Blog do Rogério Silva - Notícias em tempo real

Festival Guarnicê de Cinema abre inscrições para 47ª edição

As inscrições para a 47ª edição do Festival Guarnicê de Cinema estão abertas até o dia 19 de março, com o evento ocorrendo entre os dias 7 e 14 de junho. Gratuitas, as inscrições podem ser realizadas online por meio do site oficial do festival em https://www.guarnice47.ufma.br/.

O festival tem como objetivo principal a promoção do intercâmbio entre realizadores de países ibérico-americanos e de língua portuguesa, além de difundir as produções audiovisuais. Sua programação inclui mostras competitivas, paralelas, especiais e com regulamentos próprios (Faz Todo Sentido, Jogos Digitais e Mostra Universitária), além do seminário acadêmico Ciência Cine Guarnicê e ações formativas.

As mostras competitivas aceitam filmes de longa-metragem, curta-metragem e videoclipes sobre diversos temas, desde que tenham sido finalizados a partir de junho de 2022. Nesta edição, o festival oferecerá aproximadamente R$ 60 mil em premiações, com destaque para o melhor filme de longa-metragem nacional, que receberá um prêmio de R$ 20 mil, e o melhor curta nacional, com R$ 10 mil em prêmio, ambos financiados pelo próprio festival.

Desde 1977, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realiza o Festival Guarnicê de Cinema, tendo adotado um formato híbrido a partir de 2020 para ampliar seu alcance e facilitar o acesso ao audiovisual brasileiro. Na última edição, o festival atraiu quase 60 mil espectadores com sua programação presencial e online.

Categoria: Notícias