Defensor da cultura popular maranhense e das tradições dos festejos juninos, o deputado estadual Osmar Filho (PDT) realizou, na quarta-feira (28), a segunda edição do “São João na Praça”. Reunindo grandes atrações locais, o arraial atraiu não só pessoas da comunidade do São Francisco/Ilhinha, onde a festa aconteceu, mas de diversos outros bairros da cidade.
Sob o comando de Laska Campos, na edição deste ano o projeto trouxe em sua programação o Cacuriá Brilho do SF, Quadrilha Nova Esperança, Boi Barrica, Boi Pirilampo e Boi de Maracanã, com animação do DJ Pirata nos intervalos. E encerrando a noite, as pessoas presentes puderam se divertir nos shows de Fernanda Furtado e Fabrícia, reconhecidas artistas do Maranhão.
“É um projeto que ajuda a propagar a nossa cultura, ao mesmo tempo que ajuda a impulsionar a economia local”, disse Osmar, acrescentando que é um evento que já faz parte da agenda cultural da cidade e do bairro do São Francisco.
O deputado agradeceu à esposa, Clara Gomes, pela contribuição na organização da festa. Segundo ele, ela é uma grande parceira nas ações que desenvolve junto às comunidades. Osmar também destacou o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e o do Instituto Maranhense de Atenção e Proteção Social (IMAS).
Orgulho – O ex-vereador Renato Dionísio, gestor do Boi Pirilampo, falou da sua satisfação em participar do festejo e da sua admiração pelo deputado, tanto pelo seu respeito às manifestações folclóricas quanto pelo cuidado com a população. “Quero dizer ao povo da Ilhinha que você me honra e me representa, como representa aos meus amigos, a minha família que está aqui e a todos da Instituição Pirilampo. A gente tem muito orgulho de você. E eu queria dizer isto no meio da tua gente, porque eu sei o quanto tu amas o São Francisco”, afirmou o ativista cultural.
Acompanhada de familiares e amigos, Joeilane Pereira aprovou o espaço e as atrações. “Muito bom este arraial aqui. E é até melhor, porque é perto de casa”, falou a moradora da Ilhinha, referindo-se à comodidade de ter um arraial junino no próprio bairro em que reside.
O comerciante Alexandre de Souza aproveitou o evento para fazer uma renda extra. “Eventos como este ajudam muito os comerciantes locais, que, em alguns casos, têm seu movimento reduzido nestes períodos de São João. Além disso, agrega muito para o lazer da comunidade”, pontuou.