
Para receber a vacina, é necessário apresentar a carteira de vacinação e um documento oficial com foto. A imunização contra o HPV será ofertada para dois públicos: adolescentes de 9 a 14 anos, conforme a rotina do PNI, e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a dose, como estratégia de resgate dos não vacinados.
Também deverão ser beneficiadas pela estratégia pessoas imunocomprometidas de 15 a 45 anos (HIV/Aids, câncer, transplantados) e usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), com esquema vacinal de três doses. A vacinação contra o Papilomavírus Humano fortalece a prevenção contra os cânceres de colo do útero, pênis, ânus, boca e orofaringe.
HPV – O Papilomavírus Humano (HPV) é um vírus sexualmente transmissível. A doença pode ser prevenida por meio da vacinação, cujo público-alvo inclui meninos e meninas de 9 a 14 anos, além do uso de preservativos por pessoas com vida sexual ativa. Para as mulheres com idade entre 25 e 64 anos que já tiveram ou têm vida sexual ativa, o exame Papanicolau é a medida indicada para detecção precoce.
Segundo dados da SES, em 2024, foram aplicadas 456.894 doses em adolescentes de 9 a 14 anos, alcançando cobertura vacinal de 65,91%. Já em 2025, esse número subiu para 480.710 doses, correspondendo a 69,35% de cobertura. Para 2026, a expectativa do Governo do Estado é manter a ampliação do acesso, com foco no resgate de adolescentes e jovens adultos que não foram vacinados na idade recomendada.