Blog do Rogério Silva - Notícias em tempo real

Ministério Público recomenda medidas para preservar identidade cultural da Feirinha São Luís

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) encaminhou Recomendação à Prefeitura de São Luís, Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e demais órgãos responsáveis pela organização da Feirinha São Luís, orientando a adoção de medidas para a preservação da finalidade original do projeto, valorização da cultura local, transparência na aplicação dos recursos públicos e participação social em eventuais mudanças na programação.

O documento foi assinado pelos promotores de justiça Doracy Moreira Reis Santos (1ª Promotoria de Fundações e Entidades de Interesse Social); João Leonardo Sousa Pires Leal (2ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa); e José Augusto Cutrim Gomes (5ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa).

A Recomendação foi expedida após relatos encaminhados ao MPMA por integrantes da comunidade artística, cultural e defensores do patrimônio histórico da capital maranhense. Eles apontaram preocupação com a eventual inclusão de atrações nacionais na programação da Feirinha São Luís. Segundo eles, isto poderia comprometer a vocação do projeto como espaço de valorização da cultura local e de fortalecimento da economia criativa.

Feirinha – Instituída pela Lei Municipal nº 6.871/2020 e realizada aos domingos, a Feirinha São Luís foi concebida como uma política pública para a circulação de produtos agroecológicos, artesanato, gastronomia e manifestações culturais locais no Centro Histórico da capital. Para o MPMA, eventuais alterações em sua curadoria e programação devem preservar essa finalidade cultural, evitando a descaracterização do projeto e a redução dos espaços tradicionalmente ocupados por artistas e agentes culturais maranhenses.

Entre as providências recomendadas estão a reavaliação de eventuais mudanças permanentes na programação artística da Feirinha; elaboração e divulgação de critérios objetivos para gestão, seleção e contratação de atrações; realização de consultas e reuniões regulares entre o Conselho Municipal de Cultura e representantes dos segmentos culturais afetados. Também estão incluídas a disponibilização de dados sobre programação, contratações, valores pagos, fontes de recursos e outros documentos sobre a execução do projeto.

Os promotores de justiça igualmente defendem que qualquer alteração significativa na estrutura da Feirinha seja precedida de justificativa técnica, estudo de impacto cultural e amplo diálogo com os setores envolvidos.

Prazos – De acordo com a Recomendação, a Prefeitura de São Luís e os demais órgãos têm prazo de cinco dias úteis para informar ao Ministério Público as providências adotadas. Também deverão encaminhar relatórios sobre a programação, contratações, valores, fontes de custeio e critérios de seleção das atrações. O MPMA pede, ainda, que os entes apresentem, no prazo de 15 dias úteis, um plano de organização e curadoria para a valorização da cultura local e preservação da identidade cultural da Feirinha São Luís.

Fred Campos lança série que vai mostrar as belezas e tradições dos 217 municípios do MA

O prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, lançou nesta segunda-feira (22), em suas redes sociais, a série “217 Motivos para Conhecer o Maranhão”, um projeto que tem como proposta visitar os 217 municípios maranhenses para mostrar as histórias, tradições, belezas naturais, potencialidades econômicas e riquezas culturais de cada cidade.

A estreia da série foi dedicada a Paço do Lumiar. No primeiro episódio, Fred apresenta um pouco da história do município, explica a origem do nome da cidade e destaca elementos que fazem de Paço uma terra de cultura, fé, tradição e belezas naturais. O vídeo também traz referências aos pontos turísticos, às manifestações culturais e à força do povo luminense, valorizando a identidade e o sentimento de pertencimento da população.

A iniciativa busca fortalecer o turismo e despertar ainda mais orgulho nos maranhenses, revelando curiosidades e características que tornam cada município único.

Para Fred Campos, começar por Paço do Lumiar era uma escolha natural. “Hoje estamos dando início a um projeto que nasceu do amor pelo Maranhão e do desejo de mostrar ao mundo as riquezas do nosso estado. São 217 municípios, cada um com sua história, suas tradições e suas potencialidades. E não poderia haver outro ponto de partida que não fosse Paço do Lumiar, a cidade que tenho a honra de administrar e que guarda tantas histórias e belezas. Esse é apenas o primeiro capítulo de uma grande viagem pelo Maranhão. Tenho certeza de que, ao final dessa jornada, teremos 217 motivos para nos orgulhar ainda mais da nossa terra”, afirmou Fred Campos.

A série será publicada nas redes sociais do prefeito e percorrerá, ao longo dos próximos meses, todos os municípios maranhenses, apresentando um olhar especial sobre a diversidade cultural, histórica e turística do estado

Debate entre Tiago e Joel evidencia superioridade técnica da equipe de Brandão sobre a gestão Braide

O debate realizado entre os ex-secretários de Saúde Tiago Fernandes, que atuou na gestão estadual, e Joel Nunes, ex-titular da pasta em São Luís, no UQ Podcast, evidenciou diferenças importantes na abordagem dos problemas da saúde pública maranhense. Ao longo da discussão, Tiago apresentou dados, contextualizou pactuações do Sistema Único de Saúde (SUS) e detalhou o funcionamento da rede de atendimento, demonstrando domínio dos temas debatidos.

Um dos principais pontos levantados por Tiago foi a baixa cobertura da atenção primária em São Luís. Segundo ele, a falta de acompanhamento preventivo faz com que milhares de pacientes procurem diretamente as unidades de urgência e emergência, contribuindo para a sobrecarga dos hospitais. O ex-secretário também ressaltou que a capital possui responsabilidades pactuadas no atendimento regionalizado e recebe recursos federais para atender pacientes de diversos municípios do Maranhão, razão pela qual o fluxo de usuários do interior para São Luís é uma consequência natural da organização da rede pública de saúde.

Outro tema abordado foi o impacto de decisões administrativas da gestão municipal sobre a rede estadual. Tiago citou mudanças no atendimento do Hospital da Criança e alterações em parcerias entre Município e Estado, como no caso da Policlínica do Cohatrac. Na avaliação dele, medidas desse tipo acabaram transferindo demandas para estruturas estaduais e aumentaram a pressão sobre serviços já bastante procurados pela população.

Ao final, o debate acabou servindo como uma demonstração da qualificação técnica dos quadros que passaram pela gestão do governador Carlos Brandão. Enquanto Tiago apresentou números, diagnósticos e soluções para os desafios da saúde pública, suas argumentações encontraram pouca contestação ao longo da discussão. Para observadores da cena política, o desempenho reforçou a imagem de um grupo que reúne profissionais com experiência prática e conhecimento aprofundado da realidade da saúde maranhense.

Brandão entrega 49 viaturas e fortalece sistema de segurança pública

O governador Carlos Brandão entregou 49 viaturas policiais que contribuem diretamente para o fortalecimento do sistema de segurança do Maranhão. Os investimentos na área também estão impactando na contínua redução dos índices de criminalidades no estado.

Os veículos são destinados para delegacias regionais, distritos policiais e unidades especializadas da Polícia Civil, sendo 38 viaturas para essas áreas, bem como para a Perícia Oficial, 4 veículos; Centro Tático Aéreo (CTA), 4 viaturas; Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), 2 viaturas; e um veículo para a Guarda Municipal de Grajaú.

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão destacou os diversos investimentos que o Governo do Maranhão tem feito no Sistema de Segurança Pública do Estado.

“A entrega de viaturas modernas e equipadas com tecnologia de ponta é fundamental para o aprimoramento das investigações, da perícia técnica e da eficácia das prisões. Esse tem sido o foco da nossa gestão no Maranhão: promover investimentos constantes e entregas que resultem em benefícios reais para a população. Nosso governo realizou a nomeação de mais de 500 novos policiais militares e convocou a totalidade dos aprovados em concursos anteriores. Agora, visando reforçar ainda mais a segurança pública, abrimos um novo concurso público para o preenchimento de 3.350 vagas, contemplando a Polícia Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o setor de perícia”, assinalou Brandão.

O governador frisou que estes investimentos têm se refletido na redução dos índices de criminalidade no Maranhão. “Os indicadores comprovam a eficácia dessa estratégia, com a redução dos índices de criminalidade, incluindo homicídios e feminicídios. Ampliamos a rede de atendimento, como as Casas da Mulher Maranhense e as unidades da Patrulha Maria da Penha, triplicando nossa capacidade de acolhimento e proteção”, enfatizou.

A secretária de Estado de Segurança Pública, Augusta Andrade, afirmou que Estado do Maranhão tem se destacado como o que mais investe em segurança, priorizando a qualificação de seus agentes e o aprimoramento de todo o sistema.

“O governador Carlos Brandão tem demonstrado um compromisso constante com a segurança do nosso Estado, e a entrega destes veículos fortalece significativamente a nossa atuação. Quando fortalecemos a segurança pública, fortalecemos a sociedade, a quem servimos. Uma polícia equipada e preparada está apta a prestar um serviço de excelência aos cidadãos”, garantiu Augusta Andrade.

Com esta nova entrega, a gestão Brandão alcança a marca histórica de 1.002 mil viaturas distribuídas.

O delegado geral de Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), Augusto Barros, avaliou que os investimentos que vêm sendo feitos na Polícia Civil nos últimos anos estão melhorando desde a inteligência até a estrutura predial e de mobilidade.

“Estamos muito felizes em poder participar de mais uma entrega de viaturas que vão, certamente, trazer mais segurança e mais alcance às ações da Polícia Civil do Estado do Maranhão. Nós temos um estado muito grande, com 217 municípios, e a Polícia Civil precisa, com o efetivo que tem, se deslocar bastante entre vários municípios diferentes. Cada entrega de viatura é bastante comemorada porque, no final das contas, nós temos um conforto maior e uma segurança maior pra entregar aos nossos policiais. E, obviamente, com o objetivo final, que é o de entregar serviços de polícia judiciária pra toda a população”, afirmou Augusto Barros.

Também aconteceu a entrega de armamento para as forças policiais. Foram entregues 49 pistolas de calibre 9mm da Beretta APX, adquiridas por meio de emenda parlamentar do senador Weverton Rocha, visando ampliar a capacidade operacional e o aparelhamento das forças de segurança do Estado.

Esse tipo de pistola é considerado um modelo mais robusto e foi projetado para atender a rigorosos testes militares, o que possibilitou que seu uso se tornasse padrão por forças de segurança brasileiras.

Weverton destaca união de esforços na inauguração da nova sede da Embrapa no MA

A Embrapa deu início às obras de construção de sua nova sede no Maranhão, em cerimônia realizada no Campus Maracanã do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em São Luís.

O empreendimento, que receberá investimentos de R$ 43,9 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), representa um marco para o fortalecimento da pesquisa agropecuária, da inovação e do desenvolvimento sustentável no estado.

O evento reuniu a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá; o chefe-geral da Embrapa Maranhão, Marco Bomfim; o senador Weverton Rocha; o deputado federal Márcio Honaiser; o diretor-geral do IFMA Campus Maracanã, Jeovani Machado Rodrigues; além de autoridades estaduais, municipais, representantes do setor produtivo, pesquisadores e estudantes.

Durante a solenidade, o chefe-geral da Embrapa Maranhão, Marco Bomfim, destacou o apoio decisivo da bancada federal maranhense para viabilizar investimentos na instituição. Segundo ele, o senador Weverton Rocha teve papel fundamental na articulação junto aos parlamentares.

“Quero registrar o reconhecimento da Embrapa ao senador Weverton Rocha, que sempre esteve ao lado da nossa instituição. Por meio de sua articulação junto à bancada federal, presidida pelo deputado Márcio Honaiser, foram destinados recursos importantes que contribuíram para o fortalecimento da infraestrutura e dos projetos da Embrapa no Maranhão”, afirmou Bomfim.

O senador Weverton Rocha afirmou que a nova sede é resultado da união de esforços entre a Embrapa, o Governo Federal e a bancada maranhense.

“Hoje é um dia histórico para o Maranhão. A Embrapa tem um papel estratégico para o desenvolvimento da nossa agricultura, especialmente da agricultura familiar. Ficamos felizes em contribuir para que esse projeto saísse do papel. Trabalhamos junto à bancada federal para garantir recursos e fortalecer uma instituição que produz conhecimento, gera oportunidades e transforma vidas”, afirmou o senador.

Estrutura – A nova estrutura será construída em uma área de aproximadamente 22 hectares e contará com instalações modernas voltadas à pesquisa, inovação e articulação institucional, fortalecendo a atuação da Embrapa nos biomas Amazônia e Cerrado, na região do Matopiba, na agricultura familiar e junto às comunidades tradicionais.

A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, ressaltou que a obra representa um novo momento para a instituição no estado.

“Estamos construindo uma Embrapa do tamanho que o Maranhão merece. Esta sede vai ampliar nossa capacidade de gerar conhecimento, tecnologia e inovação para atender às demandas do campo, promovendo desenvolvimento econômico, inclusão social e sustentabilidade”, destacou.

Presidente da bancada federal maranhense, o deputado Márcio Honaiser destacou o compromisso dos parlamentares com o fortalecimento da pesquisa e da inovação no estado.

“A bancada compreendeu a importância desse investimento para o Maranhão e destinou recursos para ajudar na estruturação da Embrapa. Estamos falando de uma instituição que contribui diretamente para o crescimento da produção agrícola, para a geração de renda e para o desenvolvimento regional”, ressaltou.

O diretor-geral do IFMA Campus Maracanã, Jeovani Machado Rodrigues, celebrou a parceria entre as duas instituições.

“Receber a nova sede da Embrapa em nosso campus é motivo de orgulho. Estamos unindo duas instituições comprometidas com a pesquisa, a inovação e a formação de profissionais. Essa integração fortalece o desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão e aproxima ainda mais o conhecimento das necessidades da população”, afirmou.

Além dos recursos do Novo PAC, a reestruturação da Embrapa Maranhão conta com investimentos do Governo do Estado e da bancada federal maranhense destinados à infraestrutura e aquisição de equipamentos. A previsão é que a nova sede seja concluída em até dois anos, consolidando uma base moderna para ampliar a presença da pesquisa agropecuária e da inovação no Maranhão.

Nordeste deve manter chuvas no litoral durante o inverno, aponta Inmet

Apesar da chegada do inverno no Hemisfério Sul, algumas áreas do Nordeste brasileiro devem seguir com registro de chuvas ao longo da estação. O período se estende até 22 de setembro.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a faixa litorânea da região deve continuar sob influência de ventos úmidos vindos do oceano, condição que favorece a manutenção das precipitações em parte do inverno.

Enquanto isso, no interior nordestino, a tendência é de redução gradual das chuvas, cenário comum para esta época do ano. O contraste climático entre o litoral e o semiárido deve permanecer ao longo dos próximos meses.

A previsão do Inmet também indica que o inverno de 2026 pode sofrer impactos do fenômeno El Niño, que tem potencial para alterar o comportamento das temperaturas e dos volumes de chuva em diferentes partes do país.

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a expectativa é de tempo mais seco, baixa umidade e maior variação térmica entre manhã e tarde. Já no Sul, o avanço de massas de ar frio deve provocar quedas acentuadas de temperatura e formação de geadas, principalmente em áreas serranas.

Tradicionalmente, o inverno é marcado por temperaturas mais amenas, menor incidência de chuvas em grande parte do território nacional e fenômenos como nevoeiros, geadas e, em situações específicas, até neve em regiões elevadas do Sul.

Forças de segurança do Maranhão desarticulam estrutura de produção de drogas no interior

Uma operação integrada das forças de segurança do Maranhão resultou na erradicação de plantações de maconha e na desarticulação de uma estrutura criminosa voltada à produção e comercialização de entorpecentes na região central do estado. A ação foi realizada nesta segunda-feira (22), na Aldeia Cabeça de Boi, na Reserva Bacurizinho, zona rural de Grajaú, durante a terceira fase da Operação Herba Nefanda.

Coordenada pela Polícia Civil do Maranhão, por meio da 15ª Delegacia Regional de Barra do Corda e da Delegacia de Grajaú, a operação contou com o apoio do Comando de Operações e Sobrevivência em Área Rural (COSAR), da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), do Centro Tático Aéreo (CTA) e da Guarda Municipal de Grajaú.

A ação integra uma estratégia permanente de combate ao tráfico de drogas e ao financiamento de organizações criminosas que atuam na região. “O enfrentamento ao tráfico de drogas exige atuação integrada, inteligência policial e presença efetiva do Estado nos territórios. Cada plantação erradicada representa menos drogas circulando, menos recursos para organizações criminosas e mais segurança para a população”, destacou a secretária de Estado da Segurança Pública, coronel Augusta Andrade.

Segundo o delegado titular da Delegacia de Grajaú, Brito Júnior, a operação tem alcançado resultados importantes no enfrentamento à criminalidade organizada na região. “A Operação Herba Nefanda já se consolidou como uma importante ferramenta de enfrentamento ao tráfico de drogas na região central do Maranhão. Nesta terceira fase, conseguimos atingir diretamente a cadeia de produção dos entorpecentes”, destacou.

A atuação do Centro Tático Aéreo foi fundamental para o sucesso da operação. Com apoio de imagens aéreas e levantamentos prévios, as equipes localizaram as áreas utilizadas para o plantio da droga. Além da confirmação de locais já monitorados, novos cultivos foram identificados durante os sobrevoos realizados na região.

“Muitas dessas áreas ficam em locais de difícil acesso, o que torna o emprego da aeronave um diferencial importante. O resultado é mais eficiência no combate ao tráfico e mais segurança para a população”, ressaltou o chefe da Base do CTA de Presidente Dutra, 3º sargento Eli Joiner.

Durante a incursão, as equipes localizaram quatro roças de maconha equipadas com sistema de irrigação automatizado. Também foram apreendidos equipamentos utilizados na produção e processamento da droga, entre eles uma prensa hidráulica, um macaco hidráulico, grande quantidade de sementes e uma espingarda artesanal do tipo bate-bucha.

Todo o material apreendido foi catalogado e encaminhado à autoridade policial. Um inquérito foi instaurado para aprofundar as investigações e identificar outros possíveis envolvidos na rede criminosa responsável pelo cultivo, processamento e distribuição da droga na região.

Prisão em Grajaú – Ainda em Grajaú, a Polícia Civil, com apoio da Guarda Municipal, cumpriu na madrugada da sexta-feira (19) um mandado de prisão contra um suspeito conhecido como Samuel, apontado como líder de um grupo criminoso responsável por diversos arrombamentos e furtos em estabelecimentos comerciais no município.

Segundo as investigações, o suspeito coordenava as ações do grupo e chegava a praticar até três arrombamentos em uma única noite. Na véspera da prisão, um de seus comparsas já havia sido preso em flagrante pela Polícia Militar enquanto praticava mais um furto no centro da cidade.

”Orleans está preparado para governar o Maranhão”, afirma Brandão

Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (22), o governador Carlos Brandão reafirmou que o ex-secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, está preparado para dar continuidade à gestão que tem conquistado avanços em todas as áreas. E defendeu a sua pré-candidatura ao Governo do Estado: “O Maranhão precisa de você”, afirmou o governador.

Ao justificar a escolha do seu grupo político pela candidatura de Orleans Brandão, o governador disse que a decisão teve o respaldo do sentimento demonstrado pela população, que mostrou confiança no então secretário de Assuntos Municipalistas para dar continuar ao trabalho exitoso realizado pela atual gestão estadual.

O governador destacou que Orleans o ajudou a governar, conhecendo de perto as necessidades dos municípios e buscando as soluções junto ao Governo do Estado. “Você ajudou a construir tudo que fizemos e, portanto, sabe tudo do estado: de educação, da saúde, do saneamento básico, da infraestrutura, do social. Nada melhor que uma pessoa como você, que está preparado, que está dedicando a sua juventude, a sua energia, para dar continuidade a esse trabalho”, ressaltou. E completou: “O Maranhão não pode ter aventuras, o Maranhão não pode arriscar. O Maranhão que está dando certo tem que continuar dando certo”, enfatizou Carlos Brandão.

Orleans reforçou que o trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão, focado em uma gestão municipalista, conquistou muitos avanços para o Maranhão em áreas importantes, fortalecendo a infraestrutura das cidades, gerando desenvolvimento econômico e ampliando os programas sociais para combater a fome e reduzir a pobreza extrema.

“Basta as pessoas pesquisarem e olharem os dados do Maranhão nos últimos anos. O Maranhão que está tendo um PIB alto, um Maranhão que está gerando emprego e renda, e principalmente um Maranhão que está cuidando das pessoas que estão em vulnerabilidade social. Mas a gente ainda tem muito para fazer, e eu tenho certeza que vamos continuar avançando”, concluiu o pré-candidato a governador.

PRF efetua prisões por embriaguez ao volante nas rodovias federais do Maranhão

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu dois condutores por embriaguez ao volante em ocorrências distintas registradas nas rodovias federais que cortam o estado do Maranhão. As ações ocorreram nos municípios de Barra do Corda e Peritoró, após atendimento a sinistro de trânsito e fiscalização de rotina, respectivamente.

Em Barra do Corda (MA), no km 298 da BR-226, uma equipe da PRF foi acionada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para atender uma ocorrência de saída de leito carroçável. Durante a fiscalização, os policiais observaram sinais visíveis de embriaguez. Questionado, o homem admitiu ter ingerido bebida alcoólica em um estabelecimento da região central da cidade antes de dirigir.

Segundo seu relato, ao retornar para casa, teria saído da pista após ser surpreendido por uma ultrapassagem indevida realizada por outro veículo. Diante dos indícios constatados, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Barra do Corda para os procedimentos cabíveis.

Já em Peritoró (MA), no km 423 da BR-316, uma equipe da PRF deu ordem de parada a um veículo cujo condutor não obedeceu imediatamente à determinação policial, vindo a parar apenas quando se encontrava cercado pelo fluxo de veículos. Durante a fiscalização, o motorista foi submetido ao teste do etilômetro, que apontou resultado de 0,93 miligrama de álcool por litro de ar alveolar expelido.

Além do resultado do exame, os policiais verificaram diversos sinais de alteração da capacidade psicomotora, entre eles fala alterada, olhos avermelhados, odor etílico no hálito, mudança de comportamento, dificuldade de equilíbrio e desordem nas vestes. O condutor foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Codó para formalização dos procedimentos legais.

As duas ocorrências foram enquadradas, em tese, no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata da condução de veículo automotor sob a influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência.

A PRF reforça que dirigir sob efeito de álcool representa grave risco à segurança viária, colocando em perigo a vida do próprio condutor e de todos os demais usuários das rodovias.

São João da Alegria: Festa Junina de São José de Ribamar terá nove arraiais e vasta programação cultural

A Prefeitura Municipal de São José de Ribamar anuncia a programação oficial do São João da Alegria 2026, uma das maiores e mais tradicionais festas juninas do Maranhão. Com o objetivo de valorizar a rica cultura popular e fortalecer as manifestações tradicionais, o evento acontecerá de 23 a 29 de junho, espalhando a alegria e o forró por nove arraiais espalhados pela cidade.

A festa deste ano promete movimentar a cidade com uma programação diversificada, que inclui apresentações de Bumba-Meu-Boi, Quadrilhas Juninas, Danças Portuguesas, Cacuriá, Tambor de Crioula, além de atrações musicais com bandas de forró, country e sertanejo.

Os nove polos oficiais do São João da Alegria são:

· Arraial da Sede:
· Arraial da Piçarreira
· Arraial da Matinha
· Arraial do Miritiua
· Arraial Viva Vilas
· Arraial do Parque Vitória
· Arraial do Rio São João
· Arraial do Panaquatira
· Arraial da Família – Jardim Tropical

Cada arraial contará com uma programação diária, a partir das 18h30 (com exceção de alguns dias que iniciam mais cedo), garantindo opções para todos os gostos.

O Bumba-Meu-Boi, patrimônio cultural imaterial do Maranhão, é a grande estrela da festa. Grupos tradicionais como Brilho da Lua, Tremor da Campina, Cabaceiras, Valente da Ilha, Lendas e Magias, Esplendor da Ilha, Upaon-Açu, entre outros, se apresentarão em diversos arraiais, mantendo viva a tradição e o encanto dessa manifestação popular.

As danças portuguesas também terão um espaço de destaque, com a participação de grupos como Realeza de Coimbra, Esplendor Português, Juventude de Portugal, Talentos e Encantos de Portugal e Pérolas de Portugal, que encantarão o público com suas coreografias e trajes típicos.

A programação musical conta com atrações regionais e nacionais, como Janaína e Banda, Vanessa Furacão, Mesa de Bar, Skema Top, WD e Banda, Rayanne Passos, Garotinho Show, Hilton Mil, entre outros. Os ritmos variam entre forró, country, sertanejo e samba, garantindo a animação do público durante toda a noite.

A programação completa do São João da Alegria, com todos os horários e atrações de cada arraial, está disponível nos canais oficiais da Prefeitura Municipal de São José de Ribamar.

· Evento: São João da Alegria 2026
· Data: 23 a 29 de junho de 2026
· Local: Nove arraiais espalhados por São José de Ribamar (MA)
· Horário: A partir das 18h30 (ver programação completa para horários específicos)
· Entrada: Gratuita

Sobre o São João da Alegria – O São João da Alegria é uma realização da Prefeitura Municipal de São José de Ribamar, que visa promover a cultura local, gerar entretenimento para a população e fortalecer as tradições juninas no município. A festa é conhecida por sua grandiosidade e pela diversidade de manifestações culturais, atraindo turistas de diversas regiões do Maranhão e do Brasil.