Blog do Rogério Silva - Notícias em tempo real

Luta contra a extrema pobreza e privatizações no país são destaques na atuação de Zé Carlos em Brasília


Deputado federal de oposição ao Governo Federal e membro de vários colegiados, entidades representativas de trabalhadores e movimentos sociais, o deputado Zé Carlos (PT) vem se destacando na Câmara dos Deputados por seu trabalho em favor dos trabalhadores e dos menos favorecidos.

Dentre suas ações, minimizar os efeitos da extrema pobreza trazida pela pandemia e lutar pelos direitos dos trabalhadores da cidade e do campo, tem feito de Zé Carlos um dos mais atuantes deputados maranhenses em Brasília.

Três de Projetos de Lei propostos pela bancada do PT teve o envolvimento do deputado como co-autor. O PL 4869/2019, que trata sobre a dignidade menstrual e a distribuição gratuita de absorventes para estudantes de baixa renda em escolas públicas, para presidiárias e mulheres em situação de vulnerabilidade social; O PL 823/2021, Lei Assis Carvalho, que trata sobre a prorrogação de prazo para pagamento de dívida e auxílio financeiro para agricultores familiares, pescadores e extrativistas atingidos pela pandemia; e o PL 1374/2021, que trata sobre auxílio gás de cozinha para famílias com baixa renda.

“Todos visam combater o aumento da extrema pobreza como consequência da pandemia do COVID-19, que atingiu principalmente os mais vulneráveis, onde muitos tiveram que voltar a cozinhar com lenha, por exemplo, por não terem condições de comprar um gás de cozinha”, disse o deputado.

Zé Carlos liderou movimentos de partidos de oposição contra a aprovação de medidas provisórias e projetos de leis propostas pelo Governo Federal, que prejudicariam trabalhadores da cidade e do campo.

“A Reforma administrativa, a PEC dos precatórios, a privatização da Eletrobrás e dos Correios, são exemplos da retirada de direitos que o Governo Federal quer conseguir sobre os trabalhadores brasileiros, por isso seguimos na luta”, pontuou.

O deputado também lidera duas frentes parlamentares no Congresso Nacional: a Frente Parlamentar em defesa dos bancos públicos e a que defende a Eletronorte.

“Tem sido gratificante estar a frente desse trabalho, temos a participação aguerrida de deputados e senadores, além do apoio da maior parte dos funcionários dos bancos públicos. A intenção do Governo Federal e privatizar todos eles, e o nosso trabalho e impedir esse crime contra o país”, disse.

Categoria: Notícias