O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) comemorou a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 321/2025, de sua autoria, que cria a Política Nacional de Combate ao Desperdício e de Incentivo à Doação de Alimentos. A matéria foi apensada ao PL 2874/2019 e agora segue para sanção presidencial.
Em pronunciamento nas redes sociais, o parlamentar destacou que o Brasil desperdiça cerca de 12 milhões de toneladas de alimentos todos os anos, o que equivale a mais de R$ 61 bilhões perdidos, enquanto milhões de famílias passam fome.
“Com esse projeto, queremos mudar essa realidade. A proposta incentiva a doação e fortalece os bancos de alimentos em todo o país, garante logística eficiente para que a comida chegue a quem precisa e promove campanhas de conscientização”, afirmou Pedro Lucas.
O deputado avaliou a aprovação como um marco na luta contra a insegurança alimentar. “Esse é um passo importante para transformar desperdício em oportunidade, ampliar o acesso da população a alimentos de qualidade e ajudar a combater a fome e a insegurança alimentar”, ressaltou.
Quando receber aval presidencial, a nova política será implementada em nível nacional.