Moradores da região da MA-203 protestaram na manhã desta quarta-feira (26) contra as mudanças no trânsito local realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Mobilidade Urbana (MOB). Eles informaram que no final da tarde haverá uma nova manifestação contra os locais das paradas de ônibus, que se reduziram a quatro entre os bairros Araçagy e Olho Dágua, e tem causado transtornos para pessoas que tem dificuldades de locomoção.
“Estamos fazendo uma reivindicação ao governador do estado, para que ele possa trazer as paradas de ônibus de volta. Eles colocaram as paradas de ônibus aonde os moradores que fazem hemodiálise, as crianças e idosos, tem que ir para uma parada que fica há mais de 5 km. Então o povo está clamando a Deus e clamando para que eles tragam as paradas de volta. A MA 203 ela é para trazer benefícios e não constrangimento ao povo”, desabafou um manifestante.
As paradas de ônibus estão em frente ao Marista, em frente à UPA do Araçagy, próximo ao Center Lar e em frente ao antigo Retorno do Berro e devem atender moradores de diversas comunidades como Brisa do Mar, Vila Luizão, Sol e Mar, Divinéia, dentre outras. A mudança faz parte da primeira fase das obras de requalificação da MA-203.
Segundo informações da MOB, a intervenção promete “trazer mais fluidez e melhorias”, e a alteração irá trazer mais comodidade para todos, diminuindo o tempo das viagens, com abrigos seguros e mais agilidade ao trânsito da Região, beneficiando os usuários do transporte coletivo da região.
Mas nesta semana, um ônibus destruiu uma parada após colidir com o teto da mesma, colocando em risco os passageiros e usuários com os estilhaços de vidro. Mesmo após a determinação da MOB, carros de passeio dividem a pista exclusiva com os ônibus, e alguns ônibus continuam transitando pela pista normal, quando deveriam circular somente pelo “corredor cinza”.
De acordo com moradores, os acidentes são quase diários e os engarrafamentos trazem transtornos, tudo por uma obra que prometeu um novo modal que não existirá mais: O BRT.
