O deputado Zé Carlos (PT) teve solicitação atendida pelo presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, na luta em defesa dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. O parlamentar requereu que fosse incluída na Ordem do Dia, a discussão sobre a carga horária de 30h dos profissionais da categoria.
De acordo com Lira, os profissionais de enfermagem contribuíram no combate à pandemia. “Nós teremos uma audiência pública na próxima semana, inclusive avaliando se não merecia colocar no texto do Senado também as 30 horas”, disse o presidente.
Para Zé Carlos é inegável que os mais de 2,4 milhões de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de todo o país têm enfrentado, desde o início de 2020, uma estafante e perigosa rotina de trabalho contra a Covid- 19. Por isso defende que esses trabalhadores devem ser valorizados.
“Uma grande atitude do presidente Arthur Lira pautar a inclusão da carga horária de 30 horas semanais para os profissionais de enfermagem no PL que estabelece o piso salarial da classe.
Estou dedicando meus esforços nesta luta em prol da valorização desses grandes profissionais”, disse o deputado.
Após ser aprovado no Senado, o PL 2564 seguiu direto para análise da Câmara Federal para ser votado em regime de urgência, não passando pelas comissões temáticas.