A prefeita de Axixá, Sônia Campos, foi a entrevistada do programa Ponto Continuando desta terça-feira (30). Recentemente, a gestora recebeu um prêmio de destaque das mãos do governador Carlos Brandão, como prefeita da educação, pelo bom desemprenho do município na área.
“A educação pra mim é prioridade. No meu primeiro mandato em 2005, tínhamos uma das piores educação do estado, um abandono. Levamos a UEMANet para formação de professores, construímos escolas, temos prédios reformados e ampliados. Se você tem uma boa educação, você sonha e realiza. Eu como professora, tenho muito orgulho de ter recebido este prêmio, somos o primeiro lugar em leitura e matemática, estamos em segundo lugar no ranking do IDEB no Maranhão”, informou a prefeita.
Outras conquistas na área da educação de Axixá também são destaques, como a implantação da escola militar. “É uma boa educação, rígida e de qualidade, temos investido bem nisso. Capacitamos nossos professores, temos coordenadores pedagógicos, eventos para desenvolver o aprendizado dos alunos, temos salários em dias, merenda escolar boa, estrutura boa e bons profissionais”, explicou.
Na área da saúde, a prefeita informou que tem um dos melhores serviços prestados na região do Munim. “Temos um hospital pequeno, mas o pagamento dos profissionais é em dias, não falta médicos, temos dentistas, enfermeiros e temos uma equipe multiprofissional, com psicólogos, assistentes sociais e outros investimentos na saúde. Somos comprometidos com nossos servidores e com o serviço para a população”, disse.
Sobre atrações do município, a prefeita destacou a cultura e a variedade gastronômica de Axixá, conhecida como terra da juçara, além de ser terra do famoso Bumba Meu Boi de Axixá, sotaque de orquestra.
“Temos uma cultura forte, temos um sítio arqueológico, uma boa variedade gastronômica com juçara, peixe, camarão e o nosso boi de Axixá. Tenho em mente outros projetos como a reativação da fábrica de sabonetes. Com certeza com o nosso governo atuante e municipalista nos ajudando, iremos conseguir uma Axixá melhor”, concluiu.