No próximo sábado, 19 de setembro, São Luís recebe uma ação coletiva em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, reunindo instituições, empresas, organizações da sociedade civil e voluntários em um ato simbólico de cuidado com o litoral e de conscientização sobre o impacto dos resíduos no meio ambiente.
A mobilização será realizada das 7h30 às 12h, com concentração no trecho entre o Bar O Pioneiro e o Barquinho, na Avenida Litorânea, no Calhau, em um percurso de aproximadamente 2,2 quilômetros.
Mais do que retirar resíduos da areia, a iniciativa busca chamar a atenção para a relação entre consumo, descarte inadequado, poluição dos oceanos e emergência climática.O plástico, por exemplo, está associado à cadeia de produção e descarte de combustíveis fósseis, enquanto os resíduos que chegam aos ambientes costeiros podem afetar ecossistemas importantes para o equilíbrio ambiental.
A ação também reforça que a poluição dos mares não é um problema restrito às cidades litorâneas. Resíduos descartados de forma inadequada em áreas urbanas podem ser transportados pelas chuvas, rios, ventos e sistemas de drenagem até os cursos d’água e, posteriormente, chegar ao oceano.
A iniciativa conta com a participação e o apoio de Limpa Brasil, Limpa Brasil Maranhão, Comunicativa Assessoria e Propaganda, Fórum Estadual de Educação Ambiental, Programa Alfabetização Ecológica Integral, Malharia K3, Estado do Maranhão – SEMA/MA, Thays Rocha Cerimonial, Quiança Boutique Kids e Infantil, Instituto EcoRural, Loja Padre Cícero Artigos Religiosos, CAEMA – Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, Matos Engenharia, CEE/MA, Clube de Mães Sagrada Família da Vila Embratel, Zinum Solar, Bob Clean Facilities, Instituto Lixo Zero Brasil, Instituto Cultural Jovens do Amanhã, Solar BR Coca-Cola, KombinadoArtesanais, Hayane Araújo – Estratégia Ambiental, O Imparcial, Churrasquinho Everest, Federação Maranhense de Handebol, CRMV-MA – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Maranhão, Rotary Club de São Luís Anil, SEMAPA, Meu Futuro Minha Voz, GERA MAIS Instituto, SEMOSP e Patrulha Ambienta