Blog do Rogério Silva - Notícias em tempo real

Economia: Pré-Carnaval estimula turismo e geração de renda no Centro Histórico de São Luís

Ocupar as ruas e praças antigas de São Luís durante as prévias do Carnaval é muito mais do que seguir os blocos. Nesta época do ano, a experiência carnavalesca permite acionar a engrenagem que faz a economia girar abastecida pela cultura pulsante em cada esquina histórica e por mais tempo.

Entre casarões coloniais e azulejos centenários, o Centro Histórico atrai uma multidão de turistas que não apenas atualizam as fotos das redes sociais, mas também fortalecem o comércio local. Nos bastidores, a festa significa trabalho e renda para centenas de maranhenses.

​O Governo do Estado investiu em decoração temática, segurança e uma programação diversa que devolveu ao Centro Histórico o sentido de um lugar de convivência. O impacto é imediato: o fluxo turístico fomenta desde a atividade do vendedor de bebidas até a do artesão, e ainda, o setor hoteleiro, provando que a festa é, de fato, um investimento.

A força econômica do Carnaval – Os números do Carnaval do ano passado confirmam a força cultural, turística e econômica das ações promovidas pelo Governo do Maranhão. Ao longo do período, cerca de 4,5 milhões de foliões circularam pelos circuitos oficiais Vem Pro Mar, Vem Pra Madre e, nas prévias, pelo Vem Pro Centro.

Em 2025, de acordo com estimativas do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), a movimentação financeira alcançou aproximadamente R$ 800 milhões, impulsionada por um investimento estadual de R$ 68 milhões.

A ocupação hoteleira ficou na casa dos 95%. Na área da segurança, não houve registros de ocorrências graves. Sucesso que a gestão pretende repetir nos meses de janeiro e fevereiro deste ano.

Categoria: Notícias