Blog do Rogério Silva - Notícias em tempo real

Paço do Lumiar: Paula Azevedo reúne multidão em caminhada Mulheres com Lula

A prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, tem se engajado fortemente na campanha pró-Lula dentro e fora do município. Nesta quarta-feira (19), ela participou de uma caminhada com aproximadamente mil mulheres, que percorreram algumas avenidas do bairro Maiobão e finalizaram em frente à sede do PCdoB, na Avenida 13.

O candidato do PT foi o mais votado para a Presidência da República na cidade, obtendo 60,54% dos votos (37.374) contra 31,84% (19.484) do segundo colocado, Jair Bolsonaro (PL).

“Fizemos essa caminhada para mostrar que estamos torcendo e trabalhando para conquistar mais votos para o nosso futuro presidente. Minha sugestão é que todos se esforcem para multiplicar as adesões. Paço do Lumiar tem muito a ganhar com o time que vai governar verdadeiramente em favor do povo”.

A prefeita, que mostrou sua força nas urnas ao conseguir eleger seus deputados, pediu aos presentes que seja feita uma grande mobilização para diminuir as abstenções nas urnas no segundo turno das eleições.

“Que nós possamos nos ajudar e ajudar os colegas, amigos e vizinhos que precisam de uma ajuda para se locomover no dia da votação, pois é importante que consigamos diminuir as abstenções”.

O evento contou com a participação dos deputados eleitos Marcio Jerry ( federal) e Rodrigo Lago (estadual). Também estavam presentes os vereadores luminenses Drielle da Pinboda (que discursou reforçando a importância de cada voto em Lula), Jorge Maru e Wellington Sousa.

Sobre a programação de campanha neste segundo turno, Paula Azevedo informou que ainda haverá mais um ato político em Paço do Lumiar, mas que todas as informações sobre o mesmo ainda serão divulgadas.

Deputado Márcio Honaiser fala sobre como será sua atuação na Câmara Federal

O deputado federal eleito, Márcio Honaiser (PDT), concedeu entrevista ao Programa Ponto Continuando nesta quarta-feira (19), onde falou sobre seus planos para Câmara Federal em prol dos maranhenses. Márcio Honaiser é ex-secretário de Agricultura e de Desenvolvimento Social do Estado, e foi eleito com mais de 50 mil votos.

“Com muito orgulho estarei representando e ajudando nossa população e nosso estado, defendendo as bandeiras do trabalho, da educação, da assistência social e do setor produtivo”, disse o parlamentar.

Historicamente pertencente à um partido progressista, Márcio Honaiser, quando questionado sobre qual será sua posição com o resultado das eleições presidenciais, disse que independente do candidato eleito, trabalhará para trazer ajuda ao Maranhão.

“Independente do presidente eleito vamos respeitar a maioria da população brasileira, e trabalhar para trazer ajuda pro nosso estado, além de contribuir com o desenvolvimento do país. Vamos apoiar ações importantes e projetos estratégicos, mas sempre defendendo nossos princípios”, enfatizou Honaiser.

O deputado informou que a região Sul do Maranhão será destaque em suas pautas, como o aeroporto de Balsas e ações de infraestrutura.

“É uma região importante para o Maranhão. Balsas é uma grande produtora de grãos e é uma das 10 cidades brasileiras que tem plano emprego, porém tem muitos problemas de infraestrutura que precisam ser solucionadas. Por isso aceitei o desafio de ser deputado estadual porque sentia que balsas precisava de um representante que conhecia bem seus anseios”, finalizou.

FPM: 2º repasse de outubro corresponde a R$ 1,254 bilhão

Os cofres municipais recebem nesta  quinta-feira, 20 de outubro, o repasse do 2º decêndio do mês do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o valor total do repasse corresponde a R$ 1.254.675.298,17. Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante é de R$ 1.568.344.122,71.

Comparado ao mesmo período do ano passado e levando em consideração os efeitos da inflação, o repasse apresenta crescimento de 37,72%. Já o acumulado do mês, em relação ao mesmo período do ano anterior, teve crescimento de 6,36%. Sem considerar os efeitos da inflação, o decêndio, na comparação com o mesmo período de 2021, teve crescimento de 45,77%.

Já com relação ao acumulado do ano, o valor total do FPM também apresenta um crescimento de 27,55% em termos nominais, que não consideram os efeitos da inflação, em relação ao mesmo período de 2021. Considerando os efeitos da inflação, observa-se que o FPM acumulado em 2022 apresenta crescimento de 15,75% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça a importância de os gestores municipais acompanharem as transferências constitucionais. Para tanto, disponibiliza, aos Municípios filiados, o Conteúdo Exclusivo, onde é possível ter todas as informações importantes para a gestão municipal. Lá o gestor consegue monitorar e acompanhar os repasses das 12 transferências aos cofres municipais.

Acesse aqui a nota completa.

Fonte: Agência CNM de Notícias

Eliziane Gama é repudiada por convenção de Igrejas Evangélicas após declarar apoio a Lula

A senadora Eliziane Gama segue desapontando seus aliados. Dessa vez foi a Convenção Estadual das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus no Maranhão (CEADEMA), que através do conselho politico, emitiu nota repudiando o apoio da senadora a candidatura de Lula, quando a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil já havia declarado apoio a Bolsonaro.

A nota da entidade que representa os evangélicos no Maranhão também repreendeu a condução do mandato de Eliziane Gama, que para eles vai de encontro ao que defendem e acreditam, como a preservação dos bons costumes, da família tradicional, do combate à corrupção e o apoio ao Governo que defende os princípios e pautas conservadoras.

“A senadora Eliziane Gama, desde o início do seu mandato, tem dado sinais claros, através de discursos e posicionamentos, da falta de compromisso com a CEADEMA, inclusive com os termos assinados pela senadora, quando da homologação da sua pré-candidatura ao Senado Federal. É público e notório que a grande maioria dos posicionamentos da senadora caminha na direção contrária ao que a CEADEMA defende e acredita”, diz a nota.

Fernando Braide é homenageado pela Cruz Vermelha Brasileira no Maranhão

O deputado estadual eleito, Fernando Braide, foi homenageado pelo presidente da Cruz Vermelha Brasileira no Maranhão, Carlos Rangel, durante visita à instituição, localizada no Monte Castelo. Na ocasião, o futuro parlamentar se comprometeu a apoiar as ações humanitárias desempenhadas pela Cruz Vermelha em todo o estado, sendo um parceiro da entidade na assembleia legislativa.

O título de reconhecimento, entregue pelo presidente da Cruz Vermelha, destaca os serviços prestados, por Fernando Braide, à Sociedade Nacional da Cruz Vermelha Brasileira. De acordo com o deputado eleito, esta é uma parceria que ainda renderá muitos frutos para o estado.

“É uma honra receber o reconhecimento de uma entidade tão importante. A Cruz Vermelha desempenha um belíssimo papel, trabalhando dia e noite, de forma voluntária, para oferecer mais qualidade de vida à nossa população, não só em calamidades, mas no dia-a-dia daqueles que mais precisam. No que eu puder, irei colaborar e somar forças a esse trabalho, para que ele continue cuidando dos maranhenses”, reafirmou Fernando Braide.

Durante a ocasião, Carlos Rangel, agradeceu pela disponibilidade e destacou o papel importante que o deputado eleito pode desempenhar ao lado da entidade. “A gente precisa ajudar a população maranhense e desenvolver programas de apoio através do trabalho dos nossos voluntários. E você [Fernando Braide], pode criar frentes dentro da assembleia para fortalecer nossa atuação”, ressaltou.

Participaram do encontro, também, o ex-vereador César Bombeiro; o reitor da Faculdade Maurício de Nassau, Caio Márcio Vieira; e o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Antônio Norberto.

Projeto de Lei garante inclusão de crianças com Síndrome de Down na rede pública de educação

Na reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, da última terça, 18, foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 346/2022, que dispõe sobre a inclusão e reserva de vagas na rede pública e privada de Educação para crianças e jovens com Síndrome de Down.

O Projeto, de autoria do deputado Duarte Jr, teve como relator o deputado Márcio Honaiser, também defensor das causas das pessoas com Síndrome de Down, e altera a redação e ementa da Lei nº 11.715/2022 que dispõe sobre o tema.

“Estou feliz em ser o relator deste importante Projeto de Lei que garante vagas para as crianças que tem algum tipo de deficiência, e neste caso específico, as crianças com Síndrome de Down na rede pública estadual. É importante garantir o acesso e inclusão das nossas crianças a educação”, disse Márcio Honaiser, destacando ainda que, no próximo ano, quando estiver na Câmara Federal, a luta pelos direitos de crianças e pessoas portadoras de deficiência continuará sendo uma de suas prioridades.

“Vamos trabalhar com afinco para garantir inclusão e espaço para as nossas crianças e jovens com deficiência. Inclusão na escola e nos espaços de lazer, entre outras ações”, disse Márcio Honaiser.

Maioria de deputados federais do MA votam a favor de PL que pune empresas de pesquisas

Foi aprovado em caráter de urgência pela Câmara Federal, nesta terça-feira (18), o Projeto de Lei 96/11, que amplia multas a institutos de pesquisa e altera o conceito de pesquisa fraudulenta. De autoria do deputado Rubens Bueno, o PL foi aprovado por 295 votos favoráveis. Outros 120 foram contra.

O PL prevê prisão de seis meses a um ano além de multa de até R$ 1 milhão para quem divulgar “pesquisa fraudulenta”. Pesquisas divulgadas até cinco dias antes da eleição, cujo resultado apresente diferença superior à margem de erro indicada também estão inclusas.

Os deputados maranhenses que votaram a favor do PL foram André Fufuca, Cléber Verde, Edilázio Júnior, Gil Cutrim, Hildo Rocha, Josimar de Maranhãozinho, Josivaldo, João Marcelo, Juscelino Filho e Pastor Gil.

Votaram contra, Bira do Pindaré, Márcio Jerry, Rubens Pereira Jr. e Zé Carlos. Os demais estavam ausentes.

Educação será pauta principal do mandato do deputado eleito Eric Costa

O deputado estadual eleito Eric Costa (PSD), concedeu entrevista ao Programa Ponto Continuando nesta terça-feira (18), onde abordou quais serão suas principais lutas na Assembleia Legislativa do Maranhão a partir de fevereiro de 2023. O parlamentar, que já foi prefeito de Barra do Corda e presidente da FAMEM, foi eleito com mais de 40 mil votos.

“Estou ansioso para assumir o mandato, porque em todos os setores teremos pautas a defender, mas principalmente a da educação. Quando fui prefeito, fiz um concurso público para mais de 2 mil professores e paguei um dos melhores salários do estado”, disse Éric Costa.

Suas ações na educação ainda tem reflexos positivos, como a boa posição da escola implantada em Barra do Corda no ranking do IDEB. Ela está entre as dez melhores do estado.

Outras lutas prometidas pelo parlamentar será a implantação de uma central de hemodiálise no hospital regional de Presidente Dutra, e de uma força tarefa para reforçar a segurança nas regiões de Barra do Corda e Grajaú.

“Vai resolver um problema histórico na questão dos assaltos, muitas vezes feitos por brancos infiltrados nas aldeias”, explicou.

Sobre o governador Carlos Brandão, Eric Costa disse não ter problema em apoiar as matérias do Governo do Estado na Assembleia.

“Não tenho interesse em ser oposição ao Brandão e nem vejo nenhum problema em apoiar e votar com o Governo para benefício dos maranhenses. Se for para continuar com os programas sociais e com o trabalho que está sendo feito, terá o meu apoio”, finalizou.

Operação da PF mira fraudes em licitações na área da Saúde no Piauí e Maranhão

A Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União no Estado do Maranhão (CGU-MA), deflagrou a Operação Arconte, nesta quarta-feira (19), nos municípios maranhenses de Caxias, São Luís e São José de Ribamar, e no Piauí em Teresina e Cajueiro da Praia. A ação policial tem como objetivo desarticular um grupo criminoso investigado pelo cometimento de crimes contra a Administração Pública.

De acordo com as informações repassadas pela PF, os alvos investigados realizavam fraudes em procedimentos de dispensa de licitação no município de Caxias, com o desvio de recursos públicos federais da área da saúde, constando dentre esses, verbas públicas que deveriam ser aplicadas no combate à pandemia de covid-19. Durante as investigações, foi constatado a participação de servidores públicos e empresários atuantes na área de saúde que recebiam o repasse de recursos públicos do município de Caxias.

Ao todo, estão sendo cumpridos 44 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região – TRF1 em decorrência de representação feita pela Polícia Federal. Em Teresina, estão sendo cumpridos 4 mandados de busca e apreensão. Para o cumprimento das medidas judiciais estão sendo empregados 160 policias federais e 4 servidores da CGU.

A Controladoria-Geral da União identificou que muito embora existisse empresas com potencial para serem contratadas pelo município, as dispensas de licitação eram direcionadas para a contratação de empresas diretamente ligadas aos servidores públicos e particulares investigados. Somente em relação a duas empresas investigadas foi realizado o repasse total de aproximadamente R$ 9,45 milhões de reais.

Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, fraude à licitação e lavagem de dinheiro, dentre outros, com penas que podem chegar a 43 anos de prisão.

A Operação denominada Arconte se refere ao termo grego “arkhon”, que significa o responsável por um “cargo”. Sendo batizada dessa forma, pois os investigados foram flagrados em vídeos negociando diretamente não somente o repasse de recursos públicos com as empresas investigadas, mas também a nomeação de cargos na Administração Pública, em troca da obtenção de vantagens indevidas.

“O Brasil caminha para um desastre”, diz Sergio Moro sobre possível vitória de Lula

Em entrevista coletiva após o debate dos candidatos Lula e Bolsonaro a presidência da república, o senador eleito Sergio Moro afirmou que acredita que caso o PT volte ao poder, o Brasil caminha para um desastre não só econômico, mas moral.

“Eu já falei claramente desde o início do primeiro turno, nós tínhamos nosso candidato do União Brasil. No segundo turno eu me coloco claramente, eu sou contra o Lula, contra o projeto de poder do PT, que querem voltar a cena do crime, eu acho isso inaceitável”, disse Moro.

Sobre os desentendimentos com Jair Bolsonaro expostos em suas redes sociais no início do ano, Moro justificou que não são maiores que as afinidades que tem com o presidente.

“Tenho minhas divergências com o presidente Bolsonaro, mas as convergências são muito maiores”.

Sérgio Moro também destacou que o PT nunca transferiu os líderes, que segundo ele, são responsáveis pela maior organização criminosa do país, o PCC.

“Por que o PT, em 14 anos, nunca transferiu os líderes do PCC para presídios federais de segurança máxima? Em 2006 tiveram atentados terroristas perpetrados pelo PCC que vitimaram 59 policiais, e o governo da época estadual, hoje vice do Lula, Alckmin, e o Lula, nunca realizaram as transferências. Do que adianta ter presídio federal construído por ele mesmo se não serve para isolar os líderes da maior organização criminosa do país ?”, questionou.

Veja o vídeo: