São Luís registrou, pelo quarto mês consecutivo, desaceleração na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nessa terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em julho de 2026, a inflação na capital maranhense foi de 0,13%, refletindo uma desaceleração de 0,30 ponto percentual comparativamente ao índice registrado em junho. A taxa de inflação de São Luís do mês de julho, foi a menor desde o início de 2026. O movimento acompanha a tendência observada no país. Considerando a média das 16 regiões pesquisadas pelo IBGE, a inflação brasileira também desacelerou pelo quarto mês consecutivo.
Os números mostram uma redução no ritmo de aumento dos preços tanto em São Luís quanto no conjunto das regiões pesquisadas pelo IBGE. Apesar de São Luís ter registrado aumento de preços em julho de 2026 em cinco dos nove grupos de despesas que compõem o IPCA, a redução do índice mostra que a pressão sobre os preços vem diminuindo.
Segundo o IBGE, a taxa de inflação de São Luís em julho foi a menor desde o início do ano. Os números evidenciam que, mesmo diante das pressões sazonais e externas, o custo de vida na capital permaneceu estável.
Alimentação e moradia – A redução nos preços de alimentos e bebidas ajudou a conter a inflação na capital maranhense em julho. Pelo segundo mês consecutivo, o grupo registrou queda, desta vez de 0,59%, contribuindo para reduzir o resultado geral do IPCA em 0,15 ponto percentual.
Entre os produtos que ficaram mais baratos no mês estão itens presentes na mesa dos consumidores maranhenses. O tomate teve redução de 18,52%, seguido pela batata inglesa, que caiu 13,94%, e pelo café moído, com queda de 5,05%. Também registraram redução de preços a farinha de mandioca (-1,93%) e o arroz (0,79%).
Com o resultado de julho, os preços do grupo alimentação e bebidas acumulam queda de 0,63% nos últimos dois meses. O movimento ocorre após uma alta acumulada de 5,72% entre fevereiro e maio deste ano.
Outro grupo que apresentou redução de preços foi habitação, com queda de 0,15% em julho e contribuição negativa de 0,02 ponto percentual para o IPCA. O resultado foi influenciado principalmente pela redução de 0,52% na energia elétrica, decorrente de uma variação negativa na alíquota de imposto cobrado na conta, mesmo com a manutenção da bandeira tarifária amarela.
O botijão de gás também contribuiu para a redução dos preços no grupo, com queda de 0,28% em julho, após ter registrado alta de 0,43% no mês anterior.
Os resultados mostram que, apesar da pressão de alguns grupos de despesas, a queda nos preços de alimentos e de itens relacionados à habitação contribuiu para amenizar o avanço do custo de vida para os consumidores de São Luís no mês de julho.