
Na noite da última sexta-feira (6), por volta das 18h20, uma da equipe da PRF no Maranhão realizava comando de fiscalização no km 14 da BR-135, em São Luís (MA), quando abordou um veículo e constatou a existência de um Boletim de Ocorrência por apropriação indébita, registrado pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos da Polícia Civil do Maranhão no dia 05 de janeiro de 2026.
O condutor informou que o veículo teria sido alugado por sua esposa e que a locadora teria prorrogado o contrato até a chegada de outro automóvel alugado por ele. No entanto, nenhum documento que comprovasse a prorrogação da locação foi apresentado. Diante dos fatos, foi constatada, a princípio, a prática do crime de apropriação indébita. O condutor e o veículo foram encaminhados à Polícia Civil.
Ainda na sexta-feira (6), por volta das 20h22, durante comando de fiscalização de combate ao crime realizado em parceria com a Polícia Militar do Maranhão, no km 5 da BR-330, no município de Balsas (MA), a PRF abordou um veículo que apresentava diversos indícios de adulteração em seus elementos identificadores. As placas aparentes estavam em desacordo com a legislação vigente e o chassi apresentava sinais de adulteração.
Após análise minuciosa, foi constatado que o veículo original possuía registro de roubo ocorrido em 04 de março de 2021, no município de Recife (PE). O condutor, um homem de 29 anos, informou ter adquirido o veículo há cerca de seis meses, em Balsas (MA), pelo valor de R$ 200 mil. Ele e o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil do município pelos crimes, em tese, de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Também foi verificado que o condutor não possuía habilitação para conduzir veículo automotor. A motocicleta foi encaminhada à Delegacia Regional de Polícia Civil de Santa Inês (MA) para os procedimentos cabíveis.

A análise detalhada revelou que o veículo original possuía registro de roubo datado de 13 de dezembro de 2018, registrado pela Polícia Civil do Ceará. O condutor informou que teria recebido R$ 500,00 de um familiar para conduzir o automóvel de Teresina (PI) a Caxias(MA), onde o entregaria a um homem na rodoviária desta cidade. Ele foi encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil de Caxias (MA) pelos crimes, em tese, de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

