Blog do Rogério Silva - Notícias em tempo real

Internet 5G já está presente em 10 municípios maranhenses

A Internet 5G, tecnologia essa que permite uma velocidade maior na transmissão dos dados já está presente em 10 municípis maranhenses, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A tecnologia possibilita um velocidade média de download está em torno de 450 Mbps.

Segundo o levantamento, a Internet 5G está presente em São Luís e nas cidades de Açailândia, Bacabal, Balsas, Caxias, Codó, Imperatriz, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Timon. Ainda de acordo com a Anatel, o Maranhão tem um total de 347 antenas instaldas para essa nova tecnologiam, sendo a maioria (286) apenas na capital maranhense.

Tecnologia – A Internet 5G é a quinta geração de redes móveis, que oferece uma série de melhorias significativas em relação às gerações anteriores (4G, 3G, etc.). O 5G já está disponível em muitas cidades brasileiras, e as operadoras continuam expandindo a cobertura e melhorando a infraestrutura para suportar essa tecnologia.

No Brasil, a implantação do 5G começou a ganhar força após o leilão de frequências realizado pela Anatel em novembro de 2021. A partir desse leilão, as operadoras adquiriram o direito de utilizar as faixas de frequência necessárias para a implementação da tecnologia 5G no país.

A operação comercial do 5G puro (standalone) começou a ser implementada nas principais capitais brasileiras em 2022. A Anatel estabeleceu metas para que as operadoras levassem a tecnologia a todas as capitais até julho de 2022 e para outras cidades com mais de 30 mil habitantes até 2029. No entanto, a expansão para áreas mais amplas e a plena cobertura nacional ainda estão em andamento.

Com apoio de Penha, São Luís realiza segunda Gincana 60 +

O Em edição comemorativa do aniversário de São Luís, com o tema “Ô minha cidade, deixa-me viver: Praticando atividade física posso rejuvenescer”, a Gincana da turma 60+ do projeto SuperAção reunirá 600 idosos no Sesi Clube do Araçagi, durante todo o dia desta sexta-feira (06). Com o apoio do vereador Raimundo Penha, a iniciativa proporciona lazer e interação entre os participantes de diversos projetos a exemplo do SuperAção e das universidades da terceira idade mantidas pela UFMA e pela UEMA.

“Na gincana do ano passado, nossos idosos deram um show de vitalidade e alegria, superando desafios e participando de atividades com muita animação e vitalidade. Agora, o número de inscritos superou nossas expectativas: 600 pessoas animadas em estar juntas, numa competição saudável para o corpo e para a mente. É uma grande alegria poder contribuir para que esse maravilhoso encontro aconteça novamente”, declarou Raimundo Penha.

Em 2017, quando a turma 60+ do SuperAção foi criada, o primeiro desafio era tirar os idosos de casa, e depois promover um ambiente saudável de convivência entre eles, para que pudessem cuidar da saúde, do corpo e da mente. Com a gincana, o objetivo era inovar, tirá-los da rotina. E a ideia foi muito bem aceita pelos participantes do projeto.

“O sucesso do ano passado, quando tivemos 140 participantes, despertou o interesse de muito mais idosos. Nesta gincana serão 600 pessoas em nove grupos, fazendo uma competição saudável, em atividades físicas diversas que culminará com uma ação temática baseada nos anos 60. Será uma experiência única, que demonstra todo o carinho que o vereador Raimundo Penha tem pelos idosos da nossa cidade”, declarou Kamila Cutrim, coordenadora do projeto SuperAção.

A gincana desta sexta-feira contará com a participação de idosos dos bairros Bequimão, Liberdade, Centro, João de Deus, Parque dos Sabiás, da UNABI, Uniti e da faculdade Estácio.

Eleições 2024: aumenta número de jovens aptos a votar

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicam um aumento no número de eleitores de 16 e 17 anos habilitados a votar nas eleições municipais de outubro deste ano. Segundo a Corte Eleitoral, houve um crescimento de 78% em comparação ao pleito realizado no ano de 2020, totalizando 1.836.081 eleitores.

A Região Nordeste concentra a maior quantidade de eleitores dessa faixa etária, com 860.707, seguida pelas regiões Sudeste, com 397.385; Norte, com 298.623; Sul, com 166.201 e Centro-Oeste, com 113.165.

O maior acesso às ferramentas tecnológicas é o fator apontado por especialistas para o crescimento da quantidade de jovens eleitores. De acordo com especialistas, as redes sociais, por exemplo, estão desempenhando um papel crucial na mobilização e engajamento desse público, levando a uma participação política mais ativa.

Estatísticas – O número de eleitores que afirmaram ter alguma deficiência ou mobilidade reduzida aumentou 25% em relação às eleições municipais de 2020, passando de 1.157.619 para 1.451.846. Desse total, 714.829 são mulheres, 736.922 são homens e 95 pessoas não informaram o gênero.

Ainda segundo o TSE, o eleitorado com mais de 70 anos também cresceu, registrando um aumento de 12%, de 13.508.088 em 2020 para 15.208.667 em 2024, o que representa 9% dos eleitores aptos a votar em 6 de outubro. Desse total, 4.826.663 são eleitores com mais de 79 anos.

O estado de São Paulo continua sendo o maior colégio eleitoral do Brasil, com 34,4 milhões de eleitores, sendo que a capital possui mais de 9,3 milhões de votantes, quase o mesmo número de eleitores de toda a região Centro-Oeste.

Após São Paulo, os maiores colégios eleitorais são Minas Gerais, com 16,5 milhões de eleitores, e Rio de Janeiro, com 13 milhões, destacando-se as capitais com 1,99 milhões e 5 milhões de eleitores, respectivamente.

Os estados com o menor número de eleitores são Roraima, com 389.863; Amapá, com 571.248; e Acre, com 612.448, que juntos representam apenas 1% do eleitorado nacional.

Município de São Luís deve solucionar casos de acúmulos de animais, determina Justiça

A Justiça condenou o Município de São Luís a adotar solução efetiva para os casos de acúmulo de animais por pessoas, a maioria idosas, que submetem cães e gatos a situações de extrema precariedade, desnutrição e condições insalubres, com risco de zoonoses.

A Ação Civil Pública foi ajuizada pelo Ministério Público do Maranhão, alegando que o Município de São Luís não possui ação institucional e preventiva para resolver casos de pessoas com a “Síndrome de Noé”, na qual a pessoa acumula animais e não consegue se livrar dessa situação.

O Município de São Luís deverá pagar indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 50 mil ao Fundo Estadual de Direitos Difusos, além de cumprir seis obrigações impostas por sentença do juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Coletivos de São Luís.

Plano de Ação – No prazo de 60 dias, deverá apresentar um plano de ação para solucionar os casos de acumulação de animais, a ser cumprido em um ano, a ser executado por equipes multidisciplinares, compostas por médicos veterinários, psiquiatras, agentes de autoridade de saúde, limpeza pública, e zoonoses para identificar, intervir, avaliar e acompanhar os casos identificados.

O Município deverá definir protocolo para solucionar os casos de acumulação de animais; obter e fornecer dados de identificação de responsáveis por imóvel suspeitos ou identificados pela acumulação; realizar vistorias, orientar a pessoa sobre os cuidados com o ambiente e os animais e monitorar esse imóvel e fazer a retirada dos animais.

Outra obrigação a ser cumprida é realizar campanhas para sensibilizar e informar a população sobre bem-estar animal e promover orientação técnica sobre as medidas que responsáveis pelos animais deverão adotar, visando eliminar ou reduzir riscos e situações insalubres à saúde individual e coletiva.

Exames de Zoonoses – Quando for constatado o acúmulo de animais, deverá realizar exame de leishmaniose em cães e micoses em gatos, vacinação antirrábica, vermifugação, controle de ectoparasitas, esterilização, identificação por meio de dispositivo eletrônico (microchip) e coleiras com placas, e fotografar, dentre outros cuidados de controle de zoonoses.

Por fim, o Município de São Luís deverá fornecer atenção básica e especializada à família e à pessoa com Síndrome de Noé, bem como atendimento e apoio biopsicossocial e acompanhamento psiquiátrico e psicológico para aquelas em situação de acumulação de animais.

Vereador Ribeiro Neto mostra força e arrasta multidão em caminhada na Cidade Operária

Na última sexta-feira (30), o vereador Ribeiro Neto (PSB) atraiu uma grande quantidade de apoiadores e amigos em sua caminhada pelo bairro da Cidade Operária, em São Luís.

O evento marcou mais um importante passo em sua campanha para reeleição, consolidando sua posição como um dos principais candidatos na sigla do PSB.

Ribeiro Neto, que ganhou destaque no cenário político local, é visto como um dos nomes fortes do partido. Seu diferencial na campanha tem sido a ampla aceitação e o impacto positivo de seus projetos sociais na comunidade.

Programas como “Jovens do Futuro” e “Coração Azul” têm atingido um expressivo número de famílias na capital, reforçando o compromisso do vereador com o bem-estar social.

Com o apoio popular e o reconhecimento de seus projetos, Ribeiro Neto busca continuar seu trabalho na Câmara Municipal, fortalecendo sua atuação junto à população de São Luís.

Fernando Pessoa e Nelson Nanxi reúnem multidão no Alto Sertão em Tuntum

Uma multidão se reuniu no Alto Sertão para participar de um arrastão seguido de um grande comício organizado por Fernando Pessoa e Nelson do Nanxi no povoado São Lourenço a mais de 100km da sede de Tuntum.

O povo animado seguiu os candidatos pelas principais vias da comunidade demonstrando entusiasmo e confiança na vitória e progresso levado pela dupla para o sertão.

O evento culminou em um comício que atraiu uma gigantesca quantidade de pessoas. No palco, Fernando e Nelson reforçaram suas promessas de desenvolvimento para o sertão, destacando a importância de políticas públicas voltadas para a melhoria da vida no campo, investimentos em infraestrutura e a criação de oportunidades de emprego e renda para a população local.

O arrastão e o comício deixaram claro que Fernando e Nelson contam com um forte apoio popular, reforçando o sentimento de que as mudanças propostas por eles têm o potencial de transformar a realidade do Alto Sertão cada vez mais.

Comércio de São Luís está autorizado a funcionar nos dias 7 e 8 de setembro

A rotina comercial de São Luís será alterada nos dias 7 e 8 de setembro, feriados em que se comemoram a Independência do Brasil e o aniversário da capital maranhense, respectivamente. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) informou que o comércio lojista da cidade tem autorização para funcionar nesses dois dias.

Os estabelecimentos comerciais situados em ruas, avenidas, galerias e centros comerciais podem abrir as portas, no sábado (7), das 8h às 18h, e no domingo (8), das 8h às 14h. As lojas de shopping centers poderão funcionar no sábado (7), das 10h às 22h, e no domingo (8), das 13h às 21h.

Para o funcionamento, as empresas devem realizar o pagamento das horas trabalhadas com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal, uma vez que o trabalho nessas datas é considerado extraordinário. Além disso, o empregador deverá ser paga também uma gratificação de R$ 45,00 aos funcionários escalados para trabalho. Ainda segundo a Fecomércio-MA, as horas trabalhadas nesses feriados não podem ser compensadas com folgas.

As empresas que desejarem funcionar nos dias 7 e 8 de setembro devem enviar a lista dos empregados convocados ao conhecimento do Sindcomerciários, por meio do endereço eletrônico: atendimento@sindcomerciarios-ma.com.br, além de recolher o valor de R$ 12,00 por funcionário para o sindicato.

São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa

De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho estabelecida entre a Fecomércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, fica autorizado, também, o funcionamento do comércio lojista nos demais municípios que compõem a Grande Ilha de São Luís, no feriado nacional de 7 de setembro.

Estão valendo as mesmas regras de São Luís: pagamento das horas trabalhadas com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal, além de gratificação no valor de R$ 45,00 aos empregados convocados.

No dia 8 de setembro, o comércio de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa pode funcionar sem pagamento de horas extras, já que o feriado municipal abrange apenas o município de São Luís.

Incêndio destrói loja de materiais de construção em São Luís

Um incêndio de grandes proporções registrado na tarde deste domingo (1º) destruiu a loja Vem Ki Tem Atacarejo, especializada em materiais de construção, localizada na Avenida Guajajaras, no bairro da Forquilha, em São Luís.

Viaturas do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMA) estão neste momento no local tentando dissipar as chamas que já atingiram grande parte do estabelecimento comercial. O incêndio provocou uma fumaça negra tão grande que poderia ser vista há quilômetros de distância.

Até o momento, não há registros de feridos ou mortos.

Conta de luz terá bandeira vermelha patamar 2 em setembro

A bandeira tarifária de energia elétrica em setembro será vermelha patamar 2. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a previsão de escassez de chuvas e o clima seco com temperaturas altas motivaram o acionamento de usinas térmicas, aumentando os custos da operação do sistema elétrico.

Esta é a primeira vez em pouco mais de três anos que a bandeira vermelha patamar 2 é acionada, a última foi em agosto de 2021. Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida apenas em julho de 2024 com bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto.

O anúncio da Aneel sinaliza maiores custos para a geração de energia elétrica, com um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Com a previsão de chuvas abaixo da média no próximo mês, o volume de água nos reservatórios das hidrelétricas do país também deve ficar cerca de 50% abaixo da média. “Esse cenário de escassez de chuvas, somado ao mês com temperaturas superiores à média histórica em todo o país, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais”, explicou a Aneel.

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior, e a verde, sem custo extra.

Segundo a Aneel, as bandeiras permitem ao consumidor um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. “Ao saber do valor adicional antes do início do mês, ele pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta”, avalia a agência.

“Com o acionamento da bandeira vermelha patamar 2, a vigilância quanto ao uso responsável da energia elétrica é fundamental. A orientação é para utilizar a energia de forma consciente e evitar desperdícios que prejudicam o meio ambiente e afetam a sustentabilidade do setor elétrico como um todo. A economia de energia é essencial para a preservação dos recursos naturais”, acrescentou.

Fonte: Agência Brasil