Blog do Rogério Silva - Notícias em tempo real

Weverton Rocha participa de ações nos municípios Governador Archer, Presidente Dutra e Dom Pedro

Weverton Rocha (PDT), candidato ao governo do Maranhão pela coligação “Juntos pelo Maranhão”, participou na terça-feira (30), de duas grandes motocarreatas. A primeira no município de Governador Archer com a participação da prefeita professora Leide (PDT), e com o candidato a reeleição deputado estadual Ciro Neto (PDT). A segunda na cidade de Presidente Dutra com o candidato à reeleição, deputado federal Júnior Lourenço (PL) e o candidato a deputado federal Juran Carvalho (Republicanos), onde uma multidão também esteve presente no comício. O deputado estadual Márcio Honaiser (PDT), candidato a deputado federal, também participou da agenda. Weverton encerrou os compromissos do dia, participando de um grande comício na cidade de Dom Pedro, onde se reuniu com lideranças políticas e a população da região.

Para a prefeita de Governador Archer, Professora Leide, o apoio de Weverton como governador também irá contribuir para o desenvolvimento das regiões mais distantes da capital.

“Weverton tem propostas sérias e concretas para todo o estado. Ele conhece todo o Maranhão e sabe da importância que cada município tem. Com a proposta da criação de polos regionais de administração, realizaremos políticas públicas para nosso povo”, declarou a prefeita.

Em seu discurso, Weverton destacou a importância em levar seus projetos de governo para todo o Maranhão.

“Tenham a certeza que eu serei um governador municipalista que vai estar ao lado dos munícipios para ajudar a enfrentar as dificuldades que o Maranhão vive. Vamos levar o “Primeiro Emprego” e o “Segunda Chance”, assim como os demais programas para todo o estado, contribuindo assim para geração de renda e trabalho para o nosso povo”, afirmou Weverton.

Em Paço do Lumiar, Carlos Lula recebe o apoio da prefeita Paula Azevedo

A lista de prefeitos apoiadores da campanha de Carlos Lula (PSB) rumo à Assembleia Legislativa não para de crescer. Nesta terça-feira (30), quem declarou apoio ao candidato foi Paula Azevedo (PCdoB), prefeita de Paço do Lumiar, um dos 10 maiores colégios eleitorais do Maranhão.

Para apresentar seus candidatos a deputado estadual e federal à população de Paço do Lumiar, a prefeita Paula Azevedo organizou um ato político que iniciou com uma grande caminhada e finalizou com a inauguração do comitê de Carlos Lula e do candidato a deputado federal Bira do Pindaré (PSB).

“Carlos Lula é o homem da saúde, o homem que trouxe a nossa UPA e a nossa maternidade que desde o mês de janeiro já colocou mil meninos no mundo. Meu sonho sempre foi ver as mulheres daqui tendo filhos aqui em Paço do Lumiar, e Carlos Lula nos proporcionou a realização desse sonho. Eu escolhi na ponta dos dedos, o meu time é Lula, que foi o melhor secretário de saúde que o Maranhão já viu e será o melhor deputado também”, destacou a prefeita.

O candidato ao segundo mandato de deputado federal, Bira do Pindaré, reforçou a competência de Carlos Lula. “Ele foi o melhor secretário de saúde que o Maranhão já teve, que fez o combate à pandemia num momento muito difícil, lutou pela população e foi o secretário que mais salvou vidas no Brasil”, disse.

Para Carlos Lula, apoios como o de Paula Azevedo são a confirmação do bom trabalho feito por ele durante os últimos anos à frente da SES e a certeza de que esse trabalho terá continuidade na Assembleia Legislativa.

“Eu quero agradecer a prefeita Paula Azevedo e a todos que estão caminhando junto com ela. Hoje foi uma festa linda, um momento histórico. A política serve para realizar sonhos e quero construir mais justiça social e menos desigualdade. Aqui em Paço do Lumiar conseguimos realizar vários sonhos da população, como a UPA e a Maternidade de Paço de Lumiar. E tenho certeza que na Assembleia Legislativa iremos realizar mais”, disse o futuro deputado estadual.

A população do município também já escolheu Carlos Lula para deputado estadual. “Carlos Lula é uma pessoa que eu sempre admirei como secretário de saúde. E quando eu soube que ele ia concorrer a vaga de deputado estadual tive a certeza que meu candidato seria ele. E eu tenho certeza que eu estou no time certo”, disse o vigilante José Almeida, 63 anos.

“Ele representou a saúde muito bem no Maranhão e no Brasil. Ficamos em primeiro lugar no combate à Covid e, além disso, ele trouxe uma maternidade para Paço do Lumiar, fazendo com que os luminenses voltassem a nascer aqui na cidade. Por isso meu voto é dele”, afirmou o funcionário público João Dominici, 30 anos.

Eleições 2022: 88% dos 513 deputados federais tentam reeleição este ano

Pelo menos 451 dos atuais 513 deputados federais tentarão se reeleger no próximo dia 2 de outubro, quando ocorrerá o primeiro turno das eleições deste ano. O número, que representa cerca de 88% da atual legislatura, é o segundo maior dos últimos 20 anos, abaixo apenas do resultado de 2006, quando 491 políticos com assento na Câmara dos Deputados buscaram a renovação do mandato por mais quatro anos.

Nas eleições gerais de 2018, 413 deputados federais concorreram à reeleição, e 289 tiveram votação suficiente para integrar a atual legislatura, informou a Câmara dos Deputados.

Os pormenores sobre as candidaturas registradas constam do Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (Sgip) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em cujo site é possível verificar que os 451 deputados federais que tentam a reeleição representam menos de 4,5% dos 10.482 candidatos à Câmara Federal.

Além do maior número de parlamentares federais tentando a reeleição, 64 deputados estão na disputa por governos estaduais, pelo Senado e pela Presidência da República, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Somando-se os números do TSE e do Diap, conclui-se que apenas dois dos atuais deputados federais não disputarão a eleição.

Assembleias Estaduais

Os deputados federais são escolhidos pelo chamado sistema proporcional, no qual não são necessariamente eleitos os candidatos mais votados, mas sim os representantes de partido ou coligação partidária que receberem o maior número de votos, até o limite do conjunto de vagas obtidas por seu grupo político, de acordo com o cálculo do quociente partidário.

Também são escolhidos por esse sistema os deputados estaduais e distritais, além dos vereadores, que não estão na disputa deste ano. No primeiro caso, há 809 parlamentares tentando ser reconduzidos ao cargo nos 26 estados brasileiros. Já no Distrito Federal, 20 dos 24 deputados distritais buscam manter o mandato na Câmara Legislativa.

Entre os 451 deputados federais que pretendem renovar o mandarto, 69 são filiados ao PL, partido do presidente da República, que é candidato à reeleição, Jair Bolsonaro. Pelo PT, buscam a reeleição 54 deputados federais; pelo União Brasil, 46; pelo PSD, 45; pelo PP, 44; além das demais legendas.

Buscam a renovação do mandato 389 dos atuais deputados federais e 62 deputadas.

A maioria dos 809 deputados estaduais que tentam a reeleição é filiada ao União Brasil (79) e ao MDB (79). O PL e o PT têm, cada um, 77 postulantes à reeleição, e o PP, 73. São 679 homens e 130 mulheres.

Fonte: Agência Brasil

Polícia Federal faz operação contra organização internacional especializada na prática do crime de migração ilegal no MA

A Polícia Federal no Estado do Maranhão, em cooperação com o Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos da América (U.S. Immigration and Customs Enforcement – ICE) e a adidância daquele país, deflagra na manhã desta quarta-feira, 31/08, no município de São Raimundo das Mangabeiras/MA, a operação Hancornia, visando combater a atuação de organização criminosa internacional especializada na prática do crime de promoção de migração ilegal.

Os investigados são responsáveis por promover a migração ilegal de maranhenses para os Estados Unidos.

A investigação demonstrou que os criminosos cobram grandes quantias das vítimas para introduzi-las no território americano, todavia essas pessoas acabam sendo presas e eventualmente deportadas para o Brasil. As vítimas que porventura conseguem entrar no país devem trabalhar para pagar o restante da dívida contraída junto aos criminosos, sendo submetidas a condições análogas à escravidão.

De acordo com as investigações, o esquema funciona há mais de um ano e cerca de 150 pessoas migraram ilegalmente para os Estados Unidos com a ajuda da organização criminosa.

Nesse esquema criminoso os investigados lucram vendendo facilidades que na realidade não existem e colocam em risco a vida e a liberdade das vítimas.

Na data de hoje estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, expedidos pela Justiça Federal do Maranhão em decorrência de representação da Polícia Federal.

Os investigados poderão responder por crimes de promoção de migração ilegal e organização criminosa, dentre outros, podendo a pena ultrapassar 13 anos de prisão.

Simplício vai renunciar a regalias e privilégios e começar a trabalhar logo após a eleição

Com as bandeiras da geração de emprego, renda, desenvolvimento e justiça social, o candidato a governador, Simplício Araújo vem pregando que caso seja eleito vai enxugar a máquina pública, renunciando inclusive as regalias e os privilégios.

“Eleito Governador, não usarei Palácio como morada, não empregarei parentes, reduzirei para 14 as secretarias estaduais, no máximo! Rediscutirei a alocação de recursos, na primeira oportunidade, para potencialização da Educação, Saúde e Segurança, atividades fim do estado”, disse Simplício.

Simplício é o único candidato que vem mostrando propostas pé no chão, claras, concisas, frente a realidade do Maranhão, defendo enxugar a máquina pública. Suas propostas inclusive, estão inclusive sendo copiadas por alguns de seus concorrentes.

Outra medida defendida por ele, é o programa Cartão Alimentação e Transporte Maranhão, que podem dinamizar a politica de restaurantes populares e do sistema de transporte público. “O Cartão Alimentação e Transporte do Maranhão vai substituir o programa restaurante popular, levando comida na mesa dos mais pobres, vendas para lanchonetes e restaurantes, usando produção local nas refeições que podem também ser adquiridas e levadas para consumo nas residências”, disse.

Ele também já citou a afronta dos mega comitês montados no bairro com o metro quadrado, para aluguel ou compra, mais caro de São Luís.

Weverton Rocha participa de roda de conversa com jovens no bairro da Alemanha

O candidato a governador do Maranhão pela coligação “Juntos pelo Trabalho”, Weverton Rocha (PDT), se reuniu nesta terça-feira (30), com jovens do bairro da Alemanha, na Praça Batista Matos. O encontro teve como objetivo falar sobre a sua proposta de reeditar o programa “Primeiro Emprego”.

Durante o bate papo Weverton tirou dúvidas sobre quem pode participar do programa e como levar este projeto para todo estado.

“Nunca votei na família Sarney, mas trarei de volta o programa “Primeiro Emprego”, que ajudou vários jovens. Sempre deixei claro que o que é bom irei manter, independente de quem implantou. Para participar é necessário que a sua carteira ainda não tenha sido assinada, já que a finalidade é possibilitar que os jovens possam entrar no mercado de trabalho, mesmo não possuindo experiência”, disse Weverton.

A esposa do jornalista Batista Matos, que dá nome à praça e faleceu no ano passado, Liana Ramalho e seus dois filhos Samuel e Daniel, também estiveram presentes na roda de conversa

Eleições 2022: mais de 1,7 milhão de mesários vão trabalhar neste ano

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o perfil das mesárias e dos mesários que foram chamados para auxiliar na realização das Eleições 2022. O primeiro turno está marcado para 2 de outubro e eventual segundo turno ocorre em 30 de outubro.  

Ao todo, são 1.775.647 eleitores nomeados, 48% dos quais se alistaram de forma voluntária para o trabalho. Os demais foram convocados de acordo com os critérios legais, dando prioridade para pessoas com ensino superior, professores e serventuários da Justiça Eleitoral, por exemplo.

Entre os que trabalharão neste ano, 68% (1.206.090) são mulheres. A maioria tem ensino superior (36,03%) ou médio (32,17%). A grande maioria é, também, solteira (62,74%) e tem de 35 a 39 anos (303.262).

Neste ano, o quantitativo é menor do que o das últimas eleições gerais, realizadas em 2018, quando 1.896.732 mesários foram nomeados.

Os dados completos podem ser encontrados no Sistema de Estatísticas Eleitorais, portal alimentado pela Justiça Eleitoral.

Fonte: Agência Brasil 

Edivaldo inicia extensa agenda de campanha no interior do estado, onde visita cerca de 20 cidades nesta semana

O ex-prefeito de São Luís e candidato ao Governo do Maranhão pelo PSD, Edivaldo Holanda Junior, iniciou nesta terça-feira (30) uma extensa agenda de campanha pelo interior do estado, reforçando o seu nome na disputa pelo Palácio dos Leões. Até o domingo (04) ele cumprirá agenda em cerca de 20 municípios de diversas regiões maranhenses.

As primeiras cidades visitadas por Edivaldo foram Rosário, Bacabeira e Santa Rita, onde ele esteve na manhã desta terça-feira (30). Nos três municípios, além de participar de carreatas, ele conversou com as lideranças e a população, apresentando as propostas do Maranhão Já, seu principal programa de governo para a geração de emprego, renda, combate à fome e desenvolvimento do estado. Ainda nesta terça-feira à tarde Edivaldo participa de carreatas e de reuniões em Miranda do Norte e São Mateus.

Até o próximo domingo (04), o pessedista passa pelas cidades de Itapecuru, Vargem Grande, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Arari, Vitória, Santa Inês, Pindaré-Mirim, Santa Luzia, Buriticupu, Imperatriz, Açailândia, Porto Franco, Amarante entre outras.

A agenda de Edivaldo no interior inclui carreatas, caminhadas, reuniões com lideranças políticas e comunitárias, inauguração de comitês de campanhas, adesivaços de veículos, entre outras atividades.

Consolidado na preferência do eleitorado de São Luís, maior colégio eleitoral do Maranhão, onde foi prefeito por dois mandatos consecutivos e tendo a aprovação da maioria da população, Edivaldo retorna ao interior do estado para reforçar seu nome entre os eleitores dos demais municípios maranhenses.

Empatado em segundo lugar na disputa pelo governo do estado, como apontam pesquisas eleitorais recentes, Edivaldo leva para a população de todo o estado os resultados do maior programa de infraestrutura realizado em São Luís nas últimas décadas, além de investimentos em diversas outras áreas, como transporte urbano, limpeza, assistência social, saúde, educação, agricultura, capacitação e geração de emprego, que melhoraram a vida dos moradores da capital.

O pessedista tem mostrado ainda ao eleitorado do interior que é o único dos nove candidatos que tem experiência como chefe do executivo e que este é um diferencial que o qualifica para ser o próximo governador do Maranhão.

E, segundo analistas políticos, a recepção festiva que o ex-prefeito de São Luís tem tido entre a população das demais cidades maranhenses reflete o seu crescimento na preferência do eleitorado de todo estado.

“Neto com Elas” percorre bairros de São Luís debatendo sobre violência doméstica

Conscientizar sobre o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e buscar formas de prevenção e auxílio para as vítimas de agressão são o objetivo do projeto “Neto com Elas”, lançado pelo deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil – MA) e que acontece em vários bairros de São Luís desde o mês de junho.

Para o deputado, informar e denunciar são maneiras de evitar o aumento das estatísticas e de salvar muitas mulheres que precisam de ajuda para sair de relacionamentos abusivos.

“Precisamos dar um basta nessa realidade que atormenta milhares de mulheres. A mentalidade da sociedade precisa ser mudada diante desse grave problema social. Agredir e matar mulheres é crime!”, destacou Neto.

Centenas de famílias marcaram presença nos encontros realizados nos bairros da Estiva, Bequimão, Alemanha, Vila Funil, Sacavem, Monte Castelo, Sol e Mar, Coroadinho, João Paulo, Santa Bárbara e São Francisco, em São Luís.

Foram ministradas palestras sobre “Violência Doméstica” e o “Poder da Auto Estima”, pelo deputado e advogado, Neto Evangelista, e a médica e mentora de mulheres, Thayanne Evangelista, com participação da líder do comitê de combate à violência contra a mulher, Denise Cavalcante.

Em sua fala, o parlamentar faz um alerta sobre os vários tipos de violência até chegar ao feminicídio. “O feminicídio, que é o assassinato da mulher pelo simples fato dela ser mulher, é o último estágio da violência doméstica. Na maioria das vezes começa com um xingamento, ameaças, difamação, um empurrão, um tapa, até chegar no assassinato”, relatou.

Trabalho em defesa das mulheres

Neto Evangelista atua como advogado em casos de feminicídio e também é autor de inúmeras ações e projetos que garantem segurança e igualdade às mulheres maranhenses, a exemplos da lei 11.354/2020 que proíbe a nomeação de agressores condenados pela Lei Maria da Penha em qualquer cargo público, seja ele comissionado ou efetivo; e da lei 11.430/2021 que obriga os eventos sociais e esportivos a realizarem campanhas de prevenção e combate à violência contra a mulher.

Além disso, leis que garantem remarcação do exame de Teste de Aptidão Física (TAF) para gestantes participantes de concurso público e vaga de estacionamento especial para gestantes já estão valendo em todo o território maranhense.

Deputado Márcio Honaiser movimenta agenda em São Luís

O deputado estadual Márcio Honaiser (PDT), candidato a deputado federal, fortalece a cada dia sua campanha em São Luís. Sua movimentação pelos bairros e povoados da região Metropolitana, tem reunido lideranças de diversos segmentos. No último final de semana, Márcio Honaiser, ficou na ilha onde teve agenda intensa.

A ligação de Márcio com São Luís foi fortalecida a partir do momento em que esteve à frente da Sagrima. Lá, a sua atuação foi bem avaliada e ele estreitou contato com a Zona Rural e pequenos produtores. Essa proximidade ficou ainda maior quando Márcio Honaiser assumiu a Sedes e ampliou vários programas, como Mais Renda e Restaurante Popular e lançou programas como Vale Gás.

“A nossa campanha está na rua e fico feliz em ver como está sendo abraçada na nossa capital. A cada dia recebemos apoios valorosos e seguimos na certeza de que estes apoios, são reflexos de um trabalho realizado com seriedade e compromisso, não só em São Luís, mas em todo o Maranhão”, disse Márcio Honaiser.

No sábado, Márcio esteve em Paço do Lumiar, na comunidade da Boa Vista, com a liderança Carmen, que reuniu moradores de Boa Vista e comunidades vizinhas. Também no sábado o deputado participou, a convite do prof. Milton da escola Escola Jesus Menino, de uma animada feijoada. Ainda no sábado Márcio esteve, a convite do profº Cavalcante, na Associação da Polícia Penal, que reúne agentes temporários, auxiliares e policiais penais.

Finalizando as atividades do sábado, Márcio esteve, em companhia da liderança Leal do Paço, na comunidade do Cohabiano, em Paço do Lumiar.

“Quero agradecer a todos da comunidade que sempre nos recebeu de braços abertos. Obrigado pela acolhida e grande movimentação que fizemos nas ruas”, disse Márcio Honaiser.

“É uma grande felicidade receber aqui, na nossa comunidade, Márcio Honaiser. Uma pessoa séria, comprometida com os que mais necessitam e que sempre, ao ser chamado, se fez presente ao lado da comunidade. Estamos com você Márcio”, disse Leal do Paço.


Cidade Operária –
No domingo, ao lado do candidato a governador Weverton Rocha (PDT), Márcio Honaiser esteve no mercado da Cidade Operária, que foi reformado quando era titular da Sagrima. ‘

“ Fiquei muito feliz em voltar ao mercado, que foi reformado durante a minha passagem pela Secretaria de Agricultura, e ver que a obra deu mais qualidade de vida aos feirantes e aos moradores da Cidade Operária e bairros vizinhos’, destacou Márcio que aproveitou a ocasião para conversar com os feirantes e comerciantes do local.

“Não vamos parar por aí. A nossa meta é fazer ainda mais, como deputado federal. Teremos ao nosso lado um governador comprometido em tornar o Maranhão um estado produtivo, e com certeza terá um grande impacto positivo na vida das pessoas, que precisam de ações que gerem emprego e renda “, disse Márcio Honaiser.