Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), assinou, nesta quarta-feira (3), a Ordem de Serviço para a construção do primeiro prédio da Rede Pública Estadual de Ensino Médio, no município de Amapá do Maranhão. Com isso, o governo zera o número de municípios maranhenses sem prédios próprios que, em 2015, chegava a 25 em todo o estado.
Em Amapá do Maranhão, o governo investirá R$ 1.420.141,19 para a construção de uma escola com seis salas de aula, no padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com muro e prazo de execução de 6 meses a contar do início dos serviços.
A O.S. foi assinada pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, e a prefeita do município, Nelene da Costa Gomes. Na ocasião foi ressaltada a importância do prédio escolar para atendimento da comunidade escolar e melhoria dos indicadores educacionais do município.
“Hoje vivenciamos um momento histórico. É uma conquista da comunidade. Desde a gestão do ex-prefeito foi doado o terreno e, por muitos entraves burocráticos, a reforma ainda não havia saído. Mas, graças a Deus, assinamos hoje essa Ordem de Serviço, nos próximos dias iniciaremos as obras e entregaremos ao povo do Maranhão e de Amapá uma belíssima escola”, enfatizou Felipe Camarão.
“Fico muito feliz porque é um sonho do povo de Amapá essa escola. Estou com muita fé que dará certo e logo teremos nossa escola tão sonhada e só tenho a agradecer ao governador Flávio Dino e ao secretário Felipe Camarão e destacar que estamos caminhando para o desenvolvimento de Amapá do Maranhão”, concluiu a prefeita.
O resultado da pré-seleção para bolsas oferecidas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021 está disponível no site do programa ou na instituição para a qual se inscreveu.
Segundo o MEC, R$ 500 milhões estão disponibilizados para as bolsas de financiamento estudantil. O O prazo para pré-seleção da lista de espera já começou. Os candidatos devem acompanhar pelo site as convocações, chamadas que podem ser feitas até 18 de março.
O Fies 2021/1 não utilizou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, já que o resultado das provas sairá somente em março. Foram aceitas as edições de 2010 a 2019, com média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação.
Para o primeiro semestre de 2021 o Fies está oferecendo 40 mil vagas.
Depois de ser acusado de agredir idosos, o deputado estadual, Duarte Junior, quer “limpar a barra” exigindo que a Prefeitura de São Luís modifique a forma de agendamento e promova aglomeração para que os idosos possam se vacinar contra o novo coronavírus (Covid-19).
O cadastro e agendamento das vacinas podem ser feitos por qualquer responsável pelo idoso, através de um formulário online, e a partir disso, os idosos serão contatados pela Secretaria Municipal de Saúde para informar a data e o local de vacinação, garantindo um serviço seguro e sem aglomerações.
Atualmente, o Maranhão possui mais de sete mil casos ativos do Covid-19. Suspensão do carnaval e cogitação de um novo “lockdown” já foram consequências do aumento de casos em todo o estado.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) adiou a definição sobre o edital para o leilão do 5G no Brasil, a telefonia e internet móvel de quinta geração, para 24 de fevereiro. O presidente da agência, Leonardo Euler de Morais, pediu vista para análise do processo.
Mesmo com o pedido de vista, o relator do processo, Carlos Baigorri, apresentou seu voto, que foi seguido por outros dois conselheiros. Com isso, já são três votos favoráveis à proposta apresentada. formando maioria para a aprovação. Mas os conselheiros podem mudar o voto ao longo da análise.
A expectativa é de que o leilão aconteça ainda no primeiro semestre 2021
O governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou através de suas redes sociais que não haverá ponto facultativo nos dias 15 e 16 de fevereiro, durante o período das para as festas de carnavalescas.
“Além da suspensão das festas de carnaval em todo o Estado, informo que dias 15 e 16 de fevereiro (segunda e terça) serão dias normais no serviço público estadual, não incidindo qualquer feriado ou ponto facultativo. Medida acompanha orientação do Fórum de Governadores do Brasil”, anunciou Flávio Dino.
A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) foi indicada nesta terça-feira (02) para liderar o Bloco Senado Independente no biênio 2021/2022. Formado em 2019, o bloco partidário é composto pelos partidos Cidadania, PDT, Rede e PSB, que se uniram para propor mudanças e permitir maior distribuição de poderes da presidência do Senado e na Mesa Diretora.
O bloco Senado Independente, com nove parlamentares, tem uma atuação política pautada na defesa dos interesses nacionais, no fortalecimento do Senado e em defesa da democracia.
Após o começo das imunizações contra a Covid-19, os estados e municípios passaram a divulgar plataformas conhecidas como vacinômetros que alimentam bancos de dados com detalhes sobre as doses aplicadas.
Nestas plataformas ficam registradas a quantidade de pessoas vacinadas, os locais de vacinação e quais grupos estão sendo vacinados, segundo os grupos prioritários.
O Ministério da Saúde computa, de acordo com os dados recebidos por cada secretaria, a aplicação de 759 mil doses no País. O público-alvo das doses prioritárias é composto de 77.219.266 pessoas.
Maranhão fica em 4º lugar em aumento de empregos em 2020. Segundo pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, a alta foi de 4,11% em relação a 2019. O saldo positivo foi de 19.753 novos empregos com carteira assinada. Esse é o melhor desempenho entre os estados do Nordeste.
Além do Maranhão, outros quatro estados também tiveram aumento de postos de trabalho: Ceará (18.546), Paraíba (5.152), Alagoas (4.595) e Rio Grande do Norte (1.769). O restante, no entanto, teve perdas no número de empregos no ano passado, sendo o pior resultado registrado na Bahia (-5.307), seguido de Pernambuco (-5.163), Sergipe (-4.475) e Piauí (-181).
No acumulado do ano, o Brasil teve saldo positivo de 142.690 novos empregos – número mais baixo desde 2017. Os setores que mais geraram postos de trabalho foram construção, indústria e agropecuária. O setor de serviços teve a maior perda.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou, nesta segunda-feira (1º), Portaria com as diretrizes pedagógicas a serem adotadas pelos Centros de Ensino da Rede Pública Estadual no ano letivo de 2021, considerando atividades presenciais e não presenciais durante o período de pandemia da Covid-19. As orientações valem para o retorno das aulas, que pode ser em formato híbrido ou remoto, conforme indicadores epidemiológicos de cada região ou das características de cada unidade de ensino.
A Portaria estabelece o retorno das atividades pedagógicas, em caráter híbrido ou remoto, nas seguintes etapas: em janeiro, as escolas tiveram seus calendários regulares, com retorno presencial dos professores, equipe pedagógica e administrativa dos Centros de Ensino de tempo parcial, Centros Educa Mais e das Unidades Plenas do IEMA, para fins de planejamento e organização do ano letivo de 2021; e, a partir deste mês de fevereiro, o retorno dos estudantes, com o início do ano letivo nas escolas de Rede no dia 8, para o Ensino Médio Integral dos Centros Educa Mais e Unidades Plenas do IEMA; e dia 22 em escolas que funcionam em tempo parcial (Fundamental e Médio).
“A Portaria é um instrumento importante que irá nortear o trabalho da gestão escolar, bem como de toda a comunidade escolar, uma vez que estamos trabalhando para mitigar os impactos negativos da pandemia e garantir que nossos estudantes tenham acesso à aprendizagem com qualidade e segurança”, pontuou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, que assinou a Portaria.
O documento também traz informações importantes como o cumprimento da carga horária mínima anual obrigatória, e o continuum curricular, que foi definido pela Resolução nº 200, de 7 de dezembro de 2020, do Conselho Estadual de Educação, para o Ciclo de Aprendizagem, formado pela fusão de duas séries ou anos escolares contínuos, totalizando oito períodos letivos. Excetua-se nessa medida os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A Portaria orienta, ainda, que, na retomada das atividades pedagógicas, as unidades de ensino devem destinar momentos para: abordagem e acolhimento socioemocional dos estudantes e professores; avaliação diagnóstica e formativa, que contemple as especificidades de cada componente curricular para identificar as habilidades efetivamente consolidadas, no ano letivo de 2020, bem como aquelas que devem ser retomadas e/ou aprofundadas, no ano letivo subsequente.
O documento trata, também, da 4ª Série Opcional do Ensino Médio, que é facultada aos estudantes concluintes do Ensino Médio, em caráter excepcional, e permite a matrícula do aluno em períodos de estudos suplementares, presenciais ou híbridos, em conformidade com a disponibilidade de vagas ofertadas pela Rede Estadual de Ensino.
Medidas de Biossegurança
A Portaria também prevê, no caso de implementação de atividades pedagógicas presenciais, que deverá ser assegurado o cumprimento das medidas de biossegurança previstas no Decreto Estadual nº 35.897, de 30 de junho de 2020, e estabelecer o rodízio de estudantes, de todas as etapas e modalidades, distanciamento obrigatório nos espaços de convívio coletivo, e as unidades de ensino devem adotar todas as medidas necessárias: higiene e desinfecção dos espaços e das superfícies; escalonamento de horário de entrada e saída de séries e turmas, com intervalos entre os grupos, a fim de evitar aglomerações; distanciamento nas filas; aferição da temperatura de todos que estudam ou trabalham no ambiente escolar; suspensão de atividades capazes de provocar aglomeração e uso obrigatório de máscaras.
O Instituto Butantan deve receber nesta semana insumos para produzir mais 8,6 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 CoronaVac desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac
A expectativa é que o lote com a matéria-prima chegue na próxima quarta-feira (3), em São Paulo. As informações foram divulgadas pelo governo de São Paulo, que ainda noticiou que 5,4 mil litros do insumo farmacêutico ativo estão prontos para o embarque da China para o Brasil.
Com essa quantidade de produto em mãos, o Butantan afirma que pode produzir até 11 milhões de novas doses da CoronaVac
O Butantan entregou ao Ministério da Saúde mais de 8,7 milhões de doses da vacina para o programa de imunização que está sendo conduzido em todo o país