O Brasil enfrenta bloqueios em pontes localizadas em nove estados e quatro regiões do país. Estruturas sob jurisdição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estão interditadas total ou parcialmente para o tráfego de veículos pesados nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.
No último dia 28, o DNIT emitiu um alerta sobre a interdição total da ponte sobre o Igarapé São Sebastião, localizada no km 254,4 da BR-308/PA, no município de Viseu. A estrutura de madeira foi destruída pela força das águas devido às intensas chuvas na região, tornando necessária sua interdição para a realização de reparos. Em nota, o departamento informou que técnicos já trabalham na contratação dos serviços de recuperação, e o edital para a licitação da empresa responsável pela obra será lançado em breve.
Como alternativa, a rota sugerida para quem se dirige a Viseu é pela PA-462, com acesso no km 221 da BR-308/PA e travessia de ferry-boat de Porto da Serra a Itamixila, retornando para a BR-308/PA no km 315.
Outro incidente de grande impacto ocorreu em dezembro de 2024, quando uma ponte desabou entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), resultando na morte de 14 pessoas. No último dia 22, um mês após a tragédia, três vítimas ainda estavam desaparecidas. No domingo (3), o DNIT coordenou a demolição da estrutura remanescente da ponte. A reconstrução será feita por um consórcio contratado e tem prazo estimado de um ano para conclusão.
Além dessas interdições, diversas outras pontes encontram-se bloqueadas ou com restrições ao tráfego de veículos pesados. No Amazonas, as pontes sobre os rios Autaz Mirim e Curuçá, ambas na BR-319/AM, estão totalmente interditadas, e o transporte ocorre por balsa. Na Bahia, a ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no km 661,7 da BR-101, tem restrição para veículos acima de 40 toneladas. No Espírito Santo, há restrições de 45 toneladas na BR-428, sobre os riachos Pontal I e II.
Em Minas Gerais, há restrição para veículos pesados na ponte sobre o Rio Velhas, no km 141,6 da BR-365, em Várzea da Palma, afetando veículos com peso superior a 25 toneladas até a conclusão do reforço estrutural. No Rio Grande do Sul, a Ponte do Fandango, sobre o Rio Jacuí, localizada na BR-153/RS, Km 406,8, em Cachoeira do Sul, está com restrição para veículos acima de 18 toneladas.
No Nordeste, Pernambuco tem múltiplos bloqueios e restrições. Na BR-232, há interdições nos km 314,1 e 440,7, com desvio lateral em andamento para substituição de um bueiro. Na BR-428, há restrição de 45 toneladas nas pontes sobre os riachos Pontal I e II. Na BR-407, no km 128,5, cargas acima de 57 toneladas precisam trafegar na contramão, sob escolta da Polícia Rodoviária Federal. A BR-424, rodovia estadual federalizada, impõe restrições de 20 a 24 toneladas em pontes antigas. Já na BR-110, no km 118, na ponte sobre o Riacho do Mel, e na BR-101, no km 41, na ponte sobre o Rio Igarassu, o trânsito de cargas está proibido.
Santa Catarina e Tocantins também enfrentam limitações. Na BR-280/SC, no km 11,2, há restrição temporária de peso na ponte de até 57 toneladas, e na BR-470, no km 111,1, a ponte sobre o Rio Itajaí-Açu II suporta até 72 toneladas. No Tocantins, a ponte sobre o Rio Manoel Alves Pequeno, na BR-010/TO, no km 724,67, entre Itacajá e Alto Lindo, restringe cargas acima de 14 toneladas, sendo uma rodovia com superfície em leito natural.
O DNIT informou que todas as interdições, desvios e restrições estão devidamente sinalizados conforme as normas do Código de Trânsito Brasileiro. Além disso, reforçou que usuários das rodovias podem obter informações detalhadas por meio dos canais oficiais do órgão.