Blog do Rogério Silva - Notícias em tempo real

Vacinação contra Poliomielite inicia nesta segunda-feira (27)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite inicia nesta segunda-feira, 27, no Maranhão. Em São Luís, a abertura das atividades acontece na Policlínica do Vinhais, durante uma ação organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Cerca de 419.561 de crianças de um ano a menores de 5 anos devem ser vacinadas com a vacina oral poliomielite (VOP) no Maranhão, desde que tenham recebido as três doses da vacina inativada poliomielite (VIP) do esquema básico de vacinação.

A campanha procura ampliar as coberturas vacinais e segue até 14 de junho deste ano. A meta é vacinar pelo menos 95% das crianças. Crianças até 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas com a VIP (injetável).

Na rede estadual de saúde, as salas de vacinação nas Policlínicas Cidade Operária, Vinhais, Cidade Operária e Vila Luizão, além do Hospital Aquiles Lisboa, funcionam de 8h às 18h, e aos sábados, nas Policlínicas da Cidade Operária e Vinhais, das 8h às 12h. Nos municípios maranhenses, o público pode se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). É necessário apresentar o documento oficial com foto e a carteira de vacinação.

Poliomielite – A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Para tanto, essa estratégia de vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no país desde 1994.

Categoria: Notícias