Por meio do mandato do senador Roberto Rocha (PTB), 27 comunidades quilombolas de Alcântara e assentamentos rurais terão acesso a água de qualidade para o consumo. Foi assinado nesta segunda-feira, 27, no auditório do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Maranhão-IFMA, o contrato de implantação de sistemas de dessanilização do Programa Água Doce, do governo federal. Os dessalinizadores vão atender as comunidades que possuem poços artesianos com água salobra.
O programa é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com instituições federais. No Maranhão, a UFMA é a instituição parceira nesse programa, juntamente com o senador Roberto Rocha, que foi quem articulou a instalação desses dessalinizadores em Alcântara, junto ao governo federal. O objetivo é estabelecer uma política pública permanente de acesso a água de boa qualidade para o consumo humano.
Durante a solenidade, Roberto Rocha destacou a importância do sistema de dessanilização para as comunidades quilombolas do município.
“As comunidades quilombolas sofrem muito com a falta d’água. Como Alcântara fica muito próxima do mar, a água dos poços artesianos fica salobra e imprópria para o consumo. Com os dessalinizadores, essas famílias vão dar um salto enorme em sua qualidade de vida”, ressaltou Roberto Rocha.
Benefícios para Alcântara
Ao longo do seu mandato no Senado Federal, Roberto Rocha já destinou inúmeros benefícios para melhorar a vida das famílias quilombolas de Alcântara. Entre os benefícios, ele entregou centenas de cisternas, trator agrícola, grade aradora, grade niveladora, motores de rabeta, kits de irrigação e caixas d’água.
Para Alcântara, já está em andamento a construção de uma ponte de 15 metros no Povoado Japeu e Macaco. A ponte vai ser construída por meio do projeto Travessia, de autoria do parlamentar maranhense, e que está substituindo pontes de madeira por outras de aço e concreto em diversas cidades maranhenses.