Blog do Rogério Silva - Notícias em tempo real

Eleições 2026: 1º turno altera o mapa político dos estados

O primeiro turno das eleições de 2026, realizado no domingo, 4, alterou a correlação de forças nos estados. Dos 27 governos em disputa, 20 foram definidos na primeira etapa. Os sete restantes — Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Paraíba e Alagoas — serão decididos no segundo turno, em 25 de outubro.

O PL foi o partido com maior número de governos conquistados no primeiro turno: cinco. Em 2022, a legenda havia elegido dois. Foram eleitos Sergio Moro (Paraná), Luciano Zucco (Rio Grande do Sul), Marcos Rogério (Rondônia), Arthur Henrique (Roraima) e Jorginho Mello (Santa Catarina).

Na sequência aparece o PSD, com quatro governos — Amapá, Maranhão, Pernambuco e Sergipe —, o dobro do obtido em 2022. O PT venceu em três estados — Bahia, Ceará e Piauí —, um a menos que na eleição passada. O Republicanos também soma três, com vitórias em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso.

Progressistas manteve dois governos. MDB, PSDB e Podemos têm um cada até o momento. Em Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel foi reeleito após trocar o PSDB pelo PP.

O resultado parcial indica inversão em relação a 2022, quando PT e União Brasil lideraram com quatro governos cada, seguidos por MDB, PSB e PSDB, com três cada. Em 2026, PL e PSD passaram a ocupar o centro do mapa estadual.

A nova configuração se repete nas Assembleias Legislativas. O conjunto das 27 Casas soma 1.059 cadeiras e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.No quadro parcial, o PL lidera com 212 deputados eleitos, seguido por PT (141), MDB (112), PSD (103) e PP (81). Em 2022, a ordem era PL (129), PT (118), MDB (95), PP (87) e PSD (78).

Em São Paulo, o PL fez a maior bancada da Alesp, com 27 das 94 cadeiras. O PT elegeu 16, PSD e PSOL, nove cada. O PSDB, que chegou a ter posição dominante na Assembleia, elegeu apenas um deputado em 2026, contra nove em 2022. Em Minas, o PL também lidera com 21 cadeiras. Na Bahia, o PT manteve a maior bancada, com 14.

Categoria: Notícias