O prazo para a realização das convenções partidárias se encerra no próximo dia 5 de agosto, de acordo com o calendário instituído Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Trata-se do momento para as coligações escolherem os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador e, após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Em São Luís, quatro pré-candidatos a prefeito da capital maranhense ainda não realizaram as suas convenções. Neste sábado, 3 de agosto, no auditório do Sindicato dos Bancários, acontece a convenção da Federação PSOL/Rede a partir das 15h, que homologará Franklin Douglas para prefeito e Aline Maria para vice, além de 25 candidatas e candidatos a vereadores.
O deputado estadual Wellington do Curso (Novo) realizará a convenção neste domingo (4), às 8h, no Versátil Eventos, no bairro do Olho d’Água. Na mesma data acontece a convenção do também deputado estadual Yglésio Moysés (PRTB), no Green Hotel, no bairro do São Francisco, a partir das 9h30. O parlamentar apresentará como vice o ex-comandante geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), coronel Pereira.
No último dia para a realização das convenções, na próxima segunda-feira, 5 de agosto, será realizado o ato que homologará a candidatura de Flávia Alves (Solidariedade). No entanto, ainda não foram definidos o local e horário da ação.
Convenções realizadas
Em busca da reeleição, o atual prefeito Eduardo Braide (PSD) realizou a convenção no último dia 25 de julho, na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), momento em que confirmou o nome da vice-prefeita Esmênia Miranda (PSD) como sua companheira de chapa.
O deputado federal Duarte Júnior (PSB) realizou a convenção no dia 21 de julho, no Ginásio Castelinho. Sua companheira de chapa será a advogada e militante Isabelle Passinho (PT).
O servidor público Saulo Arcangeli será o candidato à prefeitura de São Luís pelo PSTU. Ele terá como companheira de chapa a funcionária pública estadual Jaciara Castro (PSTU). A convenção do partido aconteceu no dia 24 de julho no auditório do curso de História da Uema no Centro Histórico.
Já o PDT lançou Fábio Câmara como candidato a prefeito de São Luís durante a convenção realizada no dia 26 de julho no Espaço Kabão. Ele terá como candidato a vice o pastor da Assembleia de Deus, Marco Aurélio.