
Segundo o parlamentar, o critério utilizado como desempate para a eleição de presidente da Mesa Diretora já é utilizado pela Assembleia há mais de 20 anos e nunca havia sido questionado anteriomente. Além disso, outras Casas legislativas também adotam o mesmo critério.
“A presidente Iracema foi eleita democraticamente por uma regra que vale há mais de 20 anos dentro da Assembleia Legislativa. O que não pode é um partido entrar com uma ação dentro do Supremo Tribunal Federal depois que o processo eleitoral interno para presidente da Assembleia ter sido estabelecido. Aqui no Congresso Nacional estamos atentos à decisão do Supremo Tribunal Federal”, disse.
O deputado federal Marreca Filho (PRD) também se posicionou a favor da deputada Iracema Vale. “Quero fazer minha defesa à presidente Iracema Vale, dizer que estamos atentos à decisão judicial e eu não tenho dúvidas que, de forma muito clara, e levando em consideração apenas a decisão jurídica, nós teremos a consolidação da vitória da presidente Iracema Vale para continuar conduzindo a Assembleia Legislativa do Maranhão”, pontuou.
O ministro dos Esportes, André Fufuca, que é deputado federal licenciado, afirmou não haver o que se questionar na eleição da Alema, pois as regras e critérios era claros e estavam dentro da legalidade. “Presto minha solidariedade à deputada Iracema. Não estou me posicionando para o lado ‘A’ ou ‘B’, mas pelo que zela a nossa constituição e o regimento da Assembleia Legislativa”, afirmou.
Veja o pronunciamento do deputado Pedro Lucas Fernandes