Blog do Rogério Silva - Notícias em tempo real

Parque do Rangedor terá vacinação em drive-thru neste fim de semana

O Parque do Rangedor terá neste neste sábado (24) e domingo (25) um serviço de vacinação contra Influenza por meio de drive-thru. A atividade será realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e estará disponível ao público em geral, a partir dos seis meses de idade, das 9 às 18 horas. Ao todo, durante o fim de semana, serão 18 horas de vacinação.

Na ação, a SES destinará a vacina para o público a partir de seis meses de idade, e reforçará a mobilização para o público alvo para imunização que são gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores da educação básica e superior, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência permanente, indivíduos com doenças crônicas e condições clínicas especiais, caminhoneiros, trabalhadores das forças de segurança, das Forças Armadas, do transporte coletivo urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes sob medidas socioeducativas entre 12 e 21 anos, funcionários dos correios e cuidadores de idosos.

Atualmente no estado foram aplicadas 507.789 doses de vacina contra a gripe nos grupos prioritários, sendo que 315.886 doses correspondem a 20,89% de cobertura vacinal nos grupos de crianças, gestantes e idosos. A informação é do painel da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), atualizado em 21 de maio.

Com base nos dados extraídos do sistema de notificações (SIVEP-Gripe), a SES registrou um total de 1.159 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2025. Além de mantém o monitoramento constante dos casos, a pasta reforçou a importância das medidas de prevenção e vacinação contra os vírus respiratórios.

A SES também colocou em execução o Plano de Contingência Para Síndromes Respiratórias Agudas Graves, com foco no treinamento das equipes de saúde, manejo clínico e vigilância epidemiológica. Foi realizada ainda a ampliação da rede de vigilância laboratorial de vírus respiratórios, fortalecendo a capacidade diagnóstica do estado. O monitoramento contínuo é feito pelos sistemas de informação em saúde.

Kits de parabólica digital chegam a 46 municípios do Maranhão

Famílias de baixa renda em 46 municípios do Maranhão poderão receber kits de antena parabólica digital, mesmo que ainda não possuam o equipamento tradicional instalado em casa. A medida integra a ampliação de uma política pública voltada a garantir o acesso à TV aberta via satélite com mais qualidade, especialmente em regiões com pouca cobertura de sinal terrestre.

Antes, o benefício era restrito a inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) que já utilizavam parabólicas convencionais. Agora, com a nova regulamentação publicada no Diário Oficial da União, a iniciativa contempla também quem ainda não possui o equipamento, ampliando o alcance da política e reforçando o compromisso com a inclusão digital e social.

Municípios maranhenses contemplados – No Maranhão, as cidades beneficiadas são: Afonso Cunha, Apicum-Açu, Arame, Bacuri, Benedito Leite, Cantanhede, Centro Novo do Maranhão, Chapadinha, Feira Nova do Maranhão, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Fortuna, Itaipava do Grajaú, Jatobá, Jenipapo dos Vieiras, Lagoa do Mato, Lajeado Novo, Loreto, Marajá do Sena, Mirador, Nova Colinas, Nova Iorque, Paraibano, Parnarama, Pastos Bons, Paulino Neves, Pedro do Rosário, Pirapemas, Porto Rico do Maranhão, Riachão, Sambaíba, Santa Filomena do Maranhão, Santana do Maranhão, Santo Amaro do Maranhão, São Domingos do Azeitão, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Serrano do Maranhão, Sítio Novo, Sucupira do Norte, Tasso Fragoso e Turiaçu.

A substituição das antenas parabólicas convencionais pelas digitais se tornou necessária devido à interferência do sinal 5G, que opera na mesma faixa de frequência (3,5 GHz). Os novos kits oferecem sinal estável, som e imagem em alta definição, além de uma programação diversificada com até 100 canais, incluindo conteúdos regionais e nacionais.

*Solicitação do kit gratuito*
Famílias inscritas no CadÚnico que já utilizam antenas parabólicas tradicionais podem solicitar a substituição até o dia 30 de junho de 2025, às 20h (horário de Brasília). O agendamento deve ser feito por meio do site www.sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404.

Para os beneficiários dos 323 municípios incluídos na nova fase do programa — entre eles os 46 maranhenses —, mas que ainda não possuem a parabólica instalada, os prazos e procedimentos para solicitação serão divulgados em breve.

*Sobre o programa Siga Antenado*

A execução do programa fica sob responsabilidade da Entidade Administradora da Faixa (EAF), organização sem fins lucrativos composta pelas operadoras Claro, Tim e Vivo. Criada após o leilão do 5G por determinação da Anatel, a entidade tem como missão garantir que a população de baixa renda continue tendo acesso à TV aberta com qualidade durante o processo de transição tecnológica.

Dr. Julinho assina contrato do Programa Minha Casa Minha Vida Rural beneficiando a comunidade Santa Maria

Nesta quinta-feira (22), o prefeito da cidade balneária, Dr. Julinho (PODEMOS), assinou o contrato do programa Minha Casa, Minha Vida Rural, que irá garantir às famílias da comunidade de Santa Maria, o financiamento por meio da Caixa Econômica Federal, para construção de habitações nos seus próprios terrenos. O evento foi realizado na própria comunidade, localizada em São José de Ribamar.

Ao todo, mais de 45 famílias da comunidade de Santa Maria serão beneficiadas com o programa que irá ser executado mediante cadastro, e em seguida a Caixa liberará a verba para as famílias cadastradas. Esse foi um importante passo que irá favorecer a melhoria da qualidade de vida dos moradores dessa comunidade.

O prefeito Dr. Julinho destacou a importância da assinatura para as famílias beneficiadas. “É com imensa alegria que participo desse momento tão importante na vida dessas pessoas. Poder garantir melhoria de vida a eles através da assinatura deste contrato é muito gratificante. Esse programa tem como objetivo proporcionar moradia digna e bem-estar à população ”, frisou.

A medida reforça o compromisso da gestão com o desenvolvimento das comunidades e a inclusão social por meio de moradia.

Deputados repercutem investimentos do Governo do Estado na área da saúde

Durante a sessão plenária desta quinta-feira (22) da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputados repercutiram os investimentos realizados pelo governador Carlos Brandão (PSB) na área da saúde do estado, o que vem contribuindo diretamente para a ampliação da rede de atendimentos e a oferta de mais serviços para a população maranhense.

Da tribuna, o deputado Eric Costa (PSD) falou sobre a construção do hospital macrorregional de Imperatriz e que deve ser inaugurado no segundo semestre deste ano. A unidade será um centro de referência para atendimentos cardiológicos, por exemplo, o que contribuirá diretamente para desafogar outras unidades de saúde.

Nós estamos prestes a receber, não só a Região Tocantina, mas todo o estado do Maranhão, uma grande obra para ajudar o atendimento não só dos maranhenses, mas de toda a região. Existem problemas, mas temos que reconhecer os avanços que o Maranhão tem alcançado”, disse o parlamentar.

A mesma opinião foi compartilhada pela deputada Dra. Vivianne (PDT), que também destacou a relevância dessa unidade de saúde. “Esse hospital vai ser muito importante, não só para a Região Tocantina, mas também para boa parte do sul do Maranhão. Saúde é uma área bastante desafiadora e jamais deixará de ter problemas, mas o governador Carlos Brandão está tentando resolver e avançando o máximo possível nesse setor”, destacou.

Situações antigas – O deputado Neto Evangelista (União Brasil), líder do governo no Parlamento Estadual, rebateu as denúncias de que os problemas na área da saúde do Maranhão são recentes. De acordo com o parlamentar, é necessário observar toda a conjuntura nacional do SUS, que impacta diretamente no estado. Segundo o parlamentar, mesmo em um cenário de poucos recursos, o governador Carlos Brandão tem feito as ações necessárias para honrar compromissos fiscais e garantir o atendimento à população.

“O problema do SUS é nacional. Ele é subfinanciado pelo Governo Federal, ou seja, o que o governo repassa não dá nem para a metade quando se pega item por item. A rede de saúde cresceu e o governador Carlos Brandão teve que fazer todas as articulações, seja do ponto de vista técnico do cadastramento de leitos no Ministério da Saúde, seja do ponto de vista político da busca de recursos federais para ajudar no custeio da saúde”, afirmou Evangelista.

Ainda conforme o deputado, o governador Carlos Brandão tem feito o dever de casa do ponto de vista fiscal para garantir os pagamentos que viraram uma bola de neve. “Essa discussão, você não pode simplesmente dizer que todo o problema de saúde pública do Maranhão, que vem de centenas de anos, é do governador Carlos Brandão. Qual o problema que tem hoje e não tinha ontem? Nenhum”, frisou.

Neto Evangelista acrescentou ainda que o crescimento do SUS no Maranhão fez com o que o estado assumisse responsabilidade que, inicialmente, não lhe competia. “O crescimento do SUS no Maranhão levou com que o estado assumisse responsabilidade que, pelo Sistema Único, não seria dele. Dei como exemplo a UPA, que quando foi desenhada era uma política municipal e o estado conseguiu colocar sob sua responsabilidade”, completou.

A deputada Cláudia Coutinho (PDT), enfermeira por formação, relatou um pouco sobre a sua experiência profissional, destacando que problemas na área da saúde, como falta de leitos, não são de agora. “Essas dificuldades sempre existiram e sabemos que o problema, muitas vezes, está lá na ponta e muitos dos pacientes não são cadastrados devidamente no sistema”, comentou.

Brandão dá exemplo e reforça campanha de vacinação no Maranhão

O Governo do Maranhão ampliou e intensificou a cobertura vacinal contra a gripe Influenza em todo o estado. A ação, resultado de parceria com os 217 municípios, tem como objetivo beneficiar a população garantindo a imunização de pelo menos 90% do público prioritário, que inclui idosos a partir de 60 anos, gestantes e crianças de 6 meses a menores de 6 anos.

Nesta quinta-feira (22), o governador Carlos Brandão deu o exemplo e recebeu a dose contra a gripe. Na ocasião, deixou o convite para que todos procurem a unidade básica de saúde mais próxima e façam como ele, garantindo a devida imunização.

“Quero registrar a minha vinda, aqui, para tomar a vacina e dar o exemplo. Ao mesmo tempo, peço a toda a população que se vacine. A vacina salva vidas. Isso é muito importante, por isso estou me imunizando. Estamos com estrutura em todo o Maranhão para atender a população. A gente cuida da saúde, a gente cuida das pessoas. Não perca essa oportunidade e vá ao posto de saúde mais próximo”, destacou o governador.

Na rede estadual, a vacinação contra a gripe está disponível nas Policlínicas da Cidade Operária e do Vinhais e nas salas de vacinação dos hospitais Dr. Genésio Rêgo, Vila Luizão e Aquiles Lisboa, além dos postos e Unidades Básicas de Saúde dos municípios. A recomendação é que todos procurem um ponto de vacinação próximo e atualizem sua caderneta. O Governo do Maranhão implantará um drive-thru de vacinação no fim de semana (24 e 25) no Parque do Rangedor, das 9h às 18h.

Brandão também anunciou que disponibilizará leitos de pediatria para tratar dos casos de internação clínica no Hospital da Ilha, leitos de UTI neonatal para casos de bronquiolite no Hospital Dr. Juvêncio Mattos e outras ações. “Estamos preparando um hospital de campanha para atender os casos de síndromes respiratórias mais leves. Assim, as UPAs e hospitais ficam disponíveis para o atendimento de casos médios e graves, sem gerar superlotação. Também reforçamos as equipes médicas nas UPAs da capital, com um médico a mais na escala.”, antecipou o governador.

Recentemente, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação também para o público não prioritário, ou seja, toda a população em geral. A coordenadora estadual de Imunização, Halice Figueiredo, ressaltou que o foco continua sendo imunizar as pessoas mais suscetíveis a complicações causadas pela gripe.

“O foco, neste momento, é vacinar as pessoas que estão mais vulneráveis ao adoecimento e ao agravamento, caso fiquem doentes. Por isso, precisamos que essas pessoas se dirijam aos pontos de vacinação mais próximos e garantam sua proteção por meio da vacina”, destacou Halice.

A funcionária da indústria Késia Nunes levou os dois filhos para se vacinarem e reforçou a importância da iniciativa.

“Esse é o momento de se conscientizar, não brincar, porque os ambientes cheios são mais propensos à contaminação. Então, devemos, sim, tratar isso como algo importante para nossa saúde e buscar nos proteger”, afirmou Késia.

Arraial da Inclusão celebra terceira edição com programação diversa e foco na acessibilidade

O deputado estadual Neto Evangelista e a vereadora Thay Evangelista promoverão, no dia 8 de junho, a terceira edição do Arraial da Inclusão, evento que já se consolidou no calendário junino como um importante espaço de celebração com foco na acessibilidade, na convivência e no respeito à diversidade.

A festividade será realizada no Sesc Olho D’Água, em São Luís, a partir das 16h, e contará com uma programação pensada especialmente para garantir que pessoas com deficiência e suas famílias participem de forma plena, segura e acolhedora.

“A inclusão precisa acontecer em todas as esferas da vida, inclusive na cultura e no lazer. O Arraial da Inclusão é uma forma de garantir que pessoas com deficiência tenham acesso à experiência completa de uma festa junina, com respeito, alegria e segurança. É uma celebração da diversidade e da empatia, um espaço onde todos podem se sentir parte de algo maior, e é com muita alegria que realizamos o terceiro ano”, destacou o deputado Neto Evangelista.

A programação do evento inclui diversas atrações culturais e espaços temáticos voltados ao bem-estar e à participação de todos os públicos.

O evento contará ainda com brinquedos como touro mecânico e infláveis, além de brincadeiras típicas com premiações, garantindo a diversão do público infantil. O Espaço das Comidas reunirá barracas com opções variadas da culinária junina, promovendo sabores tradicionais em um ambiente acessível. Haverá também o Espaço da Adoção, voltado à conscientização sobre a adoção de pets, além do Espaço Mulheres Empreendedoras e Mais Renda, que reunirá expositoras locais para promover produtos, fortalecer o empreendedorismo feminino e fomentar a geração de renda.

O Arraial da Inclusão reafirma o compromisso de Neto Evangelista e Thay Evangelista com uma sociedade mais justa e inclusiva, em que todas as pessoas tenham oportunidades iguais de participação, celebração e reconhecimento. A festa, já aguardada com grande expectativa pelo público, é um marco no calendário de eventos de São Luís, não apenas pela alegria que proporciona, mas pela mensagem de acolhimento e respeito que transmite.

Concita Pinto é aclamada presidente da União de Parlamentares e Câmaras Municipais do Maranhão

Foi aclamada nesta quinta-feira (22), durante assembleia realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa, a chapa UNIDOS PARA SERVIR O MARANHÃO, que comandará a União Parlamentar de Vereadores e Câmaras Municipais do Maranhão (UNIPAV), que será liderada pela vereadora de São Luís, Concita Pinto (PSB), pelos próximos quatro anos.

“Esta missão é um chamado para fortalecer o papel do legislativo municipal, aproximar os vereadores da sociedade e ampliar o diálogo entre os diversos atores políticos do nosso estado”, disse a presidente, logo após a posse.

A UNIPAV foi fundada em 2009 e tem como missão, fortalecer a representatividade parlamentar, a capacitação e a integração dos vereadores e das câmaras municipais do Maranhão, promovendo a transparência, o desenvolvimento institucional e a defesa dos interesses municipais, em prol de uma gestão pública eficiente, democrática e voltada para o bem-estar da população.

A chapa UNIDOS PARA SERVIR O MARANHÃO é composta por:

Presidente: Conceição Costa Pinto

1° Vice-presidente: Albertin Dias dos Santos

2° Vice-presidente: José Wilma da Silva Resende

3° Vice-presidente: Ariel Miranda Andrade

4° Vice-presidente: Ricardo Seidel Guimarães

5° Vice-presidente: Nilson dos Santos Pereira

6° Vice-presidente: Adonys Muniz

Secretário Geral: Francisco das Chagas (Chaguinhas)

1ª Secretária: Flávia Tereza Berthier da Silva Barros Cunha

2ª Secretária: Magnólia Lima Dias Carneiro

3ª Secretária: Thayanne de Melo Ribeiro Evangelista

Tesoureiro Geral: Felix Marques Moreira

1° Tesoureiro: João Batista Silva Sardinha

2° Tesoureiro: Carmem Aroso

3ª Tesoureira: Maria Rosana da Silva

Conselho Fiscal: Edson Oliveira

Membros Titulares

1° Membro: Clara Oliveira Castro Gomes

2° Membro: Antonio Ludovico Freire Diniz Barros

3° Membro: Lucas Pinheiro Pinto

Suplentes

1° Suplente: John Kennedy

2° Suplente: José de Alencar Reis Filho

3° Suplente: Luís Cláudio Sousa Messias

Apoio do Governo do Estado – Logo após a assembleia que consolidou a chapa na eleição da UNIPAV, diretoria e demais vereadores foram recebidos pelo governador do Estado, Carlos Brandão, no Palácio dos Leões.

Brandão fez questão de destacar o municipalismo de sua gestão e anunciou a aquisição de um veículo para as Câmaras Municipais em todo o Estado.

“Nós temos uma marca que é o municipalismo e é por isso que vereador, no nosso governo, vai ser sempre valorizado. Quero anunciar aqui um veículo para cada Câmara Municipal, para dar um suporte no trabalho do parlamento em todo estado. Quero também te parabenizar, Concita, sei que você é uma mulher de garra, de luta e fibra. As portas para vocês estarão sempre abertas”, afirmou.

Presente à visita no Palácio dos Leões, a presidente da Assembleia Iracema Vale, fez questão de ressaltar o papel do vereador.

“Se não existisse vereador, não existiria democracia. Porque é o vereador que está ali na ponta, ouvindo e resolvendo as demandas das comunidades. Um trabalho que é árduo, muito difícil e que precisa sempre ser reconhecido e valorizado. Por tamanha importância é que nós, da Assembleia, estamos à disposição da UNIPAV e dos vereadores”, afirmou.

Para a presidente da UNIPAV, a entidade vive a partir de agora, um novo momento.

“Queremos que cada Câmara Municipal do Maranhão se sinta representada, fortalecida e parte ativa da construção de um estado mais justo e desenvolvido. Seguiremos de mãos dadas, com diálogo, transparência e muito trabalho”, concluiu Concita Pinto.

Agricultura familiar em pauta: Felipe Camarão reúne com representantes de Pindaré-Mirim

O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, reuniu com representantes da agricultura familiar de Pindaré-Mirim, nesta quinta-feira (22), com o objetivo de promover um espaço de escuta e debate de ideias sustentáveis, visando o desenvolvimento aliado à valorização dos profissionais e agentes do campo.

A reunião contou com a presença de 19 representantes de associações, cooperativas, sindicatos e entidades, incluindo: agricultores, pescadores, apicultores, além do vice-prefeito de Pindaré-Mirim, Marcio Mendes e outros profissionais que movimentam a zona rural no município.

“Esse momento é um momento ímpar, nós esperávamos por essa oportunidade já há muito tempo. Muitos outros governantes já vieram ao nosso município e os agricultores não são vistos. Muitos não tiveram essa oportunidade que nós estamos tendo hoje”, afirmou a presidente da Associação São José das Lages, Maria das Graças.

“Para nós que somos presidentes de entidades, nunca tinha acontecido um momento como esse, para que a gente pudesse colocar as nossas pautas, reivindicações e pedidos. E dizer ao nosso vice-governador que é um prazer enorme tê-lo aqui ouvindo nossas demandas. Isso para nós é um marco muito grande, principalmente para nós que estamos representando um povo não que pode estar aqui. Nós somos a voz deles aqui, junto ao nosso vice-governador”, complementou Maria do Socorro Laurindo, presidente da Associação do Povoado Boi Montado.

Em sua fala, o vice-governador Felipe Camarão reiterou que a educação, a cultura e a agricultura familiar são pilares fundamentais para o verdadeiro desenvolvimento de um povo, reafirmando o compromisso do Governo do Estado em seguir trabalhando por melhores condições para esses homens e mulheres. “Foi uma conversa produtiva, repleta de ideias, escuta atenta e compromisso mútuo com o desenvolvimento sustentável do nosso campo”, disse ele.

Camarão destacou ainda que é necessário fazer uma educação que dê oportunidades para todos e para todas. Com escolas dignas no campo, em povoados, com estrutura adequada, confortável e segura para os homens, mulheres, jovens, e também filhos e filhas dos trabalhadores no campo.

“Onde tiver a educação do campo, com a pedagogia da alternância, ela deve ser fortalecida, porque isso vai fazer com que a mulher, o homem e o jovem do campo tenham escolha. Se querem ficar no campo ou ir para a cidade. É importante que os filhos dos trabalhadores e das trabalhadoras, dos pescadores e das pescadoras, dos agricultores e das agricultoras possam ter a sua escolha. Por que assim a gente vai garantir a principal palavra que vem junto com ‘educação’, que é: oportunidade!”, falou o vice-governador.

Durante a reunião, os representantes da agricultura familiar relataram como é desenvolvido o trabalho na região, pontuando suas dificuldades diárias e o que esperam de incentivo e valorização daqui para a frente. “Agradeço a todos os companheiros de luta que aqui estiveram presentes. Hoje, essa reunião foi um momento de fala das nossas necessidades, porque o município de Pindaré é um município agrícola, praticamente 90% da nossa população vive da agricultura e da pesca. Este momento foi um marco para nós”, concluiu o vice-prefeito de Pindaré-Mirim, Marcio Mendes.

PF deflagra operação para apurar invasão reiterada de terra indígena no Maranhão

A Polícia Federal no Maranhão deflagrou, nesta manhã (22/5), a Operação Ferrete Incógnito, para dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo Juízo da 8ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Seção Judiciária do Maranhão.

O mandado foi expedido após representação da Polícia Federal do Maranhão, visando coletar outros elementos de informações para instruir inquérito policial que foi instaurado para apurar a invasão reiterada em terra indígena, por criadores de gado, causando conflitos com os povos originários.

A terra indígena Awá já foi objeto de desintrusão, ocasião em que foram retiradas da área aproximadamente 15 mil cabeças de gado. A prática, entretanto, tem sido retomada, causando tensão com a população indígena.

A Justiça Federal também decretou a suspensão das atividades econômicas do investigado, relacionadas à inserção de gado em qualquer área pertencente à União, especialmente nas terras indígenas do complexo Alto Turiaçu (composto pelas terras indígenas Alto Turiaçu, Awá e Caru).

Os fatos investigados podem ser caracterizados como crime de invasão de terras públicas, além de crimes ambientais (como o de impedir ou dificultar a regeneração natural de florestas, explorar economicamente ou degradar floresta, plantada ou nativa, em terras de domínio público sem autorização do órgão competente).

Avanço: Fred Campos entrega sétima UBS reformada em cinco meses de gestão

O prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, inaugurou nesta quinta-feira (22) a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade Itapera, consolidando mais um marco na área da saúde do município. Essa é a sétima UBS totalmente reformada pela atual gestão em apenas cinco meses, um reflexo do compromisso com a dignidade e o bem-estar da população luminense.

A unidade passou por uma reforma completa e agora conta com dois consultórios médicos, um consultório odontológico, sala de vacina e consultório de enfermagem, garantindo uma estrutura moderna, acessível e acolhedora para os moradores da região.

A entrega foi celebrada com entusiasmo pela comunidade, que há anos aguardava por melhorias na unidade. Moradores compareceram em peso ao evento, que contou também com a presença da vice-prefeita Mariana Brandão, vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias.

Durante a cerimônia, o prefeito Fred Campos destacou a relevância do investimento. “Hoje é um dia de muita alegria para todos nós. Sabemos o quanto a comunidade de Itapera esperou por esse momento. Estamos entregando um espaço digno, totalmente reformado, que vai garantir mais conforto e qualidade no atendimento à nossa população. Essa é a sétima UBS que entregamos reformada em apenas cinco meses, e vamos seguir avançando cada vez mais,” afirmou.

A dona de casa Maria Raimunda, moradora da comunidade, expressou sua gratidão. “A gente sofria muito com a estrutura antiga. Agora está tudo bonito, organizado, e a gente se sente respeitada. Agradeço demais ao prefeito Fred por olhar pela nossa comunidade.”

A reforma da UBS Itapera integra um amplo programa de reestruturação da saúde pública municipal, com foco em infraestrutura, modernização, humanização e eficiência no atendimento. Ao final da solenidade, a população visitou as novas instalações e celebrou mais uma conquista que melhora diretamente a vida dos luminenses.