A cidade de Tuntum acaba de receber um reforço no efetivo policial e varias viaturas, trazendo mais segurança e tranquilidade para os moradores. No entanto, a medida levanta questionamentos, já que algumas cidades próximas, com índices de criminalidade mais elevados, podem estar em uma situação mais crítica e necessitando mais desse apoio.
Embora Tuntum seja conhecida por sua relativa tranquilidade em comparação com outras regiões, a chegada do reforço policial mostra um esforço das autoridades em manter essa segurança e prevenir futuros problemas. O novo contingente será responsável por intensificar a presença nas ruas, combater o crime e garantir respostas rápidas em casos de emergência.
Mesmo com a percepção de que outras áreas poderiam demandar mais essa atenção, o investimento na segurança pública de Tuntum reforça o compromisso com a proteção de todos os cidadãos. A expectativa é que, com essa força extra, o ambiente continue seguro e a sensação de tranquilidade permaneça.
Um episódio de preconceito e misoginia do candidato a prefeito Léo Costa (Podemos) revoltou moradores do município de Barreirinhas nesta semana. Ele atacou com palavras desrespeitosas a deputada Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, a quem chamou de “galinha”, durante discurso de campanha.
O vídeo com a fala preconceituosa do postulante a prefeito viralizou na cidade e causou indignação entre as mulheres barreirinhenses. “Mas, ela tá lá cantando né nem de galo, é de galinha”, afirmou ele, imitando a seguir o som e os trejeitos da ave.
A fala teve repercussão negativa, pois para a maioria, quem desrespeita uma mulher, desrespeita todas. Até porque o motivo do ataque é tão somente pela parlamentar ser mãe do candidato Vinícius Vale (MDB), que lidera com folga as pesquisas de intenção de voto na cidade.
As lideranças e moradores de Barreirinhas se sentiram atingidas também pela fala misógina, ficaram indignadas e, em resposta ao candidato agressor, gravaram dezenas de vídeos e áudios, que circulam nas redes sociais e aplicativos condenando o discurso.
Em ato no município, mulheres de Barreirinhas se uniram à deputada Iracema Vale e saíram em sua defesa e de todas, gritando a frase: “Respeita a mulher”.
Muitas destacaram a trajetória política e vitoriosa da deputada Iracema Vale (PSB), que é ex-prefeita e primeira presidente da Assembleia em 189 anos de história do Parlamento Estadual.
A Polícia Federal prendeu no Maranhão quatro candidatos a vereador com mandados de prisão em aberto. A operação fez parte de uma força-tarefa para cumprir as ordens de detenção antes de começar a proibição de prisões contra aspirantes a cargos públicos.
Na cidade de Matões, foi preso F. C. M. da S., candidato a vereador, acusado de estupro de vulnerável, por força de mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara de Tailândia (PA). Já em Santa Rita, foi preso T. da S., candidato a vereador, por força de mandado de prisão civil expedido pela Vara Única de Santa Rita.
Em São Luís Gonzaga, a PF, com o auxílio da Polícia Militar, efetuou a prisão de E. L. S., candidato a vereador. Contra ele, havia um mandado de prisão preventiva decretada pela Vara Única de São Luís Gonzaga, acusado de homicídio.
E no município de São Bernardo, F. A. dos S. M., candidato a vereador, foi detido em cumprimento a um mandado de prisão civil expedido pela 1ª Vara de Brejo. Todos os mandados foram cumpridos antes das 23h da última sexta-feira (20).
As audiências de gerações de mídias e carga e lacre (preparação) das urnas eletrônicas no Maranhão ocorrerão entre os dias 23 de setembro e 2 de outubro, conforme cronogramas publicados na página das eleições 2024 do Tribunal Regional Eleitoral.
Esses atos são realizados pela Justiça Eleitoral em cerimônias públicas em que são convidados os partidos políticos, federações e coligações; o Ministério Público e a Ordem dos Advogados, mas qualquer pessoa interessada tem acesso livre também.
Em São Luís, as zonas 1, 2 e 3 realizam a geração de mídias no dia 23/09, a partir das 8h, e as zonas 10, 76 e 89 na mesma data a partir das 14h. O processo acontece na sede provisória do Fórum Eleitoral, que funciona em prédio localizado no antigo Lusitana Center (elevado da Cohama).
Já as cargas e lacres das zonas da capital ocorrerão a partir das 8h do dia 25 de setembro no Depósito de Urnas localizado na sede do Fórum Eleitoral de São Luís (bairro Anel Viário – Areinha), obedecendo às datas abaixo relacionadas:
– dia 25/09 (1ª zona);
– dia 26/09 (2ª zona);
– dia 27/09 (3ª zona);
– dia 28/09 (10ª zona);
– dia 29/09 (76ª zona);
– dia 30/09 (89ª zona).
O que é geração de mídias?
Gerar as mídias significa gravar em dispositivos físicos, o que vai abastecer a urna, como sistemas, aplicativos e dados eleitorais para a votação e o resultado.
São 4 mídias que abastecem as urnas:
1 – a mídia de carga que contém todo o software (programas) da urnas e demais aplicativos da eleição, assim como os dados eleitorais como partidos políticos, federações e coligações; eleitoras e eleitores; seções eleitorais; candidatas e candidatos (números e nomes;
2 – a mídia de votação que grava todas as operações realizadas, principalmente a votação, e leva as fotos das candidaturas;
3 – a mídia de votação de contingência que é usada para dar carga na urna que deve substituir outra que tenha apresentado defeito;
4 – a mídia de resultado que é utilizada na apuração do resultado daquela urna.
O que é carga e lacre?
Depois que as mídias são geradas, acontece a preparação das urnas, ou seja, é feita a carga delas, também em cerimônia pública, sendo convidadas as mesmas entidades das gerações de mídias.
Esta preparação acontece em 2 etapas:
1 – as mídias de carga geradas são usadas para instalação do sistema operacional e de programas, bibliotecas e dados eleitorais nas urnas. Também são instaladas as mídias de votação e de resultado;
2 – são realizados testes para comprovar que a urna está funcionando corretamente.
Na cerimônia de preparação, as urnas (incluindo as de reserva) também são lacradas e identificadas com a zona eleitoral, o município, o local e a seção a que se destinam.
Por fim, as mídias de carga e as de votação para contingência são acondicionadas em envelopes de segurança lacrados.
Milhares de apoiadores tomaram conta das ruas de Tuntum em prol da reeleição de Fernando Pessoa. O gestor tem uma avaliação positiva em diversos segmentos da sociedade, o que foi refletido na grande quantidade de pessoas que participaram da atividade nesse sábado (21) na cidade.
Esse dia vai ficar marcado na história de Tuntum com essa grande motociada, idealizada e realizada pelos jovens do município.
A atividade tomou as ruas do município e, por onde passava, ganhava a adesão de mais pessoas que apoiam a recondução de Fernando Pessoa para o comando do executivo municipal.
Na manhã deste domingo (22), o vereador Ribeiro Neto (PSB) mobilizou sua militância e simpatizantes para uma caminhada expressiva pelas ruas do bairro Vila Palmeira.
O evento, que contou com uma participação ativa da comunidade, reafirmou o apoio ao parlamentar, que há quase quatro anos atua em prol da região por meio de indicações e requerimentos, além de do seu projeto social “Jovens do Futuro”, que oferece gratuitamente aos moradores aula de zumba e em breve aulas de luta marcial.
Ao final da caminhada, em entrevista exclusiva ao blog, Ribeiro Neto expressou sua satisfação em poder interagir diretamente com a população.
“É muito gratificante passar de casa em casa e sentir o carinho das pessoas. Isso nos motiva a continuar trabalhando com ainda mais empenho”, declarou.
A ação reforça a proximidade do vereador com os eleitores e fortalece seu trabalho à frente das demandas da Vila Palmeira.
A TV Assembleia do Maranhão foi a grande vencedora da etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Vídeo.
A reportagem ‘Afroempreendedorismo: o fortalecimento de pequenos negócios de mulheres negras no Bairro Liberdade, em São Luís’ ganhou o primeiro lugar, enquanto a reportagem ‘Empreendedorismo e Sustentabilidade: o mercado dos brechós em São Luís’ ficou em terceiro lugar.
A premiação ocorreu na noite de sexta-feira (20), no Multicenter Sebrae, em noite de festa e celebração.
Com reportagem de Bel Soares, imagens de Antônio César Leal, produção de Juan Alejandro e edição de Angelo Moraes, a reportagem vencedora abordou o afroempreendedorismo no bairro Liberdade, em São Luís, considerado o maior quilombo urbano da América Latina. O fortalecimento de mulheres negras por meio de seus negócios que unem empreendedorismo e inovação foram abordados pela matéria que mostrou caminhos técnicos oferecidos pelo Sebrae para empreendedores negros no Maranhão.
Feliz pelo reconhecimento, a repórter e produtora Bel Soares, falou em nome da equipe. “Foi um trabalho de muitas mãos, feito com muito carinho desde a produção, execução, até a edição. Conquistar esse prêmio, esse reconhecimento do Sebrae, é muito significativo, muito importante e, poder trazer isso para a TV A Assembleia, é também um privilégio”, ressaltou Bel Soares.
A outra matéria, premiada com o terceiro lugar, abordou o mercado dos brechós em São Luís, segmento que tem crescido nos últimos anos, tornando-se uma tendência cada vez mais popular entre as mulheres que sonham em empreender. Nesta matéria, a repórter Milena Dutra, o cinegrafista Rubenilson Lima, a produtora Bel Soares e o editor Jr. Draw mostraram que a moda pode andar de mãos dadas com a sustentabilidade ao abraçar o conceito de economia circular, promovendo a economia criativa, além, claro, de estimular o consumo consciente nos pequenos negócios.
“É muita satisfação receber esse prêmio, que é um concurso super importante, destacando a missão do jornalista, que é informar. A gente cumprir o dever de casa, mostrando o empreendedorismo das mulheres donas de brechó em São Luís, me deixou muito feliz, especialmente por representar a TV Assembleia, que tem a missão de fazer a comunicação pública com responsabilidade”, disse Milena Dutra.
Para a diretora de Comunicação da Alema, Jacqueline Heluy, as premiações coroam todo um trabalho feito pelo Complexo de Comunicação da Casa Legislativa. “É uma noite muito especial para toda a comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão porque reconhece a comunicação pública, que se empodera e mostra que tem o seu valor na construção de uma sociedade com cidadania. Ressalta o nosso trabalho, o trabalho da Assembleia Legislativa, o apoio que a presidente Iracema Vale e os parlamentares dão para a comunicação e que, agora, retorna em forma de prêmio. Isso é muito gratificante”, frisou a diretora.
Ao todo, a TV Assembleia foi finalista na etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, com cinco reportagens. A Rádio Assembleia teve três matérias na final do prêmio.
Premiação – O Prêmio Sebrae de Jornalismo tem como objetivo incentivar profissionais da imprensa que abordam o empreendedorismo em suas reportagens. Nesta edição, foram premiados os três melhores trabalhos nas categorias Texto, Áudio, Vídeo, Foto e Jornalismo Universitário. Os vencedores da etapa estadual, estão classificados para a fase regional, que vai definir os concorrentes da premiação nacional.
Em 2024, no Maranhão, o prêmio teve trabalhos finalistas provenientes dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Caxias, Imperatriz, Barreirinhas, Bacabal, Pedreiras, Chapadinha, Matinha e Carolina, contabilizando 116 inscritos. Durante a cerimônia, o Sebrae prestou ainda uma homenagem especial a 34 veículos que veicularam as matérias finalistas do prêmio.
O diretor superintendente do Sebrae, Albertino Leal, destacou a importância da premiação como um momento de valorizar e celebrar o jornalismo maranhense. “É necessário estar multiplicando, replicando casos de empreendedorismo de sucesso e só conseguimos isso por meio do jornalismo, com fotos, reportagens, matérias. O prêmio é o momento de também fazermos esse reconhecimento de quem está por trás, que faz com que as coisas aconteçam. O Sebrae é muito grato a todos por estarem fazendo esse trabalho que, às vezes, não é fácil”, destacou Albertino Leal.
A noite de premiação contou também com um show da cantora maranhense Cecília Leite que, acompanhada de sua banda, apresentou um repertório com sucessos do cancioneiro internacional. Após o show, foi realizado o lançamento do livro ’50 anos dos pequenos negócios no Maranhão: do NAI ao Sebrae”. A publicação traz uma cronologia das várias etapas da trajetória da instituição, revelando importantes contribuições do Sebrae para fortalecer os pequenos negócios e a economia do Maranhão ao longo desses anos.
Empreendedores – O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Celso Gonçalo, destacou que a publicação é de grande importância porque eterniza parte da história da instituição. “Hoje estamos aqui lançando o livro dos 50 anos do Sebrae Maranhão, concretizando esse trabalho que foi iniciado por meu antecessor, que fez um excelente trabalho e que, agora, estamos concluindo e entregando para a sociedade maranhense. São 50 anos de uma história de formação e capacitação de muitos empreendedores do estado”, frisou Celso Gonçalo.
A noite teve ainda o anúncio das vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que tem como objetivo valorizar e incentivar o empreendedorismo feminino. A premiação acontece desde 2004, evidenciando histórias de sucesso inspiradoras para a sociedade e outras mulheres. Foram premiadas mulheres ou grupos de empreendedoras nas categorias de ‘Pequenos Negócios’, ‘Produtora Rural’ e ‘Microempreendedora Individual (MEI)’, além das de ‘Ciência e Tecnologia’ e ‘Negócios Internacionais’, com troféus Ouro, Prata e Bronze.
Na manhã deste sábado (21), o professor Sá Marques e o candidato a prefeito Duarte Junior protagonizaram um impactante ato político ao liderarem uma impressionante caminhada pelas ruas do bairro João Paulo e Caratatiua.
Em meio a uma atmosfera vibrante e repleta de entusiasmo, a dupla recebeu uma avalanche de apoio e carinho da comunidade local e comerciantes.
A caminhada atraiu uma multidão engajada e motivada, que demonstrou seu apoio de forma calorosa aos candidatos Sá Marques e Duarte Junior. Entre sorrisos e acenos, os eleitores manifestaram publicamente apoio aos candidatos, em uma evidente declaração de confiança e união em torno de suas propostas e ideais.
Cada passo dado pelos líderes políticos era ecoado em aplausos e gestos de incentivo, alimentando a esperança de dias melhores e fortalecendo o laço entre representantes e representados.
Diante desse cenário emblemático, a figura do Professor Sá Marques ressurge com firmeza, destacando-se não apenas como um candidato, mas como uma liderança inspiradora e capaz de unir corações e mentes para um bem comum.
Toda a comunidade do João Paulo, Caratatiua e adjacências celebram hoje não apenas uma caminhada, mas sim a consolidação de uma liderança comprometida e capacitada a conduzir os pleitos das comunidades.
O secretário de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Naldir Lopes, reuniu-se nessa quinta-feira (19), com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, para tratar da realização da partida entre Brasil e Uruguai, prevista para novembro deste ano, pelas eliminatórias da Copa do Mundo, no Estádio Castelão.
O titular da Sedel, solicitou à CBF a intermediação para uma nova vistoria ao estádio pelas equipes da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). A entidade só realiza uma nova visita depois de 90 dias da primeira.
O encontro também contou com a presença do presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), José Américo, e foi intermediado pelo ministro do Esporte, André Fufuca e o secretário executivo do Ministério, Diego Galdino.
O Castelão já passou por uma primeira vistoria da Conmebol em julho deste ano. Os representantes da entidade fizeram um levantamento detalhado sobre as condições do gramado e de toda infraestrutura do estádio e apontaram as melhorias necessárias para que a partida seja realizada em São Luís.
“Tivemos esse momento muito importante com o presidente Ednaldo para falar da nossa candidatura e viabilizar essa nova visita da Conmebol ao Castelão. É fundamental contar com o apoio da CBF, que é uma entidade consolidada e respeitada por todo trabalho realizado em prol do futebol em nosso país. Estamos fazendo o dever de casa, reestruturando e modernizando as instalações de todo Castelão para receber o jogo entre Brasil e Uruguai, e por tudo isso, estamos confiantes na realização da partida em São Luís”, disse o secretário Naldir Lopes.
O Governo do Maranhão, por meio da Sedel, já vem realizando várias reformas no Castelão para garantir mais conforto e segurança para os jogadores e o público do futebol maranhense, além de modernizar o espaço, seguindo os padrões da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para receber grandes eventos esportivos.
Entre as principais obras está a implantação de dois novos telões em LED, modernização das catracas de acesso, que darão mais celeridade na entrada do estádio, ajustes na sonorização para melhorar a qualidade do som durante as partidas e reforma dos vestiários com novos armários e esquadrias.
Como medida de segurança, também houve a atualização do sistema de videomonitoramento e sala de monitoramento, instalação de iluminação adequada em todos os acessos do estádio e no Complexo Esportivo Canhoteiro, no bairro Outeiro da Cruz, que integra o Castelão.
Além disso, os bancos de reserva estão sendo revitalizados e passam a contar com 23 lugares, o fosso ao redor do campo receberá telas de segurança e está em andamento a instalação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), que garantirá proteção ao estádio durante tempestades. O Castelão receberá nova identidade visual e sinalização. A sala de imprensa também receberá melhorias para atender melhor os jornalistas.
Uma grande motociata marcou o início de mais um fim de semana de campanha do vereador e candidato à reeleição Raimundo Penha (PDT).
Sempre recebido com muito entusiasmo nos bairros de São Luís, Penha tem cumprido uma extensa agenda de compromissos políticos e vai intensificar o contato com as pessoas na última quinzena da campanha eleitoral na capital maranhense.
“Nossa terceira campanha eleitoral tem sido marcada por visita aos bairros, reuniões, caminhadas e, principalmente, pelo contato direto com as pessoas, indo de porta em porta prestar contas do nosso mandato. E só tenho a agradecer a todos que nos recebem e reconhecem que sempre estivemos presentes, atuando em defesa dos seus direitos”, avaliou Raimundo Penha.
Na quinta-feira, Penha liderou uma motocada que teve início na praça Maria Aragão e seguiu pelos bairros Liberdade, Camboa, Fé em Deus, Alemanha, Vila Palmeira e Rio Anil, até chegar ao comitê central da campanha no Bequimão. O evento foi marcado por muita animação e declarações de apoio à reeleição do vereador.
Nos próximos dias, a agenda de campanha será ainda mais intensa. Neste sábado (21), Penha fará uma caminhada, a partir das 15hs, pelas ruas do São Bernardo, para agradecer e reafirmar o compromisso de continuar buscando melhorias para os moradores daquele bairro. A concentração será no cruzamento das ruas São Benedito e Eliézer Silva. “Temos exercido nosso mandato com muito trabalho e por isso estamos muito confiantes de que conquistaremos mais uma grande vitória nas urnas”, finalizou ele.