Blog do Rogério Silva - Notícias em tempo real

Felipe Camarão assina ordem de serviço para construção de primeira escola de ensino médio em Amapá do Ma

Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), assinou, nesta quarta-feira (3), a Ordem de Serviço para a construção do primeiro prédio da Rede Pública Estadual de Ensino Médio, no município de Amapá do Maranhão. Com isso, o governo zera o número de municípios maranhenses sem prédios próprios que, em 2015, chegava a 25 em todo o estado.

Em Amapá do Maranhão, o governo investirá R$ 1.420.141,19 para a construção de uma escola com seis salas de aula, no padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com muro e prazo de execução de 6 meses a contar do início dos serviços. 

A O.S. foi assinada pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, e a prefeita do município, Nelene da Costa Gomes. Na ocasião foi ressaltada a importância do prédio escolar para atendimento da comunidade escolar e melhoria dos indicadores educacionais do município.

Hoje vivenciamos um momento histórico. É uma conquista da comunidade. Desde a gestão do ex-prefeito foi doado o terreno e, por muitos entraves burocráticos, a reforma ainda não havia saído. Mas, graças a Deus, assinamos hoje essa Ordem de Serviço, nos próximos dias iniciaremos as obras e entregaremos ao povo do Maranhão e de Amapá uma belíssima escola”, enfatizou Felipe Camarão.

“Fico muito feliz porque é um sonho do povo de Amapá essa escola. Estou com muita fé que dará certo e logo teremos nossa escola tão sonhada e só tenho a agradecer ao governador Flávio Dino e ao secretário Felipe Camarão e destacar que estamos caminhando para o desenvolvimento de Amapá do Maranhão”, concluiu a prefeita.

 

Fies 2021: Divulgados os resultados da pré-seleção

O resultado da pré-seleção para bolsas oferecidas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021 está disponível no site do programa ou na instituição para a qual se inscreveu.

Segundo o MEC, R$ 500 milhões estão disponibilizados para as bolsas de financiamento estudantil. O O prazo para pré-seleção da lista de espera já começou. Os candidatos devem acompanhar pelo site as convocações, chamadas que podem ser feitas até 18 de março.

O Fies 2021/1 não utilizou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, já que o resultado das provas sairá somente em março. Foram aceitas as edições de 2010 a 2019, com média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação.

Para o primeiro semestre de 2021 o Fies está oferecendo 40 mil vagas.

Após ser acusado de agredir idosos, Duarte quer que vacinas sejam marcadas de forma presencial

Depois de ser acusado de agredir idosos, o deputado estadual, Duarte Junior, quer “limpar a barra” exigindo que a Prefeitura de São Luís modifique a forma de agendamento e promova aglomeração para que os idosos possam se vacinar contra o novo coronavírus (Covid-19).

O cadastro e agendamento das vacinas podem ser feitos por qualquer responsável pelo idoso, através de um formulário online, e a partir disso, os idosos serão contatados pela Secretaria Municipal de Saúde para informar a data e o local de vacinação, garantindo um serviço seguro e sem aglomerações.

Atualmente, o Maranhão possui mais de sete mil casos ativos do Covid-19. Suspensão do carnaval e cogitação de um novo “lockdown” já foram consequências do aumento de casos em todo o estado.

Anatel adia aprovação de edital do leilão do 5G

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) adiou a definição sobre o edital para o leilão do 5G no Brasil, a telefonia e internet móvel de quinta geração, para 24 de fevereiro. O presidente da agência, Leonardo Euler de Morais, pediu vista para análise do processo.

Mesmo com o pedido de vista, o relator do processo, Carlos Baigorri, apresentou seu voto, que foi seguido por outros dois conselheiros. Com isso, já são três votos favoráveis à proposta apresentada. formando maioria para a aprovação. Mas os conselheiros podem mudar o voto ao longo da análise.

A expectativa é de que o leilão aconteça ainda no primeiro semestre 2021

Flávio Dino cancela ponto facultativo no Carnaval no Maranhão

O governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou através de suas redes sociais que não haverá ponto facultativo nos dias 15 e 16 de fevereiro, durante o período das para as festas de carnavalescas.

“Além da suspensão das festas de carnaval em todo o Estado, informo que dias 15 e 16 de fevereiro (segunda e terça) serão dias normais no serviço público estadual, não incidindo qualquer feriado ou ponto facultativo. Medida acompanha orientação do Fórum de Governadores do Brasil”, anunciou Flávio Dino.

Eliziane Gama vai liderar o Bloco Independente no Senado nos próximos dois anos

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) foi indicada nesta terça-feira (02) para liderar o Bloco Senado Independente no biênio 2021/2022. Formado em 2019, o bloco partidário é composto pelos partidos Cidadania, PDT, Rede e PSB, que se uniram para propor mudanças e permitir maior distribuição de poderes da presidência do Senado e na Mesa Diretora.

O bloco Senado Independente, com nove parlamentares, tem uma atuação política pautada na defesa dos interesses nacionais, no fortalecimento do Senado e em defesa da democracia.

Bloco Senado Independente – Biênio 2021/2022
Acir Gurgacz (PDT-RO)

Alessandro Vieira (Cidadania-SE)

Cid Gomes (PDT-CE)

Eliziane Gama (Cidadania-MA)

Fabiano Contarato (REDE-ES)

Jorge Kajuru (Cidadania-GO)

Leila Barros (PSB-DF)

Randolfe Rodrigues (REDE-AP)

Weverton (PDT-MA)

Vacinômetro: 759 mil doses foram aplicadas no Brasil

Após o começo das imunizações contra a Covid-19, os estados e municípios passaram a divulgar plataformas conhecidas como vacinômetros que alimentam bancos de dados com detalhes sobre as doses aplicadas.

Nestas plataformas ficam registradas a quantidade de pessoas vacinadas, os locais de vacinação e quais grupos estão sendo vacinados, segundo os grupos prioritários. 

O Ministério da Saúde computa, de acordo com os dados recebidos por cada secretaria, a aplicação de 759 mil doses no País. O público-alvo das doses prioritárias é composto de 77.219.266 pessoas. 

Maranhão fica em 4º lugar em aumento de empregos em 2020

Maranhão fica em 4º lugar em aumento de empregos em 2020. Segundo pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, a alta foi de 4,11% em relação a 2019. O saldo positivo foi de 19.753 novos empregos com carteira assinada. Esse é o melhor desempenho entre os estados do Nordeste.

Além do Maranhão, outros quatro estados também tiveram aumento de postos de trabalho: Ceará (18.546), Paraíba (5.152), Alagoas (4.595) e Rio Grande do Norte (1.769). O restante, no entanto, teve perdas no número de empregos no ano passado, sendo o pior resultado registrado na Bahia (-5.307), seguido de Pernambuco (-5.163), Sergipe (-4.475) e Piauí (-181).

No acumulado do ano, o Brasil teve saldo positivo de 142.690 novos empregos – número mais baixo desde 2017. Os setores que mais geraram postos de trabalho foram construção, indústria e agropecuária. O setor de serviços teve a maior perda.

Fonte: Brasil 61

Seduc divulga portaria com diretrizes para aulas em escolas da rede estadual

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou, nesta segunda-feira (1º), Portaria com as diretrizes pedagógicas a serem adotadas pelos Centros de Ensino da Rede Pública Estadual no ano letivo de 2021, considerando atividades presenciais e não presenciais durante o período de pandemia da Covid-19. As orientações valem para o retorno das aulas, que pode ser em formato híbrido ou remoto, conforme indicadores epidemiológicos de cada região ou das características de cada unidade de ensino.

A Portaria estabelece o retorno das atividades pedagógicas, em caráter híbrido ou remoto, nas seguintes etapas: em janeiro, as escolas tiveram seus calendários regulares, com retorno presencial dos professores, equipe pedagógica e administrativa dos Centros de Ensino de tempo parcial, Centros Educa Mais e das Unidades Plenas do IEMA, para fins de planejamento e organização do ano letivo de 2021; e, a partir deste mês de fevereiro, o retorno dos estudantes, com o início do ano letivo nas escolas de Rede no dia 8, para o Ensino Médio Integral dos Centros Educa Mais e Unidades Plenas do IEMA; e dia 22 em escolas que funcionam em tempo parcial (Fundamental e Médio).

“A Portaria é um instrumento importante que irá nortear o trabalho da gestão escolar, bem como de toda a comunidade escolar, uma vez que estamos trabalhando para mitigar os impactos negativos da pandemia e garantir que nossos estudantes tenham acesso à aprendizagem com qualidade e segurança”, pontuou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, que assinou a Portaria.

O documento também traz informações importantes como o cumprimento da carga horária mínima anual obrigatória, e o continuum curricular, que foi definido pela Resolução nº 200, de 7 de dezembro de 2020, do Conselho Estadual de Educação, para o Ciclo de Aprendizagem, formado pela fusão de duas séries ou anos escolares contínuos, totalizando oito períodos letivos. Excetua-se nessa medida os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A Portaria orienta, ainda, que, na retomada das atividades pedagógicas, as unidades de ensino devem destinar momentos para: abordagem e acolhimento socioemocional dos estudantes e professores; avaliação diagnóstica e formativa, que contemple as especificidades de cada componente curricular para identificar as habilidades efetivamente consolidadas, no ano letivo de 2020, bem como aquelas que devem ser retomadas e/ou aprofundadas, no ano letivo subsequente.

O documento trata, também, da 4ª Série Opcional do Ensino Médio, que é facultada aos estudantes concluintes do Ensino Médio, em caráter excepcional, e permite a matrícula do aluno em períodos de estudos suplementares, presenciais ou híbridos, em conformidade com a disponibilidade de vagas ofertadas pela Rede Estadual de Ensino.

Medidas de Biossegurança

A Portaria também prevê, no caso de implementação de atividades pedagógicas presenciais, que deverá ser assegurado o cumprimento das medidas de biossegurança previstas no Decreto Estadual nº 35.897, de 30 de junho de 2020, e estabelecer o rodízio de estudantes, de todas as etapas e modalidades, distanciamento obrigatório nos espaços de convívio coletivo, e as unidades de ensino devem adotar todas as medidas necessárias: higiene e desinfecção dos espaços e das superfícies; escalonamento de horário de entrada e saída de séries e turmas, com intervalos entre os grupos, a fim de evitar aglomerações; distanciamento nas filas; aferição da temperatura de todos que estudam ou trabalham no ambiente escolar; suspensão de atividades capazes de provocar aglomeração e uso obrigatório de máscaras.

Confira a Portaria na íntegra aqui.

Fonte: Seduc

Vacinas da Covid19: Butantan aguarda matéria-prima para produzir mais 8,6 milhões de doses da Coronavac

O Instituto Butantan deve receber nesta semana insumos para produzir mais 8,6 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 CoronaVac desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac

A expectativa é que o lote com a matéria-prima chegue na próxima quarta-feira (3), em São Paulo. As informações foram divulgadas pelo governo de São Paulo, que ainda noticiou que 5,4 mil litros do insumo farmacêutico ativo estão prontos para o embarque da China para o Brasil.

Com essa quantidade de produto em mãos, o Butantan afirma que pode produzir até 11 milhões de novas doses da CoronaVac

O Butantan entregou ao Ministério da Saúde mais de 8,7 milhões de doses da vacina para o programa de imunização que está sendo conduzido em todo o país