Blog do Rogério Silva - Notícias em tempo real

Brandão entrega 16 novas ambulâncias e reforça sistema de segurança

O governador Carlos Brandão está reforçando o trabalho das forças de segurança no estado, incluindo ações internas e externas na área de atendimento a emergências. Nesta quarta-feira (11), foram entregues 16 ambulâncias equipadas para atendimento pré-hospitalar imediato ao sistema de segurança pública. A medida integra as ações da Operação Carnaval Seguro 2026.

Os veículos entregues seguem padrões atualizados de segurança e funcionalidade e foram adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública (FES) e do Fundo Amazônia, por meio de convênio estabelecido com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), totalizando R$ 5,8 milhões em investimentos.

Serão destinadas 13 ambulâncias ao Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), dois veículos à Polícia Militar (PMMA) e um veículo à Polícia Civil (PC-MA).

Durante a solenidade, realizada em frente ao Palácio dos Leões, na Praça Dom Pedro II, em São Luís, o governador Carlos Brandão destacou que a entrega das ambulâncias faz parte das ações da Operação Carnaval Seguro 2026, por meio da qual o Governo do Maranhão está garantindo segurança, assistência em saúde e outras medidas para que os foliões possam curtir a programação dos circuitos oficiais com tranquilidade.

“Essas novas ambulâncias chegam em um momento muito oportuno, já que estamos às vésperas da abertura oficial do Carnaval 2026, e essa aquisição reforça o planejamento estratégico de segurança para o evento. Adotamos uma política muito forte de distribuição das ambulâncias para as forças de segurança, pois sabemos que elas são fundamentais para salvar vidas e transportar pacientes em situações de emergência e em casos de acidentes, sejam eles foliões ou mesmo policiais e bombeiros”, pontuou Brandão.

O governador também ressaltou que já foram entregues 280 ambulâncias na atual gestão. “Cada prefeitura está recebendo uma ambulância totalmente equipada para fortalecer o atendimento nas unidades municipais de saúde e garantir o transporte dos pacientes para os centros de referência, se necessário. Também estamos renovando a frota das unidades de saúde do estado, de modo que todo o sistema de saúde do Maranhão esteja preparado para prestar atendimento de forma eficiente à população”, assinalou.

Operação Carnaval Seguro 2026 – Brandão também aproveitou a oportunidade para detalhar aos veículos de imprensa o planejamento estadual para garantir a segurança durante o período oficial do Carnaval do Maranhão 2026, que acontece de 13 a 17 deste mês.

Por meio da Operação Carnaval Seguro 2026, o Governo do Estado está empregando um efetivo de 8 mil oficiais e praças, inclusive com a convocação daqueles que estavam em período de férias.

“Realizamos diversas reuniões para definir o planejamento de segurança para o nosso Carnaval, que atualmente é o maior carnaval público do Brasil. São 8 mil homens atuando na segurança das festas em São Luís. A Polícia Militar está presente, em parceria com outros órgãos. Há um hospital de campanha e diversos pontos estratégicos de observação, com policiais posicionados em locais elevados para melhor vigilância. Há revista na Avenida Litorânea para coibir a entrada de pessoas portando armas. Também ampliamos o videomonitoramento para identificar foragidos e pessoas com mandados de prisão, entre diversas outras ações”, informou Brandão.

A Operação Carnaval Seguro também faz uso de drones para monitoramento e patrulhamento com helicópteros do Centro Tático Aéreo (CTA), ampliando a cobertura e a visão das equipes em terra. Para coibir casos de assédio, a Secretaria de Estado da Mulher (Semu) realizará ações do Protocolo “Não é não” nos circuitos ‘Vem pro Mar’ e ‘Vem pra Madre’.

Além dos circuitos oficiais do Carnaval, haverá reforço do policiamento ostensivo nas festividades do Lava-Pratos de São José de Ribamar, em Imperatriz, na Praia de Araoca, em Guimarães, e no tradicional Micarroças, no município de Rosário.

Novas ambulâncias para o Sistema de Segurança Pública – As ambulâncias entregues são adequadas para o atendimento pré-hospitalar de urgências e traumas. Possuem oxigênio e ventilador pulmonar portátil para suporte cardíaco e respiratório, oxímetro e monitor multiparamétrico para acompanhamento de sinais vitais. Para imobilização e transporte, os veículos são equipados com maca com rodas, prancha longa, colar cervical, head blocks e talas.

Entre os equipamentos, os veículos possuem ainda bolsas de trauma e kits de primeiros socorros, dispositivos para remoção de vítimas, itens de proteção individual, além de GPS e rádio para comunicação rápida com centrais e hospitais. As ambulâncias adquiridas com recursos do Fundo Amazônia contam com Desfibrilador Externo Automático (DEA), utilizado em situações de parada cardiorrespiratória.

As 13 ambulâncias do Corpo de Bombeiros Militar serão destinadas para fortalecer a atuação da corporação nos municípios de São Luís (4 veículos), Trizidela do Vale, São Bento, Açailândia, São Mateus, Grajaú, Barreirinhas, Itapecuru-Mirim, Tutóia e Colinas.

Categoria: Notícias