O deputado estadual Dr. Yglésio (PRD) fez críticas severas ao que chamou de “seletividade e hipocrisia” de parlamentares dinistas por criticarem o governo hoje, mas terem silenciado quando foi conveniente e recebiam benesses do Estado.
“Não vi nenhum ânimo de revolta quando se beneficiaram”, afirmou o parlamentar sobre o posicionamento dos dinistas.
Um dos episódios citados por Yglésio como esquecido pelos dinistas foi a “entrega” de obra incompleta, na gestão do ex-governador Flávio Dino, da ponte entre os municípios de Central e Bequimão, sem a finalização da cabeceira e sem a estrada concluída.
“São uns tigrões para falar o que querem, para arrotar a pureza, dizer que agora nada presta. Mas, são uns pequeninos ratinhos quando era aqui o benefício que colhiam. É essa hipocrisia”, afirmou.
O deputado do PRD também alertou sobre os dinistas estarem no comando de “brotos oligárquicos” e não oferecerem nada de novo na política do Maranhão.
“Falam de oligarquia, mas quem foi indicado ao cargo de suplente de senador foi a esposa; o outro tinha irmão na Seduc; o outro fez o partido e colocou o pai na direção”, detalhou.
Dr . Yglésio também fez críticas ao comportamento dos dinistas por sempre saírem do plenário durante seus discursos. E argumentou: “Sabe por que não tem oposicionista no plenário? Porque eles sabem que lá no meu gabinete está tudo comprovado”, concluiu.
O feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (4), vai provocar mudanças no funcionamento de estabelecimentos comerciais, agências bancárias, órgãos públicos e outros serviços em São Luís. A sexta-feira (5) também terá alterações em alguns setores devido ao ponto facultativo decretado pelo Governo do Estado.
Administração estadual – As repartições públicas estaduais não terão expediente na quinta-feira (4), em razão do feriado de Corpus Christi. Além disso, o Governo do Maranhão decretou ponto facultativo na sexta-feira (5), prolongando o período de folga para os servidores.
Os serviços considerados essenciais permanecerão em funcionamento por meio de escalas de plantão para garantir o atendimento à população.
Bancos – As agências bancárias estarão fechadas para atendimento presencial durante o feriado. Também não haverá compensação bancária, incluindo operações por TED.
O sistema PIX seguirá funcionando normalmente durante todo o dia, assim como alguns espaços de autoatendimento, conforme decisão de cada instituição financeira.
Contas de consumo e boletos com vencimento em 4 de junho poderão ser pagos no dia útil seguinte sem cobrança de encargos, desde que não haja feriado local. Já tributos e impostos devem ser quitados antecipadamente para evitar juros e multas.
O atendimento bancário será retomado normalmente na sexta-feira (5) nas localidades onde não houver feriado ou ponto facultativo.
Correios – As agências dos Correios não abrirão na quinta-feira devido ao ponto facultativo nacional. O atendimento presencial será retomado na sexta-feira (5).
Durante o feriado, os clientes poderão utilizar os canais digitais e de atendimento automatizado disponibilizados pela empresa.
Comércio – O comércio da capital maranhense está autorizado a funcionar durante o feriado, conforme acordo firmado entre a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís (Sindcomerciários).
As lojas de rua e centros comerciais poderão operar das 8h às 18h. Já os shopping centers estão autorizados a funcionar das 10h às 22h.
As empresas que convocarem funcionários deverão pagar adicional de 100% sobre a hora trabalhada e uma gratificação de R$ 53. As regras não se aplicam a farmácias e supermercados, que possuem normas específicas em convenções próprias.
A terceira edição do programa ‘Empreende, Merma’ teve início nesta terça-feira (2), durante aula inaugural realizada no Auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Maranhão. A iniciativa, idealizada pelo deputado estadual Neto Evangelista e pela vereadora de São Luís, Thay Evangelista, reúne mais de 400 mulheres nesta edição, ampliando o alcance do projeto que já havia capacitado cerca de 300 participantes na edição anterior.
Com isso, o programa já impactou, aproximadamente, 700 mulheres maranhenses, oferecendo capacitação em áreas como maquiagem, design de sobrancelhas, tranças iniciante e avançada, limpeza de pele, bronzeamento artificial, massagem modeladora e confeitaria.
Durante a abertura, o deputado estadual Neto Evangelista destacou a importância do empreendedorismo feminino como instrumento de transformação social e econômica.
“É um projeto de grande relevância para as mulheres que empreendem aqui no Maranhão. Empreender no Brasil não é simples, não é fácil, é um desafio diário. Por isso, é fundamental que essas mulheres estejam cada vez mais preparadas para enfrentar esses desafios e conquistar sua autonomia financeira. Muitas vezes, acompanhamos situações de violência contra a mulher em que a dependência financeira acaba dificultando o rompimento desse ciclo. Hoje é um dia de festa e alegria, para que essas mulheres possam participar do Empreende, Merma e saírem ainda mais preparadas para a sua jornada empreendedora”, afirmou.
Transformação Pessoal – A vereadora Thay Evangelista ressaltou o crescimento do programa e os resultados alcançados ao longo das três edições.
“Hoje reunimos mais de 400 mulheres na terceira edição do Empreende, Merma. Isso mostra que estamos trazendo resultados. O Empreende, Merma é muito mais do que um curso, é um programa de empreendedorismo feminino em que as mulheres passam por uma verdadeira jornada de transformação pessoal e emocional, ao mesmo tempo em que se capacitam cada vez mais em seus ofícios. Acreditamos que o empreendedorismo feminino é uma das principais ferramentas para a liberdade emocional e financeira das mulheres. O Empreende, Merma veio para mostrar isso para São Luís, para o Maranhão e para o Brasil”, destacou.
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, parabenizou o deputado Neto Evangelista e a vereadora Thay Evangelista pela realização de mais uma edição do programa e destacou a capacidade das mulheres de conciliar múltiplas responsabilidades no dia a dia, transformando essa habilidade em força para empreender e gerar oportunidades.
“Parabenizo o deputado Neto Evangelista e a vereadora Thay Evangelista por essa iniciativa tão importante para as mulheres maranhenses. Nós, mulheres, temos esse olhar amplo, capaz de enxergar várias demandas ao mesmo tempo e de enfrentar diferentes desafios diariamente. Essa capacidade também pode e deve ser utilizada para fortalecer os negócios, gerar renda e ajudar outras mulheres a crescerem. Contem comigo e com a Assembleia Legislativa para apoiar ações que promovam o empreendedorismo feminino e a autonomia das mulheres”, afirmou Iracema Vale.
Entre as participantes está Jacilene Oliveira, que se inscreveu no curso de Confeitaria em busca de aperfeiçoamento profissional e novas oportunidades de crescimento.
“Estou muito feliz por participar do Empreende, Merma. A confeitaria já faz parte da minha vida e acredito que esse curso vai me ajudar a aperfeiçoar minhas técnicas, ampliar meus conhecimentos e oferecer um trabalho ainda melhor para os meus clientes. É uma oportunidade muito importante para quem deseja empreender e crescer profissionalmente”, afirmou.
O programa tem como objetivo fortalecer o empreendedorismo feminino por meio da qualificação profissional, incentivando a geração de renda, a independência financeira e o desenvolvimento de novos negócios liderados por mulheres maranhenses.
Os moradores do bairro Santa Clara vão ganhar em breve uma área totalmente requalificada para a prática de esportes. Atendendo a reivindicação da comunidade, o vereador Raimundo Penha buscou recursos federais e o apoio do Governo do Estado para viabilizar a reforma do estádio Edimar Barroso, que até o final de mês de junho deverá ser entregue à população. Ele visitou a obra com o deputado estadual Davi Brandão e o líder comunitário do bairro Santa Clara, Nonato Gutemberg.
“Viemos vistoriar os trabalhos no estádio Edimar Barroso, que passará a contar com banheiros e vestiários para os atletas que aqui participam de várias competições e não tinham as condições adequadas para a prática esportiva. Nós agradecemos o apoio do senador Weverton Rocha, que destinou os recursos, e ao governador Carlos Brandão, que garantiu a execução dos serviços com celeridade para que ainda em junho possamos entregar a obra à comunidade”, destacou Raimundo Penha.
Nonato Gutemberg falou da importância da obra para a comunidade e afirmou que o esporte sempre foi a diversão do bairro, prática que traz saúde e qualidade de vida. “O estádio Edimar Barroso tem importância muito grande para a Santa Clara, pois aqui temos competição durante todo o ano. Mostramos ao vereador Raimundo Penha que o espaço precisava de melhorias e ele foi em busca de parcerias. Com seu apoio, o estádio está ganhando banheiros, vestiários, arquibancada e cabine de transmissão”, declarou.
O líder comunitário fez questão de destacar que Raimundo Penha é um vereador muito presente na comunidade, por isso conhece de perto as necessidades da Santa Clara e tem buscado melhorias. “Em um ano e cinco meses ele já nos visitou 11 vezes. Além da obra do estádio, que já é um grande benefício para nós, foi ele quem solicitou melhorias para ruas da Santa Clara. Estamos muito agradecidos por tê-lo como nosso representante”, finalizou Nonato Gutemberg.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou nos últimos dias três ocorrências de embriaguez ao volante em rodovias federais que cortam o Maranhão. As ações ocorreram nos municípios de Caxias, Balsas e Barra do Corda e resultaram na prisão dos condutores envolvidos, que foram encaminhados às respectivas Delegacias de Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis.
O caso mais recente foi registrado na BR-226, em Barra do Corda. Durante fiscalização voltada à segurança viária, um motorista desobedeceu à ordem de parada da equipe da PRF e fugiu em alta velocidade, dando início a um acompanhamento tático. Após percorrer vias urbanas do município colocando terceiros em risco, o condutor perdeu o controle do veículo e colidiu contra um meio-fio. Na abordagem, os policiais constataram diversos sinais de embriaguez. O motorista recusou-se a realizar o teste do etilômetro, sendo lavrado o Termo de Constatação de Alteração da Capacidade Psicomotora e sua condução para a Delegacia de Polícia Civil de Barra do Corda para adoção dos procedimentos legais.
Em Balsas uma motocicleta que trafegava em zigue-zague pela BR-230 chamou a atenção da equipe policial. Durante a abordagem, foi constatado que o condutor não possuía habilitação e apresentava sinais evidentes de ingestão de álcool. Submetido ao teste do etilômetro, foi registrado o índice de 1,67 mg/L de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, valor muito acima do limite que configura crime de trânsito. O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Balsas (MA).
Já em Caxias, policiais rodoviários federais abordaram um veículo que transitava de forma irregular na BR-316, realizando manobras em perigosas. O motorista, que também não possuía habilitação, foi submetido ao teste de alcoolemia, que apontou teor de 0,72 mg/L. Além do crime de embriaguez ao volante, foi constatada a infração de dirigir sem habilitação gerando perigo de dano. A PRF reforça que dirigir sob a influência de álcool compromete a capacidade de reação do condutor e permanece entre os principais fatores associados a sinistros graves de trânsito.
O presidente nacional do PT, Edinho Silva, reafirmou nesta segunda-feira (1º), durante coletiva de imprensa em São Luís, o apoio do presidente Lula à reeleição do senador Weverton Rocha nas eleições de 2026 no Maranhão.
Ao mencionar o apoio de Lula à recondução de Weverton ao Senado, o dirigente petista reforçou a sintonia política entre o senador e o projeto nacional liderado pelo presidente Lula. A manifestação ocorre em um momento de intensificação das articulações para as eleições de 2026, quando os partidos começam a consolidar alianças e definir estratégias para a disputa eleitoral.
” O senador Weverton tem o apoio do presidente Lula à sua reeleição. O presidente Lula é muito leal a quem é leal a ele e o senador Weverton tem sido muito leal ao presidente”, declarou.
Nos últimos anos, Weverton tem se destacado pela interlocução junto ao governo federal, atuando na destinação de recursos para os municípios maranhenses e na defesa de investimentos em áreas como infraestrutura, educação, saúde e desenvolvimento social, bem como na defesa das pautas do governo federal.
O Judiciário instaurou Procedimento Estrutural Coletivo para organizar e garantir o pagamento do passivo de processos de Requisições de Pequeno Valor (RPV) pelo Município de Bequimão, com bloqueio de valores dos cofres municipais para quitar as dívidas.
O assunto será discutido em audiência pública de condução participativa e saneamento compartilhado, marcada para ocorrer no dia 7 de julho de 2026, às 8h30, na Câmara de Vereadores do Município de Bequimão.
Participarão da reunião representantes do Município, do Ministério Público, da Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de pessoas credoras para discussão, aperfeiçoamento e assinatura do termo de acordo do Plano de Atuação Estrutural.
Estoque de Processos de RPs – A Vara Única de Bequimão possui um estoque de mais de 200 processos de pagamento de Requisições de Pequeno Valor (RPV) contra o Município de Bequimão, com dívidas no valor superior a R$ 3.200.000,00, em fase de cumprimento de sentença com prazo para pagamento finalizado.
O procedimento foi determinado pela juíza Patrícia de Carvalho Correia, titular da Vara Única de Bequimão, por meio da Portaria-TJ – 1853/2026.
A juíza informou que essa questão é de caráter estrutural e “notável impacto social”, diante da grave situação de contínua irregularidade no pagamento de créditos históricos desde 2006.
Procedimento Estrutural Coletivo – Na Portaria, a juíza estabelece como baliza financeira inicial para o Plano de Atuação o repasse mensal de R$ 320 mil, equivalentes a 15% da média mensal das parcelas líquidas repassadas ao Município pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2025.
O valor será retido diretamente na fonte da instituição financeira depositária, via sistema SISBAJUD, e os valores serão centralizados em conta judicial única vinculada à Vara única e destinados à liquidação mensal dos alvarás, conforme a ordem cronológica unificada.
A retenção mensal deverá ser feita somente sobre contas bancárias com valores penhoráveis do Município de Bequimão, preferencialmente a de percepção do FPM, a ser informada à Vara Única pela gestão municipal.
Suspensão de Bloqueio Patrimonial – Uma vez homologado (validado) o plano e mantida a regularidade dos valores mensais pelo Município, a Vara Única fará a suspensão temporária dos atos de bloqueio patrimonial nos processos, garantindo a estabilidade fiscal do Município.
A secretaria judicial marcará com a etiqueta “Processo Estrutural” os processos que venham a compor a lista de credores unificada e elaborará uma planilha detalhada e consolidada de todas as ordens de RPV pendentes de pagamento pelo Município, cujos prazos de pagamento estejam finalizados.
A organização dos créditos deverá obedecer a ordem cronológica de ajuizamento da ação. A planilha deverá conter a indicação destacada dos credores que façam jus à prioridade humanitária legal (pessoas idosas, portadores de doença grave ou com deficiência).
Em São Luís, onde o “São João do Maranhão te abraça”, vem aí mais um espetáculo junino para encantar quem ama uma tradição. No próximo dia 5 de junho, as ruas do Centro Histórico de São Luís serão invadidas pela beleza e encantamento dos grupos de bumba meu boi no Cortejo Junino, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
A concentração do cortejo será às 16h30, na Praça Deodoro, de onde os grupos partirão em direção à Praça Nauro Machado, na Praia Grande. Mas não para por aí. No palco haverá apresentação de outros grupos tradicionais da cultura popular maranhense em programação que seguirá até as 22h. Ao todo 15 grupos participarão do cortejo e outros 4 se apresentarão no palco.
A programação integra as ações de valorização da cultura popular promovidas pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, fortalecendo as tradições juninas e proporcionando ao público acesso às manifestações culturais que fazem do Maranhão uma referência nacional em diversidade e patrimônio cultural.
O número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) segue em crescimento no Brasil e atinge pessoas de todas as idades. O alerta foi divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio da mais recente edição do Boletim InfoGripe.
De acordo com o levantamento, o aumento das ocorrências está associado principalmente à circulação do vírus sincicial respiratório (VSR) e da influenza A, responsáveis pela maior parte das internações registradas no país nas últimas semanas.
Os dados mostram que o VSR permanece em expansão nos estados das regiões Sul e Sudeste, além de parte significativa do Nordeste, incluindo Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. O crescimento também foi identificado no Pará, Amapá e Mato Grosso do Sul.
Entre as crianças de até quatro anos, o VSR é apontado como o principal responsável pela elevação dos casos de SRAG. Já o rinovírus também contribui para o aumento das hospitalizações, especialmente entre crianças e adolescentes de estados como Alagoas, Paraíba, Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas e Santa Catarina.
As internações relacionadas à influenza A continuam em alta na Região Sul, além de São Paulo, Espírito Santo, Roraima e Tocantins. Embora Minas Gerais e Paraíba apresentem sinais de desaceleração, os indicadores ainda permanecem em níveis elevados.
Por outro lado, os casos graves associados à Covid-19 registram tendência de queda na maior parte do território nacional. Apesar disso, Ceará, Maranhão e Pará ainda apresentam sinais de crescimento ou manutenção dos índices elevados.
O estudo também aponta que alguns estados já demonstram estabilização ou redução das notificações, entre eles Acre, Amazonas, Pernambuco, Maranhão e unidades da Região Centro-Oeste.
O InfoGripe identificou ainda 17 capitais em situação de alerta, risco ou alto risco para SRAG, com tendência de crescimento sustentado. A lista inclui Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Macapá, Palmas, Porto Alegre, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e Teresina.
Nas quatro semanas epidemiológicas mais recentes, o VSR respondeu por 47,6% dos casos positivos de SRAG, seguido pelo rinovírus (23,9%), influenza A (22,4%), influenza B (4,7%) e Covid-19 (2,3%). Entre os óbitos, a influenza A apresentou a maior participação, representando 51,2% dos registros.
A Fiocruz reforça a importância da vacinação e recomenda medidas preventivas, como higienizar as mãos frequentemente, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, evitar compartilhar objetos pessoais, utilizar máscara em caso de sintomas respiratórios e reduzir o contato com outras pessoas durante quadros gripais.
O boletim foi elaborado com base nos registros do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe, atualizados até 23 de maio, referentes à Semana Epidemiológica 20.
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), realizou reunião institucional com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) para discutir medidas de enfrentamento ao golpe do falso advogado, fortalecer a fiscalização do exercício ilegal da profissão e tratar de melhorias no atendimento à advocacia nas unidades policiais do estado.
Entre os principais temas debatidos esteve o combate ao golpe do falso advogado, crime que tem feito vítimas em diversas regiões do estado. Durante a reunião, foram discutidos os termos para a celebração de um Termo de Cooperação Técnica entre a OAB Maranhão e a Secretaria de Segurança Pública, com o objetivo de ampliar a troca de informações e fortalecer as investigações conduzidas pelos órgãos de segurança.
O presidente da OAB Maranhão, Kaio Saraiva, destacou a importância da atuação conjunta para proteger a advocacia e a sociedade. “Estamos construindo uma parceria institucional sólida com a Secretaria de Segurança Pública para combater de forma efetiva o golpe do falso advogado. O compartilhamento de informações e a criação de canais diretos de comunicação serão fundamentais para fortalecer as investigações e garantir mais segurança para a advocacia e para os cidadãos maranhenses”, afirmou.
A OAB Maranhão reforçou a importância de que vítimas desse tipo de crime registrem Boletim de Ocorrência e encaminhem as informações para a Ordem, além de realizarem denúncias por meio do portal da instituição (oabma.org.br). Durante o encontro, também ficou alinhada a criação de um canal permanente de comunicação entre a OAB Maranhão e a SSP-MA, além da articulação junto às operadoras de telefonia para solicitar a suspensão de números utilizados por criminosos na prática dos golpes.
A secretária de Segurança Pública, coronel Augusta, ressaltou o compromisso da pasta com o enfrentamento aos crimes que atingem a advocacia e a população. “Estamos trabalhando para ampliar os mecanismos de cooperação com a OAB Maranhão. O combate ao golpe do falso advogado exige integração entre as instituições e ações rápidas para identificar os responsáveis, interromper suas atividades e proteger a população”, destacou.
Participaram do encontro o presidente da OAB Maranhão, Kaio Saraiva; a secretária de Segurança Pública, coronel Augusta Andrade; o comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Wallace Amorim; e o corregedor-geral da OAB Maranhão, Ivaldo Praddo, o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Erivelton Lago, e a presidente da Comissão de Segurança Pública, Cidadania, Vaneska Moreira e o presidente da Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia, Jonatas Dutra Fernandes.
Outro ponto importante da reunião foi o fortalecimento das ações desenvolvidas pela Comissão de Fiscalização da OAB Maranhão no combate ao exercício ilegal da advocacia. A Ordem solicitou apoio das forças de segurança para operações que busquem identificar e responsabilizar pessoas que se passam por advogados em diversas comarcas do estado.
O corregedor-geral da OAB Maranhão, Ivaldo Praddo, enfatizou a relevância da atuação conjunta. “A fiscalização do exercício profissional é uma das atribuições da Ordem. Com o apoio da Secretaria de Segurança Pública, teremos mais condições de atuar de forma integrada para identificar casos de exercício ilegal da advocacia e garantir a responsabilização daqueles que praticam esse crime”, afirmou.
Também foram discutidas questões relacionadas às unidades policiais do Maranhão, especialmente o funcionamento dos plantões, a estrutura das delegacias e a melhoria do atendimento à advocacia. Entre os temas abordados estiveram a situação da Delegacia de Itapecuru-Mirim, a criação de pontos de atendimento para advogados e advogadas e a necessidade de ampliação do efetivo policial.
A secretária de Segurança Pública comprometeu-se a orientar os delegados sobre a prioridade no atendimento à advocacia e a levar ao governador do Estado as demandas relacionadas ao fortalecimento do sistema de segurança pública e ao avanço dos concursos para delegados e demais cargos da área.
O comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Wallace Amorim, destacou a importância da aproximação institucional. “A integração entre os órgãos de segurança pública e a OAB Maranhão fortalece o trabalho desenvolvido em todo o estado. Estamos à disposição para colaborar nas ações que garantam mais segurança, respeito às prerrogativas profissionais e proteção à sociedade”, afirmou.
Ao final da reunião, as instituições reafirmaram o compromisso de manter o diálogo permanente e desenvolver ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da segurança pública, à proteção das prerrogativas da advocacia e ao combate aos crimes que afetam a classe e a população maranhense. A OAB Maranhão orienta que denúncias relacionadas ao golpe do falso advogado sejam registradas por meio do site oficial da Ordem e que os respectivos Boletins de Ocorrência sejam encaminhados à instituição para auxiliar nas investigações e nas medidas de enfrentamento ao crime.