Blog do Rogério Silva - Notícias em tempo real

OMS aprova a CoronaVac para uso emergencial


A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, nesta terça-feira (1º), o uso emergencial da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech. A vacina, que no Brasil é produzida pelo Instituto Butantan em São Paulo, é a segunda desenvolvida em um país de fora do Ocidente a receber aval da OMS.

A CoronaVac é a sexta na lista geral a ser aprovada. Completam a lista: Pfizer/BioNTech; AstraZeneca/Oxford, que por aqui é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Janssen; Moderna; e Sinopharm. Além da CoronaVac, no Brasil, apenas os imunizantes da Pfizer e da Astrazeneca/Oxford estão sendo aplicados na população.

A inclusão da vacina no rol de imunizantes aprovados para uso emergencial pela OMS é pré-requisito para que determinada vacina seja disponibilizada pelo mecanismo internacional Covax Facility da própria Organização Mundial da Saúde.

Felipe Camarão deixa o Democratas


O secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, anunciou na noite desta terça-feira, 01, que deixa o partido Democratas.

“Após 3 anos de filiação, deixo o partido Democratas. Hoje, dia 1/6, após cordial e franca conversa com presidente estadual do DEM, dep. Juscelino Filho, agradeci o tempo em que fiquei na legenda e comuniquei minha saída para seguir novos rumos e continuar trabalhando pelo MA”, disse Camarão no twitter. 

Felipe é pré-candidato a Deputado Federal e, provavelmente, se filie ao Partido dos Trabalhadores, PT, para ajudar a legenda tentar garantir duas vagas na Câmara Federal.

Hoje o partido conta com o Deputado Zé Carlos, pré-candidato a reeleição. Com a força de Lula no Maranhão e uma nominata organizada, é possível o partido fazer dois federais.

Weverton entrega cestas de alimentos a famílias da Alemanha e Anjo da Guarda


A caravana da solidariedade, que tem à frente o senador Weverton Rocha (PDT-MA) realizou mais uma entrega de cestas básicas em comunidades de São Luís para levar alimento a famílias que tem sofrido por conta da pandemia do novo coronavírus. Foram entregues 400 cestas nos bairros da Alemanha e Anjo da Guarda.

Também participaram da entrega na Alemanha o deputado estadual Neto Evangelista (DEM), do suplente Marcos Caldas (PTB), do presidente do PSB Luciano Leitoa, e do vereador Osmar Filho (PDT). No Anjo da Guarda estiveram presentes os vereadores Domingos Paz (Podemos), Octávio Soeiro (Podemos) e Raimundo Penha (PDT).

Weverton garantiu que a rede de solidariedade não vai parar, alinhada à ações para ampliar a vacinação e garantir segurança alimentar e saúde à população. “A frase do atual cenário da pandemia é imunização e comida na mesa. E nós estamos nessa frente. Lutando para imunizar a população e lutando para levar o acalento, o apoio às famílias que tanto precisam nesse momento. Quando estamos no Maranhão, rodamos as comunidades levando ajuda. E em Brasília, lutamos para aumentar a imunização e por mais políticas públicas para o nosso estado”, afirmou.

O deputado Neto Evangelista ratificou a importância da união da classe política com a iniciativa privada em um esforço conjunto para levar comida a quem precisa neste momento. “O momento é de união. É necessário que todos deem as mãos para ajudar quem mais precisa. A fome aumentou e muitas pessoas não estão conseguindo colocar comida na mesa para sua família. Vamos, quem puder, cada um, ajudar as pessoas que estão passando maior necessidade”.

O vereador Osmar Filho, presidente da Câmara de São Luís, destacou o trabalho que vem sendo feito em várias comunidades sob a liderança do senador Weverton e com a participação dos parlamentares, que conhecem bem a necessidade em cada comunidade onde atuam. “Nós sabemos o quanto a pandemia afetou as famílias. Uma das formas de ajudar é com a distribuição de alimentos. Não resolve, mas ameniza a dor e o sofrimento de várias pessoas que estão tendo dificuldade de comprar comida. É uma iniciativa que todo nosso grupo político liderado pelo senador Weverton tem feito para ajudar o máximo de pessoas possível. Temos mobilizado a iniciativa privada, destinado emendas e estamos dando nossa contribuição”.

O olhar de felicidade das pessoas que recebiam suas cestas denotavam a importância deste movimento. Mais do que comida, as pessoas recebiam esperança em um gesto que representa união para vencer a crise.

Dona Jucilene Campos demonstrou toda sua alegria por estar sendo contemplada. “Isso é muito importante. A situação está muito difícil. Esses rapazes estão ajudando muito a comunidade. Isso já ajuda muito. Imagina acordar de manhã e não ter um pó de café, um açúcar, um óleo, que está muito caro. É muito triste”, disse ao receber com satisfação sua cesta.

Neto Evangelista entrega cestas básicas no bairro da Alemanha

O deputado estadual Neto Evangelista (DEM) realizou mais uma ação para minimizar os impactos socioeconômicos causados pela pandemia da COVID-19. Na segunda-feira (31), ele entregou várias cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade no bairro da Alemanha, em São Luís.

“O momento é de união. É necessário que todos deem as mãos para ajudar quem mais precisa. A fome aumentou e muitas pessoas não estão conseguindo colocar comida na mesa para sua família. Vamos, quem puder, cada um, ajudar as pessoas que estão passando maior necessidade”, disse Neto.

O parlamentar adquiriu, por meio de emenda parlamentar, 40 toneladas de alimentos que estão sendo distribuídos em várias localidades na capital e no interior. A ação também contou com a participação do senador Weverton (PDT), do vereador Osmar Filho (PDT), do ex-deputado Marcos Caldas e do presidente estadual do PSB, Luciano Leitoa.

Desde o início da pandemia, Neto Evangelista vem realizando ações de solidariedade e apoio à população mais vulnerável diante o enfrentamento do coronavírus. Entre elas, destacam-se a campanha “Tô em casa, mas conte comigo”, que levou toneladas de alimentos a autônomos que perderam suas rendas e a famílias carentes em São Luís, além da distribuição de sopa a pessoas em situação de rua, realizada em parceria com o Instituto João Evangelista.

“As necessidades das famílias continuam em meio à pandemia. E, enquanto a vacina não chega para todos, é fundamental que cada um faça sua parte. Aos poucos, um somando com o outro, vamos conseguir alcançar mais pessoas”, ressaltou Neto Evangelista.

O senador Weverton parabenizou a iniciativa do parlamentar que junto com outras lideranças vem ajudando quem mais precisa. “A cesta básica não resolve o problema, mas só quem tem fome sabe o quanto que ela diminui e dá um grande acalento para quem precisa. Tenho certeza que por meio de ações como essa, se todo mundo fizer a sua parte, nós seremos muitos agentes do bem”.

Polícia Federal deflagra operação contra crimes previdenciários no Maranhão


A Polícia Federal no Estado do Maranhão, por meio da Força-Tarefa Previdenciária, deflagrou na manhã desta terça-feira, dia 1º de junho de 2021, nas cidades de São Luís, Paço do Lumiar, Esperantinópolis, São Domingos do Maranhão, Governador Nunes Freire e Maranhãozinho, todos no Estado do Maranhão, a Operação ANADROMIKI, com a finalidade de reprimir crimes previdenciários.

A investigação conduzida pela Polícia Federal no Maranhão, com a colaboração da Coordenação- Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, iniciada no ano de 2020, levou à identificação de um esquema criminoso integrado por dois servidores do INSS, advogado e outros agentes operacionais.

Mediante a confecção de documentos ideologicamente falsos, o grupo criminoso inseria informações nos sistemas da autarquia previdenciária, objetivando a concessão, principalmente, de benefícios da espécie pensão por morte, com pagamentos retroativos, causando vultoso dano aos cofres públicos.

Aproximadamente 70 (setenta) policiais federais cumpriram 20 (vinte) mandados judiciais expedidos pela 1º Vara da Justiça Federal em decorrência de representação da Polícia Federal. São 03 (três) mandados de prisão preventiva, 04 (quatro) de prisão temporária e 13 (treze) de busca e apreensão. Consta ainda na decisão judicial a determinação para que o INSS submeta 68 (sessenta e oito) processos de benefício a procedimentos de auditoria.

Com relação aos dois servidores da autarquia previdenciária, além dos mandados de prisão temporária, também foi determinado o afastamento das funções públicas.

O prejuízo inicialmente identificado com a concessão dos benefícios, aproxima-se de R$ 5,9 milhões. A economia proporcionada com a futura suspensão dos benefícios, considerando-se a expectativa de sobrevida projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), gira em torno de R$ 18,4 milhões.

O nome ANADROMIKI faz alusão à palavra retroativo. No caso dessa investigação, apurou-se que parte do modus operandi da organização criminosa consistiu no requerimento de benefícios com datas retroativas de modo a obter vultosos valores com a fraude previdenciária.

Os envolvidos estão sendo investigados pela prática dos crimes de estelionato previdenciário (art. 171, § 3º), inserção de dados falsos em sistema público (art. 313-A), associação criminosa (art. 288), todos do Código Penal, e organização criminosa (art. 2º, §4º, inciso II da Lei 12.850/2013), cujas penas máximas acumuladas podem ultrapassar 15 (quinze) anos de reclusão.

Pedro Lucas cumpre extensa agenda e recebe lideranças


O deputado federal Pedro Lucas Fernandes realizou inúmeras atividades nos últimos dias. Em trabalho constante, o parlamentar não mede esforços em atender aliados e buscar melhorias para as cidades maranhenses.

Recentemente, Pedro Lucas visitou o Núcleo Básico de Saúde, em São Luís, projeto do Instituto Antonio Marcos Silva, liderado pelo vereador Marquinhos. O local passa a oferecer mais especialidades médicas. “Fico feliz de ter contribuído com essa conquista por meio de emenda parlamentar”, disse.

Ele também conversou com o vereador Farofa, da cidade de São Bernardo, sobre demandas da cidade. Segundo ele, o seu compromisso com as pautas municipalistas é de trabalhar ao lado de quem conhece e vive os problemas das cidades.

O jovem líder também se reuniu com a comitiva de São Domingos do Azeitão, composta por Paulo Miranda, vereador Luquinhas da Grutinha e correligionários. Na oportunidade, trataram sobre propostas que vão beneficiar a cidade. “Conte com nosso empenho em Brasília para buscar recursos para o município. Vamos em frente”, finalizou Pedro Lucas.