Blog do Rogério Silva - Notícias em tempo real

Pesquisa mostra melhora nos índices de alfabetização de crianças no Maranhão

Dados presentes no relatório do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) mostram uma melhora nos índices de alfabetização de crianças no Maranhão.

Conforme os números divulgados recentemente, o estado apresentou a maior variação de crescimento em alfabetização de crianças, saindo da 23ª posição em 2019, para a 10ª em 2023.

Foi o terceiro melhor desempenho da Região Nordeste, atrás somente de Ceará e Pernambuco. Em números percentuais, o Maranhão subiu de 33,1% em 2019, para 56% em 2023, variação positiva de 22,9%.

“Este é um resultado de um esforço conjunto entre o Governo do Maranhão, Governo Federal e municípios, que estão sendo incentivados com diversos programas para melhorar os índices da educação do Maranhão”, comemorou o governador Carlos Brandão (PSB) pelas redes sociais.

Avanços – O vice-governador e secretário estadual de Educação, Felipe Camarão, destacou as ações que o Executivo Estadual tem colocado em prática para melhorar os índices educacionais maranhenses. Entre elas está o Plano Mais IDH, que busca reduzir a extrema pobreza e as desigualdades sociais no estado.

“Ao longo de quase uma década, o Governo do Maranhão tem concentrado esforços para, gradativamente, melhorar os índices educacionais e promover a educação em todos os municípios maranhenses, com a implantação de programas e ações que carregam em si metas e prioridades desse propósito”, disse Camarão.

“A redução da taxa de analfabetismo no Maranhão é, sim, uma vitória que deve ser comemorada! Uma vitória da educação maranhense, uma conquista de cada pai e cada mãe que luta diariamente para matricular seu filho e sua filha na escola, de cada jovem e cada adulto que dia após dia se vê alcançando seus ideais por meio da educação. Uma vitória do trabalho articulado entre União, estados e municípios com estratégias e políticas públicas voltadas para a garantia do direito de aprender”, completou o secretário.

Categoria: Notícias