Foi oficializada nesta quinta-feira (15) a comissão que vai conduzir a transição de governo no Maranhão. As nomeações constam nas Portarias nº 2.307 e 2.308, publicadas no Diário Oficial do Estado e assinadas pelo secretário-chefe da Casa, Sebastião Madeira.
A Comissão de Transição Republicana de Governo foi instituída para permitir que o candidato eleito ao cargo de governador conheça o funcionamento dos órgãos e entidades da administração pública estadual e prepare os atos de iniciativa da nova gestão.
Conforme a Portaria nº 2.307, o grupo terá seis integrantes e será coordenado por Anna Caroline Marques Pinheiro Salgado. Também compõem a comissão Simão Cirineu, José de Jesus Azzolini, David Col Debella, Silvana Carla Costa dos Santos e Manuella Oliveira Fernandes.
Caberá à coordenadora requisitar informações aos órgãos e entidades da administração pública estadual. O documento estabelece ainda que o exercício da função é honorífico, sem remuneração, e exige sigilo sobre dados e informações confidenciais.
O Núcleo Central de Transição, criado pela Portaria nº 2.308, ficará responsável pela coordenação administrativa das providências do governo em exercício e pela interlocução central com a comissão.
Entre os integrantes estão Luis Fernando Moura da Silva, secretário-chefe da Secretaria Geral da Governadoria; Aline Ribeiro Duailibe Barros, secretária de Planejamento e Orçamento; Pedro Carvalho Chagas, secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais; e Aparício Bandeira Filho, secretário de Infraestrutura.
Também fazem parte da equipe de transição Jandira Dias Araújo Silva, secretária de Educação; Liliane Neves Carvalho, secretária de Saúde; Jeonys Caldas Carvalho Aguiar, secretário de Governo; Marcellus Ribeiro Alves, secretário da Fazenda; Guilberth Marinho Garcês, secretário da Administração; Denilson Souza dos Reis Almeida, procurador-geral do Estado; Alberto Pessoa Bastos, secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano; e Raul Cancian Mochel, secretário de Transparência e Controle.
Sempre que se fizer necessário, poderá haver designação de titulares de outras pastas. Em caso de ausência, os integrantes serão representados por seus substitutos legais.
A Secretaria Geral da Governadoria ficará encarregada de receber, em até 10 dias a partir da constituição da comissão, toda a documentação prevista na Lei Estadual nº 10.219/2015 e no Decreto nº 42.810/2026. O material será consolidado e entregue formalmente à equipe de transição mediante termo de entrega e recebimento.