Um dos favoritos para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2023, o ex-secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, oficializou a sua candidatura ao cargo de deputado estadual pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) durante a convenção da executiva estadual realizada neste sábado (30), em São Luís.
Emocionado, Carlos Lula destacou todo o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos em defesa do SUS e o desejo de garantir a continuidade desse trabalho na Assembleia Legislativa.
“A minha candidatura é para defender o SUS, defender a vida, a arte e o Maranhão contra as injustiças. Sinto muita emoção porque esta é uma candidatura que não é minha, é uma candidatura coletiva. É uma candidatura de negros, de pobres, de excluídos, dos usuários do SUS, e da população maranhense em geral. Eu tenho certeza que a tendência é a gente avançar e daqui há 64 dias comemorar essa vitória”, disse.
Carlos Lula atuou na Secretaria de Saúde do Maranhão durante quase seis anos e além de revolucionar a saúde pública no estado, também se destacou no combate à pandemia, levando o Maranhão à posição de destaque nacional pela menor mortalidade por Covid-19.
Também durante a pandemia, Lula foi eleito presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), onde liderou nacionalmente o combate à doença, atuando em favor da vacinação em massa da população brasileira e em defesa do Sistema Único de Saúde.
No mesmo evento, foi homologada ainda a aliança PSB/PT com Carlos Brandão (PSB) como candidato a governador e Felipe Camarão (PT) compondo a chapa como vice. O evento contou ainda com a presença de representantes dos partidos que compõem a chapa “O Maranhão não pode parar” e apoiadores.