Blog do Rogério Silva - Notícias em tempo real

Pedro Lucas entra mais uma vez para a lista dos 100 Cabeças do Congresso Nacional

O deputado federal Pedro Lucas (UNIÃO/MA) foi novamente destaque na lista do DIAP, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, que destaca os 100 parlamentares “cabeças no Congresso Nacional”. O deputado, líder do União Brasil na Câmara, também recebeu menção na lista de 2025, com destaque para a sua forte atuação na liderança do partido. Recentemente, o deputado também foi destaque no Ranking dos Políticos, sendo considerado o parlamentar mais bem avaliado do Maranhão, ocupando a primeira colocação.

A lista dos “Cabeças do Congresso Nacional” é elaborada anualmente pelo DIAP e reúne os parlamentares que mais se destacam pela capacidade de influenciar o processo legislativo. Segundo a entidade, fazem parte desse seleto grupo aqueles que demonstram habilidades para conduzir debates, negociações, votações e articulações políticas, além de formular propostas, construir consensos e liderar discussões sobre os principais temas em pauta no Parlamento.

Pelo segundo ano consecutivo, Pedro Lucas figura entre os parlamentares de maior protagonismo da Câmara dos Deputados, resultado de uma atuação marcada pelo diálogo e capacidade de articulação. À frente da liderança do União Brasil, o deputado tem participado ativamente das discussões sobre matérias estratégicas para o país, contribuindo para o encaminhamento de pautas relevantes e fortalecendo a interlocução entre diferentes correntes políticas.

“O reconhecimento do DIAP reforça a responsabilidade de continuar trabalhando em favor do Brasil e da população maranhense. Esse reconhecimento é fruto de um trabalho coletivo, construído por meio de uma articulação permanente e do compromisso com os temas que impactam a vida dos brasileiros. Seguiremos atuando com dedicação para fortalecer o Parlamento e contribuir para o desenvolvimento das pautas que interessam ao país”, destacou o deputado.

Orleans Brandão afirma que vai solucionar problemas do transporte público de São Luís

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), participou de um encontro com moradores do Polo Coroadinho, em São Luís, atendendo a convite do vereador Daniel Oliveira. O evento reuniu lideranças políticas, representantes comunitários e moradores da região para discutir demandas locais e apresentar propostas voltadas ao desenvolvimento da comunidade.

Durante o encontro, Orleans destacou a parceria construída e ações realizadas na comunidade desde o período em que esteve à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas. “Todos os dias, a gente está conversando para trazer ações para o Polo Coroadinho”, afirmou.

O pré-candidato ressaltou ainda que o diálogo permanente com as lideranças locais permitiu identificar demandas importantes para os moradores do Polo Coroadinho e garantiu a execução de ações voltadas à comunidade.

Entre os compromissos assumidos durante o encontro, Orleans destacou a necessidade de implantação de uma unidade do Viva Procon na região. Outro tema abordado foi a situação do transporte público da capital. Orleans afirmou que pretende buscar soluções para melhorar a mobilidade urbana e garantir mais qualidade aos usuários do sistema. Se não resolverem, eu já estou estudando. Quando chegar lá eu resolvo o problema do transporte público de São Luís”, afirmou.

Time unido – “Faço parte de um time que vai caminhar ao seu lado. Um time que terá o próximo governador do Estado para fazer a diferença aqui. Nós vamos caminhar juntos, de mãos dadas, para trazer as melhorias que essa região precisa”, afirmou o deputado estadual Glalbert Cutrim, também presente no evento.

Já o vereador Daniel Oliveira ressaltou o apoio recebido de Orleans nos últimos anos para atender demandas da comunidade. “Orleans pode contar comigo, porque eu honro quem me honra. Foi ele quem nos apoiou para atender as demandas da nossa comunidade quando outros fecharam as portas”, declarou.

Moradores que participaram do encontro também avaliaram positivamente a oportunidade de acompanhar de perto as propostas apresentadas. A professora Antônia Costa, moradora da região há mais de 50 anos, afirmou que foi a primeira vez que ouviu Orleans pessoalmente. “A fala dele demonstrou capacidade de governar o estado, foi muito gratificante”, disse.

A moradora Simone também destacou a impressão deixada pelo encontro. “Gostei do que ouvi, ele me passou confiança”, afirmou.

Ao final do evento, Orleans agradeceu a recepção dos moradores e reafirmou o compromisso de continuar dialogando com as comunidades para construir soluções voltadas às necessidades da população.

Sefaz-MA implanta quatro novas malhas fiscais para reforçar o controle de créditos de ICMS

A Unidade de Planejamento e Controle da Ação Fiscal da Secretaria da Fazenda do Maranhão (Sefaz-MA) comunica aos contribuintes do ICMS a implantação de quatro novas malhas fiscais no Sistema de Gerenciamento da Ação Fiscal: as Malhas 0679 e 0680, pertencentes ao grupo de Controle de Crédito (Outros Créditos), e as Malhas 0681 e 0682, voltadas ao controle do crédito de antecipação tributária de ICMS.

Essas malhas integram o conjunto de instrumentos de conformidade fiscal destinados ao monitoramento automatizado da EFD e têm por objetivo identificar contribuintes que utilizam créditos de ICMS em valores superiores aos permitidos ou homologados pela Secretaria de Fazenda, ou que apropriam crédito de antecipação sem a devida comprovação de recolhimento do imposto antecipado.

Em termos técnicos, as Malhas 0679 e 0680 verificam se os ajustes a crédito lançados nas respectivas escriturações estão em conformidade com os valores autorizados e homologados pela Sefaz-MA. Já as Malhas 0681 e 0682 atuam de forma complementar, identificando situações em que o contribuinte apropria crédito de antecipação tributária sem escriturar, na mesma competência, o correspondente ajuste de débito especial que comprova o efetivo recolhimento do imposto — irregularidade passível de glosa e de penalidades previstas no Art. 80, Inciso V, Alínea “B” da Lei Estadual n.º 7.799/2002.

O acionamento de qualquer dessas malhas implica a geração de alerta no sistema de conformidade fiscal (Autorregularização EFD), com possibilidade de autuação caso a situação não seja regularizada dentro do prazo estabelecido.

Para fins de regularização, o contribuinte que for notificado por uma dessas malhas deverá adotar os seguintes procedimentos: caso não haja justificativa para os valores de crédito utilizados, deverá retificar a EFD para excluir ou corrigir os lançamentos irregulares na apuração do ICMS; se houver justificativa técnica ou legal que ampare o lançamento, o contribuinte poderá apresentar contestação fundamentada, com as informações e documentos pertinentes, para análise pela fiscalização de estabelecimentos.

Segundo a Unidade de Planejamento e Controle da Ação Fiscal, o fortalecimento dos mecanismos de conformidade fiscal digital representa um passo fundamental no aprimoramento do controle tributário do ICMS no Maranhão.

O secretário de Fazenda, Marcellus Ribeiro, destacou ainda que a implantação das novas malhas reflete o compromisso da Secretaria com a transparência, a isonomia e a efetividade da arrecadação estadual, garantindo que os créditos utilizados pelos contribuintes estejam devidamente respaldados pela legislação vigente.

Prefeitura de São Luís deve reformar escola “Odylo Costa Filho”, determina Justiça

O Município de São Luís deve reestruturar e adequar a U.E.B. “Odylo Costa Filho”, para reforma completa dos banheiros e sistema de fossa; instalar aparelhos de ar-condicionado nos ambientes de ensino e revisar a instalação elétrica da escola, por determinação da Vara de Interesses Individuais e Coletivos de São Luís.

Sentença de autoria do juiz Douglas de Melo Martins, titular da VIDC, determinou dez obrigações a serem cumpridas pela administração municipal para melhorar as condições de ensino na escola, em resposta a pedido do Ministério Público estadual em Ação Civil Pública.

O prazo para cumprimento das obrigações é de seis meses e em 90 dias o Município de São Luís deve apresentar o cronograma para cumprimento da sentença, sob pena da multa diária de R$ 1 mil ao Fundo Estadual de Proteção dos Direitos Difusos (FEPDD).

Obrigações a Fazer – As obrigações impostas ao Município de São Luís na sentença judicial incluem as seguintes providências:

– realizar a reforma completa dos banheiros, com substituição de louças e colocação de portas adequadas;

– executar reparação definitiva do sistema de fossa da escola;

– instalar aparelhos de ar-condicionado para climatizar salas de aula e demais ambientes de ensino e convivência;

– realizar a revisão completa da instalação elétrica da escola, garantindo a capacidade e a segurança para suportar a nova carga de climatização;

– garantir a manutenção das áreas externas da unidade escolar;

– construir e adequar rampas de acesso para pessoas com deficiência;

– substituir os móveis escolares danificados ou inadequados;

– executar reparos nos telhados para a retirada de goteiras e infiltrações;

– remover o parque infantil posicionado sob a caixa d’água, para área segura e

– substituir a atual caixa d’água de amianto por reservatório de material adequado e seguro.

Manifestações da Comunidade Escolar – Na sentença, o juiz Douglas de Melo Martins afirma ter sido comprovado por fotos e manifestações da comunidade escolar que a U.E.B. “Odylo Costa Filho” funciona em condições de “precariedade estrutural”, que comprometem a segurança, a saúde e o conforto de alunos e professores.

Segundo informações do processo, apesar de o Município ter apresentado um Relatório Técnico de Vistoria informando reparos pontuais, como a construção de uma rampa de acesso, a fabricação de uma tampa para a fossa e a realização de reparos na tampa da cisterna, há pendência de intervenções estruturais essenciais.

“A realização de manutenções paliativas não desobriga o ente público de promover a adequação integral do espaço físico escolar, especialmente quando se trata de ambiente voltado à educação infantil, onde a adequação dos banheiros, a acessibilidade, a salubridade das instalações hidrossanitárias e a segurança contra materiais tóxicos (amianto) são exigências primárias para a dignidade humana”, declarou o juiz na análise do caso.

Operação da PF combate fraude em laudos para obtenção indevida de isenção de IPI no MA

Nesta quinta-feira (18/6), a Polícia Federal deflagrou a Operação Dolus e cumpriu dois mandados de busca e apreensão contra um investigado suspeito de inserir informações falsas em laudos médicos, atestando indevidamente a condição de pessoa com deficiência (PCD) a indivíduos que não possuíam deficiência física ou mental. O objetivo era possibilitar a obtenção indevida de isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de veículos automotores.

As investigações tiveram início a partir de denúncias encaminhadas à Superintendência da Polícia Federal no Maranhão, indicando a possível ocorrência de fraudes em processos administrativos voltados à concessão do referido benefício fiscal.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos aparelhos eletrônicos em posse do investigado, os quais serão submetidos à perícia técnica especializada, com o objetivo de aprofundar as análises e possibilitar a identificação de outros eventuais envolvidos e beneficiários do esquema.

De acordo com os elementos apurados até o momento, as condutas investigadas podem caracterizar, em tese, o crime de falsidade ideológica.

TCE-MA disponibiliza nova metodologia para cadastro de gestores com integração ao Gov.br

Com o objetivo de ampliar a segurança da informação, aumentar a confiabilidade dos dados cadastrais e conferir maior agilidade aos procedimentos institucionais, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), por meio da Secretaria de Tecnologia e Inovação (Setin), em parceria com a Secretaria de Fiscalização (Sefis) e a Secretaria de Tramitação Processual (Sepro), implementará, a partir deste mês, uma nova metodologia para o cadastro de gestores fiscalizados do órgão.

A principal inovação consiste na integração do processo cadastral à plataforma federal Gov.br, referência nacional em identificação digital e autenticação de usuários. Com a nova sistemática, o cadastramento passará a contar com mecanismos adicionais de validação e segurança, reduzindo riscos de inconsistências cadastrais e fortalecendo a rastreabilidade das informações prestadas ao Tribunal.

Além da integração com o Gov.br, a nova metodologia contará com três camadas adicionais de segurança:

1. Autenticação obrigatória pelo Gov.br

O acesso ao sistema de cadastro será realizado exclusivamente por meio da conta Gov.br do gestor. Após a autenticação, os dados cadastrais vinculados à plataforma federal serão utilizados para o preenchimento inicial do cadastro, permanecendo disponível ao usuário a possibilidade de atualização das informações, tanto no momento do primeiro cadastro quanto posteriormente.

2. Validação por duplo fator de autenticação

Após o preenchimento das informações, o gestor deverá confirmar sua identidade mediante a inserção de um código de validação encaminhado ao endereço eletrônico informado, adicionando uma camada adicional de proteção ao procedimento.

3. Termo de consentimento com assinatura digital Gov.br

Como etapa final do processo, o gestor deverá assinar eletronicamente um Termo de Consentimento por meio do assinador oficial Gov.br. O documento formalizará a confirmação das informações cadastrais apresentadas, bem como a concordância com os termos e responsabilidades previstos pelo Tribunal.

Segundo a Secretaria de Tecnologia e Inovação (Setin), a iniciativa integra o processo contínuo de modernização dos serviços digitais do TCE-MA e reforça as diretrizes de governança, segurança da informação e transformação digital adotadas pela instituição. “Com a implantação da nova metodologia, o Tribunal passa a contar com um processo de cadastramento mais seguro, transparente, auditável e alinhado às melhores práticas de identificação digital utilizadas pela administração pública brasileira”, destaca o titular da Setin, Giordano Mochel.

O secretário de Fiscalização do TCE-MA, Fábio Alex de Mello, por sua vez, ressalta que a nova metodologia representa um importante avanço para o controle externo, ao assegurar maior confiabilidade na identificação dos gestores responsáveis, aprimorar a qualidade das informações cadastrais e conferir mais agilidade às atividades de fiscalização. Segundo ele, a integração com o Gov.br e os novos mecanismos de validação fortalecem a segurança jurídica, reduzem inconsistências cadastrais e tornam mais eficientes as comunicações e procedimentos fiscalizatórios, contribuindo para um processo de controle mais transparente, moderno e alinhado às melhores práticas da administração pública.

Para a secretária de Tramitação Processual do TCE-MA, Mônica Rocha, a nova metodologia representa um importante avanço na modernização dos procedimentos de protocolo e gestão processual da corte de contas. “Com a integração ao Gov.br e a adoção de mecanismos automatizados de validação, eliminamos etapas manuais de conferência cadastral que demandavam tempo e esforço operacional das equipes. O próprio gestor passa a validar suas informações por meio de autenticação segura, confirmação eletrônica e assinatura digital, tornando o processo integralmente eletrônico, mais ágil, confiável e rastreável. Além de reduzir inconsistências cadastrais, a nova sistemática proporciona maior eficiência na tramitação dos processos e permite que as equipes concentrem seus esforços em atividades de maior valor agregado para o controle externo”, ressalta.

Clique para ter acesso ao Manual Simplificado de operações do novo cadastro de  gestores: https://drive.google.com/file/d/1OMoH52dSYtv5UreueDhpbGKMCWq63pdt/view?usp=drivesdk

Dnit prorroga contrato de R$ 75 milhões para manutenção da BR-135 no MA

A principal rodovia de ligação terrestre entre São Luís e o interior do Maranhão seguirá com serviços de conservação pelos próximos 12 meses. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) oficializou a renovação do contrato de manutenção da BR-135, assegurando a continuidade das intervenções em um trecho considerado estratégico para a mobilidade e para o escoamento da produção no estado.

A extensão contratual foi formalizada por meio de termo aditivo publicado no Diário Oficial da União e mantém em vigor, até 3 de julho de 2027, o acordo com a empresa LCM Construção e Comércio S.A., responsável pelas obras de recuperação e conservação da via.

O investimento acumulado no contrato chega a R$ 75,3 milhões. O montante inclui não apenas os serviços executados ao longo da vigência, mas também os reajustes aplicados para compensar a elevação nos custos de materiais e insumos usados nas obras rodoviárias.

As intervenções estão concentradas em um trecho de 73,78 quilômetros da BR-135, entre os km 125,72 e 199,50. O segmento compreende a área entre o entroncamento com a MA-339, na região de Colombo, e a conexão com a BR-316, na localidade de Cachucha — um eixo importante para a logística de transporte no Maranhão.

Além de ser a principal porta de entrada e saída da capital maranhense, a BR-135 tem papel central no deslocamento diário de passageiros e no transporte de cargas. A rodovia é fundamental para o fluxo de grãos, combustíveis e produtos industrializados com destino ao Porto do Itaqui, além de integrar diferentes regiões do estado ao restante do país.

De acordo com o DNIT, a continuidade das ações de manutenção é considerada essencial para manter a pista em condições adequadas de uso, ampliar a segurança viária e evitar impactos negativos no custo do transporte de mercadorias. Sem esse trabalho preventivo, o desgaste do pavimento tende a se intensificar, comprometendo a trafegabilidade e a dinâmica econômica regional.

O contrato tem origem no processo administrativo nº 50615.002012/2021-51 e foi firmado a partir do Pregão nº 332/2022. A assinatura do novo aditivo ocorreu em 15 de junho de 2026, com o objetivo de impedir a paralisação das frentes de serviço e reforçar a preservação de uma das rodovias mais importantes da infraestrutura maranhense.

Ribamar recebe mais de 200 equipamentos de segurança pelo Programa Município Mais Seguro

A Guarda Municipal de São José de Ribamar deu um importante passo na modernização de sua atuação com o recebimento de novos equipamentos por meio do Programa Município Mais Seguro, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

Foram entregues mais de 100 armas de incapacitação neuromuscular (Taser) e mais de 100 espargidores, reforçando a capacidade operacional da corporação e ampliando a proteção dos munícipes.

A solenidade de adesão ao programa aconteceu na manhã da última quarta-feira (17), no Espaço Cultura Humberto de Maracanã, em São Luís. Estiveram presentes o secretário municipal de Transporte Coletivo, Trânsito e Defesa Social de São José de Ribamar, Mano Pontes; o diretor do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), Coronel João Alberto Nogueira Júnior; além de outras autoridades municipais e estaduais.

A iniciativa, coordenada pela SENASP, tem como objetivo fortalecer as políticas de segurança pública nos municípios, investindo em equipamentos de menor potencial ofensivo e na qualificação profissional das guardas civis.

Durante a cerimônia, o secretário Mano Pontes destacou a importância das parcerias interinstitucionais para o fortalecimento da segurança pública no município e celebrou os avanços alcançados nos últimos anos. “Ninguém faz segurança pública sozinho. Estamos vivendo os melhores anos da cidade no sentido da segurança pública, pois estamos investindo cada vez mais em parcerias com o estado e com o Governo Federal”, afirmou o titular da SEMTRANS.

O Coronel João Alberto Nogueira Júnior, diretor do SUSP, enfatizou o caráter estratégico do programa e sua abordagem integrada, que vai além da repressão e valoriza a prevenção e a proteção social. “Com investimentos superiores a R$ 171 milhões, o programa reconhece que os governos locais são atores fundamentais na prevenção da violência, na proteção das comunidades e na construção de cidades mais seguras”, declarou.

Com a nova estrutura, a Guarda Municipal de São José de Ribamar se torna mais preparada para atuar com técnica, segurança e eficiência na proteção da população ribamarense.

FPM: municípios recebem r$ 5,2 bilhões no segundo decêndio de junho

Os municípios brasileiros recebem nesta sexta-feira (19) mais de R$ 5,2 bilhões referentes ao segundo decêndio de junho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor representa um crescimento de cerca de 11% em relação ao mesmo período de 2025, quando o repasse foi de R$ 4,7 bilhões.

O aumento no volume transferido ocorre em meio a um cenário de pressão econômica, com elevação nos custos de energia e combustíveis, fatores que influenciam diretamente a arrecadação federal e impactam a composição do fundo.

Entre os estados, São Paulo concentra a maior fatia dos recursos, com aproximadamente R$ 651 milhões. No estado, cidades como Campinas e Bragança Paulista aparecem entre as que terão os maiores valores, superando R$ 2,8 milhões cada.

Na sequência, Minas Gerais deve receber cerca de R$ 647 milhões. Entre os destaques estão Itabira e Ituiutaba, com repasses acima de R$ 2 milhões.

No Maranhão, dois municípios seguem com bloqueios no recebimento do fundo até esta terça-feira (16): Igarapé Grande e São Francisco do Brejão. De acordo com o Tesouro Nacional, as restrições podem ocorrer por pendências como débitos previdenciários, falta de recolhimento ao Pasep, inscrições na dívida ativa da União ou ausência de informações obrigatórias no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS).

A suspensão, no entanto, é temporária. Após a regularização das pendências, os municípios voltam a receber os recursos, que podem ser aplicados em áreas como saúde, educação, infraestrutura e pagamento de servidores.

O FPM é abastecido com recursos arrecadados pela União a partir do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A distribuição é feita em três parcelas mensais, com divisão baseada em coeficientes definidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU), levando em conta, principalmente, o número de habitantes de cada município.

Líderes do União Brasil reafirmam lealdade à pré-candidatura de Orleans Brandão

O presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda, e o dirigente estadual do partido no Maranhão, deputado Pedro Lucas Fernandes, receberam o pré-candidato a governador Orleans Brandão em Brasília, nesta quarta-feira (17), para reafirmar total apoio da legenda à sua pré-candidatura. Eles fizeram questão de destacar o compromisso de manter a lealdade ao projeto político que dará continuidade ao processo de desenvolvimento que vive o Maranhão.

“Estamos recebendo o próximo governador do Maranhão com muito entusiasmo. Fizemos nosso compromisso com ele já no ano passado e estamos aqui, hoje, reafirmando nosso apoio à sua candidatura. Orleans, conte conosco: o União Brasil seguirá com você, com toda força e todo espírito de vitória”, afirmou Antônio de Rueda.

Dirigente estadual do União Brasil, Pedro Lucas enfatizou que ele e seu grupo sempre estiveram ao lado de Orleans Brandão e continuarão determinados em apoiar e trabalhar para que ele possa dar continuidade aos avanços conquistados no Maranhão nos últimos anos. “Compromisso é para ser honrado. Por isso, estamos aqui reafirmando nosso apoio a esse projeto vitorioso que com certeza o povo do Maranhão vai abraçar”, declarou o deputado.

Orleans Brandão agradeceu aos líderes do União Brasil pela confiança e lealdade, reafirmando sua convicção na vitória: “Agradeço ao presidente Rueda pela confiança, e ao amigo Pedro Lucas, que sempre esteve com a gente, pela lealdade. Obrigado pelo apoio para que possamos continuar esse grande trabalho pelo povo do Maranhão. O governador Carlos Brandão já implantou grandes programas, com ele o estado já avançou e tenho certeza que podemos avançar muito mais. Vamos seguir juntos para uma grande vitória!”