As ferramentas de Inteligência Artificial (IA) estão ganhando espaço no dia a dia dos brasileiros e já influenciam desde decisões de compra até o aprendizado. Um levantamento da Nexus mostra que 51% da população acredita que a IA é capaz de tomar decisões melhores que um ser humano em determinadas situações.
Apesar disso, 45% ainda confiam mais no julgamento humano, e 4% não souberam ou preferiram não opinar. O estudo revela também que o uso da tecnologia é amplo: 63% dos brasileiros já utilizaram algum recurso de IA, e 30% recorreram a ela para compreender temas complexos como política, economia e ciências.
Entre os que mais confiam na capacidade de decisão das máquinas, 64% são jovens de 18 a 30 anos (geração Z), 56% têm ensino médio completo, e 55% possuem renda acima de cinco salários mínimos. A maioria vive nas regiões Norte e Centro-Oeste (53%).
Já entre os que não acreditam tanto na IA, predominam pessoas com mais de 60 anos (57%), ensino fundamental completo (51%), e residentes do Nordeste (49%).
O uso da tecnologia é cada vez mais frequente: 45% dos brasileiros dizem usar IA ao menos uma vez por mês, 20% algumas vezes por semana e 16% afirmam que utilizam todos os dias.
A influência no consumo também é expressiva: 37% dos entrevistados já tiveram decisões de compra influenciadas por IA, especialmente entre jovens da geração Z (46%), pessoas com ensino superior (44%) e renda mais alta (45%).
Quando o assunto é a finalidade do uso, os brasileiros apontam múltiplas funções: 48% usam para buscar informações gerais; já 45% para estudar ou aprender algo novo; 41% para criar conteúdos; 39% para lazer e entretenimento; e 38% para ajudar em questões de saúde.