O deputado federal Zé Carlos (PT) solicitou ao Ministério Público Federal que seja instaurado processo de investigação sobre a troca de empresa parceira do Banco do Nordeste para a operacionalização do Crediamigo. O parlamentar quer que a população saiba como funcionará a linha de crédito a partir de 2022 e evitar que ela seja utilizada como recompensa do atual governo federal a partidos políticos.
Para Zé Carlos, algumas medidas administrativas que estão sendo tomadas pela atual presidência do Banco do Nordeste (BNB) relativas a linha de crédito “CREDIAMIGO”, inclusive a nova licitação para operacionalização da linha, buscam atender a interesses da presidência do Partido Liberal – PL, atual do presidente Jair Bolsonaro.
“O INEC não mais poderá operar o Crediamigo conforme vinha fazendo há 18 anos, e esse afastamento do INEC, ao que tudo indica, se dá em atendimento à vontade e possível reivindicação do senhor Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal – PL”, disse o deputado.
As empresas que se habilitaram no processo de licitação (edital 141/2021) foram inabilitadas e, por isso, não se sabe como o Banco do Nordeste fará para não deixar de atender as pessoas que diariamente procuram o banco em busca do crédito.
Entenda o caso
Em setembro, o ex-deputado federal Valdemar Neto relatou por meio de um vídeo estar surpreendido com a “barbaridade do Banco do Nordeste contratar uma ONG por R$ 600 milhões por ano”, e pediu a demissão de toda a diretoria do BNB.
Dias depois, o então presidente do banco, Romildo Rolim, foi substituído interinamente pelo então diretor de negócios do Banco, Anderson Possa, que anunciou que o termo de parceria com o INEC para a operacionalização do Crediamigo não seria mais renovado. O atual presidente avisou que abriria uma licitação para selecionar as novas instituições que irão operacionalizar o programa de microcrédito a partir de 2022.
Depois de aberta a licitação o Banco emitiu novo “Comunicado ao Mercado” informando que havia inabilitado as três empresas então habilitadas no processo, em razão de não terem conseguido preencher as exigências mínimas estabelecidas pelo edital.
CREDIAMIGO
O “Crediamigo”, operado pelo BNB desde 1998, é um programa de microcrédito urbano, considerado o maior programa de microcrédito orientado da América Latina. Por meio desse crédito, milhares de pessoas tiveram a chance de abrir ou expandir seus negócios, uma vez que o BNB, para essa linha de empréstimos, não faz as exigências tradicionais que normalmente são feitas por outros bancos.