Blog do Rogério Silva - Notícias em tempo real

Maranhão avança no ranking nacional e zera fila de transplante de fígado

O Maranhão alcançou a 11ª posição no ranking nacional de transplantes, após avançar 16 colocações. O resultado foi anunciado pelo governador Carlos Brandão, que também informou o fim da fila de espera por transplante de fígado no estado.

Segundo Brandão, a estrutura disponível na rede pública permitiu agilizar o atendimento de pacientes que necessitam do procedimento. O governador citou o caso de Perla, companheira de André Nascimento, que passou pelo transplante menos de 24 horas após um apelo público.

“Esse procedimento só foi realizado em menos de 24 horas porque zeramos a fila de transplante de fígado no Maranhão”, afirmou.

O governador ressaltou que o atendimento ocorreu dentro dos critérios da rede de saúde e negou qualquer tipo de favorecimento na realização da cirurgia.

“Não aconteceu por interferência política, jurídica ou por pressão de rede social”, declarou.

A operação contou com a participação de diferentes setores da rede de saúde. Foram mobilizadas equipes do Hospital da Ilha, Hospital Carlos Macieira, Complexo Regulador Estadual, Central de Regulação de Leitos, Central de Transporte e Ambulância e Central Estadual de Transplantes. O Hospital Universitário Presidente Dutra e a Força Aérea Brasileira também deram apoio à operação.

Outro avanço destacado pelo governo ocorreu na área de transplantes de córnea. A fila, que ultrapassava mil pacientes em 2022, foi reduzida para aproximadamente 150 pessoas. A expectativa é eliminar a demanda até o fim deste ano.

As medidas integram o Plano de Aceleração de Transplantes, lançado em 2023 pela Central Estadual de Transplantes, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, unidades da rede pública e instituições parceiras.

Categoria: Notícias