo; e 128 milhões completaram o esquema vacinal com as duas doses, o que equivale a 71,5%. Para a Campanha de 2022, o Governo Federal garantiu mais de 350 milhões de doses.
Dados da Covid-19
O Brasil registrou mais 11.977 casos e 373 óbitos por Covid-19, de acordo com o balanço mais recente do Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (17). Desde o início da pandemia, mais de 21.977.661 milhões de brasileiros foram infectados pelo novo coronavírus.