
Durante a inauguração, o governador Carlos Brandão reafirmou a meta de instalar unidades em todos os 217 municípios maranhenses. Ele ressaltou que, somada às demais políticas da área de assistência social, a expansão da rede contribui para o combate à extrema pobreza, o que permitiu a saída de quase 1 milhão de maranhenses dessa situação de vulnerabilidade.
“Dobramos o número de restaurantes populares no nosso estado e teremos unidades em todos os 217 municípios, garantindo alimentação de qualidade. São três refeições: o café da manhã, o almoço e o jantar. Qualquer pessoa pode ter acesso a essa alimentação e, mais do que o preço simbólico, é a qualidade que importa, especialmente para garantir às pessoas de baixa renda uma alimentação saudável”, observou Brandão.

Com a nova unidade, São Luís chega a 17 restaurantes populares. Somadas às unidades de São José de Ribamar (3), Paço do Lumiar (1) e Raposa (1), a Grande Ilha passa a contar com 21 equipamentos.
O marco evidencia o compromisso do poder público com a segurança alimentar e nutricional da população, fortalecendo o combate à fome. Ao longo do ano passado, foram servidas 43,2 milhões de refeições — entre café da manhã, almoço e jantar — nos municípios que já contam com restaurantes populares.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Paulo Casé Fernandes, a inauguração de mais uma unidade dessa grande rede é resultado do esforço da gestão estadual em enfrentar a extrema pobreza e a fome.
“É um momento muito importante aqui na Madre Deus, onde estamos testemunhando a sensibilidade e a coragem do governador, que mais que duplicou os restaurantes populares. Temos a meta de, em breve, ter unidades em todos os 217 municípios. Esse governo criou importantes programas sociais e tem enfrentado a extrema pobreza e a fome. Eu fico muito grato por participar desse momento histórico”, afirmou.